Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: F800 "engasgando"

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2020
    Nome Real
    Guilherme Ponciano
    Localização
    Goiânia
    Moto
    GS850 Adv Premium
    Posts
    85
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5

    F800 "engasgando"

    No sábado passado sai pra dar uma volta (devo ter andado no máximo uns 40km). Quase no final dei uma parada de uns 30 minutos.
    Sai novamente e depois de uns 300 metros parei em um sinal, e ao sair a moto apagou. Dei partida novamente, ela ligou mas ficou engasgando. Parei, desliguei e retirei a chave. Dei a partida e a moto seguiu normalmente ate chegar em minha residência.
    Nunca tinha acontecido isso e imaginei que poderia ser o calor excessivo (Goiânia devia estar quase 40º), e o motor estava mais quente que o habitual.

    Ontem(segunda) levei na oficina de um amigo e ele passou o Scanner e nada foi acusado.

    Calor excessivo pode ocasionar isso? Já aconteceu algo semelhante com alguém?

    abraços

    txb.jpeg
    tela pc.jpeg

  2. #2
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2020
    Nome Real
    Guilherme Ponciano
    Localização
    Goiânia
    Moto
    GS850 Adv Premium
    Posts
    85
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Pesquisando pelo forum encontrei um tópico com um relato semelhante, e ao que parece pode ser a bomba de combustível.

  3. #3
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por guirpm Ver Post
    Pesquisando pelo forum encontrei um tópico com um relato semelhante, e ao que parece pode ser a bomba de combustível.
    Xará,

    Não conhecia o scanner Texa TX8.
    O scanner da BMW e o GS911 armazenam falhas, mesmo as intermitentes e que no momento da análises eles não estejam presentes.
    Se fosse algum problema com a bomba de combustível, que tivesse falhado momentaneamente, deveria estar armazenado na memória.
    Não creio que tenha sido a bomba, a menos que o scanner Texa não seja capaz de armazenar todas as falhas, o que seria péssimo como desempenho do aparelho.

    Como não conhecia, dei uma olhada no site da Texa.
    O modelo indicado para motos também faz diagnóstico de motores de popa.
    Achei estranho, para dizer o mínimo. Equipamento que resolve tudo de qualquer coisa me parece suspeito, a menos os fornecidos pelas Organizações Tabajara.
    Última edição por Gnegraes; 23-09-2020 às 09:18.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #4
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.531
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Eu já tive o problema da bomba e do TPS...

    A F800 falha no caso da bomba de bicombustível quando a temperatura esta muito alta, este era um problema muito comum nas F800 ate 2014 +-,quando o problema é a bomba, se vc desligar a moto e esperar ela esfriar, ou ate abastecer de gasolina nova que esta mais fria o problema some!!

    Mas também pode ser o sensor TPS que fica desmontando o filtro de AR perto do corpo da borboleta, ou também sonda lambda!

    Minha sugestão é faça um reset na ECU, girando a chave sem ligar a moto e segurando o acelerador por 20s no máximo, volte o acelerador e desligue a chave... isso fará a moto resetar a ECU, isso ajuda muito caso acontece em uma viagem ou no transito se for problema do TPS ou da Sonda! Feito o procedimento o idela é botar a moto no cavalete e passar as marchas até 6 acelerando continuamente a moto para a central fazer a releitura...
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2020
    Nome Real
    Guilherme Ponciano
    Localização
    Goiânia
    Moto
    GS850 Adv Premium
    Posts
    85
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Xará,

    Não conhecia o scanner Texa TX8.
    O scanner da BMW e o GS911 armazenam falhas, mesmo as intermitentes e que no momento da análises eles não estejam presentes.
    Se fosse algum problema com a bomba de combustível, que tivesse falhado momentaneamente, deveria estar armazenado na memória.
    Não creio que tenha sido a bomba, a menos que o scanner Texa não seja capaz de armazenar todas as falhas, o que seria péssimo como desempenho do aparelho.

    Como não conhecia, dei uma olhada no site da Texa.
    O modelo indicado para motos também faz diagnóstico de motores de popa.
    Achei estranho, para dizer o mínimo. Equipamento que resolve tudo de qualquer coisa me parece suspeito, a menos os fornecidos pelas Organizações Tabajara.
    Boa noite Xará!
    Eu não conheço de scanner, mas creio que esse seja muito bom. Meu amigo que abriu essa oficina aqui na minha cidade, já foi piloto de SuperBike e hj tem uma equipe. Ele entende muito sobre motocicletas. Me parece que essa marca é a utilizada pela fábrica da Ducati. No seu menu tem diversas marcas e modelos.

    Uma pessoa me falou que o valor desse aparelho gira em torno de 30 mil. Achei um tanto exagerado... Encontrei na europa por 2000 euros, o que não fica tão longe assim desse valor astronômico.

    Comprei a moto com 17 mil km. Acho pouco provável que seu antigo dono usasse Podium. Já li alguns relatos que a podium limpa o motor, então imaginei que poderia ser alguma sujeira que estava no motor. Nem sei se isso procede mesmo....

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2020
    Nome Real
    Guilherme Ponciano
    Localização
    Goiânia
    Moto
    GS850 Adv Premium
    Posts
    85
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por shw Ver Post
    Eu já tive o problema da bomba e do TPS...

    A F800 falha no caso da bomba de bicombustível quando a temperatura esta muito alta, este era um problema muito comum nas F800 ate 2014 +-,quando o problema é a bomba, se vc desligar a moto e esperar ela esfriar, ou ate abastecer de gasolina nova que esta mais fria o problema some!!

    Mas também pode ser o sensor TPS que fica desmontando o filtro de AR perto do corpo da borboleta, ou também sonda lambda!

    Minha sugestão é faça um reset na ECU, girando a chave sem ligar a moto e segurando o acelerador por 20s no máximo, volte o acelerador e desligue a chave... isso fará a moto resetar a ECU, isso ajuda muito caso acontece em uma viagem ou no transito se for problema do TPS ou da Sonda! Feito o procedimento o idela é botar a moto no cavalete e passar as marchas até 6 acelerando continuamente a moto para a central fazer a releitura...
    Obrigado pela dica.
    A moto não apresentou mais o problema, mas essa manha de resetar a ECU está anotado!

    Valeu!

  7. #7
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    887
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Guilherme, não sei se entendi direito. Mas se o dono anterior usava somente gasolina comum, pode ter formado borras. Se você colocou Pódium, é comum essas borras se soltarem, entupindo alguma parte do sistema de injeção. Quando é pouca sujeira, o uso normal pode "limpar".

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2020
    Nome Real
    Guilherme Ponciano
    Localização
    Goiânia
    Moto
    GS850 Adv Premium
    Posts
    85
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Guilherme, não sei se entendi direito. Mas se o dono anterior usava somente gasolina comum, pode ter formado borras. Se você colocou Pódium, é comum essas borras se soltarem, entupindo alguma parte do sistema de injeção. Quando é pouca sujeira, o uso normal pode "limpar".
    Exatamente isso Everton.
    Essa borra, qdo se solta, pode ocasionar essa engasgada?

  9. #9
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    887
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Sim, Guilherme, pode ocasionar essa engasgada. Se for pouca, com o uso o problema pode desaparecer. Já li vários relatos dessa situação e algumas sugestões de ir alterando o combustível gradativamente (não sei se funciona - a tese é que a sujeira não se soltaria toda de uma vez).
    Boa sorte !

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Guilherme, não sei se entendi direito. Mas se o dono anterior usava somente gasolina comum, pode ter formado borras. Se você colocou Pódium, é comum essas borras se soltarem, entupindo alguma parte do sistema de injeção. Quando é pouca sujeira, o uso normal pode "limpar".
    Gasolina Pódium não limpa tanque e motor, mas evita com certeza de sujá-lo.
    Gasolinas muito tempo paradas (velhas) no tanque começam a formar gomas no fundo do tanque por polimerização. Mas dificilmente são bombeáveis, pois acabam aderindo nas paredes do fundo
    Não vejo como a Pódium remover borras do fundo do tanque e mesmo assim dificilmente elas passariam pelos dois filtros existentes: uma tela na sucção (para sujeira "pedaçuda") e filtro fino dentro do corpo do copo que abastece a bomba de gasolina, infelizmente essa parte é lacrada, não dá para abrir. Se for possível comprovar entupimento, existe um procedimento de retro lavagem, que expulsa a sujeira e limpa o filtro fino interno.

    Foi publicado esse procedimento aqui no fórum há algum tempo, há inclusive vídeos no Youtube mostrando isso.
    Última edição por Gnegraes; 24-09-2020 às 08:00.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!