Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 15 de 15

Tópico: Gasolina

  1. #11
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Essa história de gasolina é assunto que precisa de uma caixa de cerveja (ou duas, se as opiniões forem mais resistentes). rsrs
    Sempre que possível uso aditivada - de postos com bandeira e VPower sempre que encontro - ou a Pódium.
    Não vejo como a gasolina aditivada pode ser "pior" que a comum. Ao menos ela vai limpar o sistema de injeção. No consumo não vi diferença.
    Comigo sempre deu certo desse jeito, mas "cadum é cadum".

  2. #12
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Cladocera Ver Post
    Saudações a todos!
    Também concordo em sempre usar a de melhor qualidade possível.
    Eu uso podium ou equivalente sempre que há disponível, mas na ausência delas costumo abastecer com aditivada.
    Nunca usei comum...

    Thomas,
    Mas a duvida é, todos os aditivos que a gasolina aditivada possui a premium também possui não é?
    A diferença é a octanagem maior e uma porcentagem um pouco menor de etanol (27% na comum e aditivada e 25% na premium)
    Qual seria o motivo pra não usar aditivada?

    Obs: quando retirei a moto da concessionária o vendedor também recomendou não usar aditivada.

    Em tempo, o manual da r1250gs informa:
    Qualidade recomendada do combustível
    - Gasolina aditivada sem chumbo (mínimo 15%, máximo 30% de etanol, E20/E22/E27)
    95 ROZ/RON
    87 AKI

    Qualidade do combustível alternativa
    - Normal sem chumbo (restrições de desempenho e consumo) mínimo 15%, máximo 30% de etanol, E20/E22/E27)
    91 ROZ/RON
    87 AKI

    Logo, o manual confirma que a gasolina recomendada se enquadra nas premium. Pede um índice de 95 RON e a podium tem 97 RON.
    Já a qualidade alternativa pede 91 RON e a nossa gasolina comum e aditivada tem 92 RON.

    Entendo que não há recomendação em não usar gasolina aditivada no manual.



    Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
    A nova especificação de gasolinas já em uso no Brasil melhorou bastante, agora tem no mínimo 92 octanas RON, o que garante poder ser usada como combustível alternativo - de acordo com o manual BMW - e com diminuição de potência e aumento de consumo.
    A gasolina anterior comum tinha octanagem muito baixa, para dizer o mínimo.

    Outra modificação extremamente importante foi o estabelecimento de densidade mínima para a gasolina. Ela deve ser hoje de no mínimo 715 kgf/m3. Impede que ela seja "batizada" com solventes e outros produtos, o que levaria a uma diminuição da sua densidade. E a densidade é fácil de se verificar: os densímetros colocados na linha de descarga da bomba mostram claramente se a densidade está correta ou não. Mexer e tentar alterar um densímetro é muito complicado e requer equipamentos sofisticados e caros.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #13
    Piloto Nível 1 Avatar de willrod81
    Data de Ingresso
    Jan 2017
    Nome Real
    Willian Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    BMW R 1200 GS 2017
    Posts
    194
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Boa noite, segue um vídeo de um amigo que explica bem a questão!

    https://youtu.be/z_pEgdYQV3w


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  4. #14
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jul 2020
    Nome Real
    Marcio Razzo
    Localização
    Limeira SP
    Moto
    F 850 GS
    Posts
    14
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Bom dia !!!
    Eu já usei Podium, já usei aditivada e hoje uso só gasolina comum, nunca notei diferença, as motos que vem pra cá já são adaptadas para nosso combustível, conversei com vários mecânicos inclusive de concessionária, já tive honda, kawasaki, yamaha e agora bmw, único cuidado que eu acho que precisamos ter é abastecer em um posto com bandeira, minha opnião mesmo pq não tem podium em todos os lugares que vamos...

  5. #15
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Márcio850 Ver Post
    Bom dia !!!
    Eu já usei Podium, já usei aditivada e hoje uso só gasolina comum, nunca notei diferença, as motos que vem pra cá já são adaptadas para nosso combustível, conversei com vários mecânicos inclusive de concessionária, já tive honda, kawasaki, yamaha e agora bmw, único cuidado que eu acho que precisamos ter é abastecer em um posto com bandeira, minha opnião mesmo pq não tem podium em todos os lugares que vamos...
    Márcio,

    As especificações das gasolinas (a) recomendada 95RON e (b) com restrição de potencia e consumo 91RON, são exatamente as mesmas que constam nos manuais de proprietário na Alemanha e no resto do mundo.
    Os motores não sofrem qualquer modificação mecânica na taxa de compressão e no mapeamento da injeção.

    Veja o excerto de manual em português e em alemão:

    Combustível Brasil.JPG

    Combustível Alemanha.JPG
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!