Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 21 a 23 de 23

Tópico: Problema com Cardã BMW R1200 GS LC 2013 em Diante

  1. #21
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por QuinnBr Ver Post
    Carlos Eduardo, recentemente abri o meu, 30 mil km tbm mas para a minha total felicidade estava impecável, lubrifiquei e fechei. E olha que lavo a minha com esses Kärcher da vida....não faço mais mas fazia....mas queria dizer que pela fotos vc fez um excelente trabalho, parabéns. Não sei se vc trocou as coifas mas eu recomendaria, borracha estraga fácil....Abraços
    Ricardo,

    O par deve estar custando mais de R$1000... A dianteira custa 53 Euros, a traseira 58 Euros lá na terrinha onde elas nascem.
    Se as borrachas das coifas não estiverem ressecadas ou cortadas, sigam em frente com elas...
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #22
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Marcelo DC Ver Post
    Vou colocar algumas coisas que percebo no tema, sem valor científico:

    A tex e a St1200 possui uma balança fixa onde não existe e o braço oscilante é inteiriço, e não possui a segunda articulação que existe na bmw.



    St1200



    Tex1200


    A bmw possui o chamado Paralever. O cardã passa por dentro da suspensão que oscila em duas partes, sanfonando frequentemente a coifa, o que não acontece com a Tex e St1200, que possui uma suspensão e balança fixa e mais tradicional.

    Repare que o ponto de apoio da suspensão com a transmissão traseira junto a roda está abaixo do eixo imaginário central da roda traseira (não é um eixo ).







    A ideia é ter uma componente de forças que mantenha a roda traseira sempre em contato com o chão, minimizando por exemplo o efeito “quiquar” da roda e mantendo o centro de gravidade sempre o mais baixo possível.

    Com isso, temos o sanfonar da coifa, e naturalmente ocorre um desgaste maior que os sistemas da Yamaha e Triumph. Para efeito de comparação, a coifa da Tex para reposição, que não possui essa função de sanfonar, custa em torno de 30 reais no Brasil, segundo o Fabinho Motos que fez um video a respeito. A bmw se não me engano custa por volta de 600 reais. Na Super Teneré, é até difícil ver se existe alguma coisa ou conexão de borracha no cardã.








    Evidentemente, isso não justifica os problemas apresentados com alguns colegas. A manutenção do cardã é considerada fácil e relativamente barata e uma vistoria em cada revisão resolveria o problema dos que usam a moto.


    Aqui dá para perceber o “sanfonamento” da coifa.








    Obs: tivemos problemas em lançar o link do youtube. Se a colocamos funcionando no Tapatalk, não funciona no Navegador. Se fazemos o inverso, não funciona no Tapatalk. Então editei e coloquei o vinculo normal do youtube. Parece estar funcionando agora.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

    Marcelo et caterva,

    O sistema da 1a. foto da Triumph é, para dizer o mínimo, obsoleto.
    Foi introduzido pela BMW em 1980 na 1a geração das GSs.
    Na 2a. foto já é mostrado um sistema de paralelogramo, na Tex 1200.
    A foto mostra claramente que há o braço superior.

    O texto abaixo deve ilustrar bem os avanços das suspensões nos últimos anos, onde a BMW foi sempre inovadora:

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhpwH...2oo0w?e=u9N8VO

    As mudanças e avanços tornaram a dirigibilidade / ciclística muito melhor e mais segura. Pelo menos nas BMWs.
    There is no free lunch....
    Última edição por Gnegraes; 22-09-2020 às 09:18.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #23
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Marcelo et caterva,

    O sistema da 1a. foto da Triumph é, para dizer o mínimo, obsoleto.
    Foi introduzido pela BMW em 1980 na 1a geração das GSs.
    Na 2a. foto já é mostrado um sistema de paralelogramo, na Tex 1200.
    A foto mostra claramente que há o braço superior.

    O texto abaixo deve ilustrar bem os avanços das suspensões nos últimos anos, onde a BMW foi sempre inovadora:

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhpwH...2oo0w?e=u9N8VO

    As mudanças e avanços tornaram a dirigibilidade / ciclística muito melhor e mais segura. Pelo menos nas BMWs.
    There is no free lunch....
    Bem rico o material.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!