Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 31

Tópico: ... na Troca das marchas

  1. #21
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Sapi Ver Post
    Obrigado Guilherme pelas informacoes!

    MAs para leigo... posso afirmar que o cambio da 2019 eh bem inferior da minha GS2010.

    Apesar das explicacoes voce so nao explicou porque cambio 2019 Japones eh bem inferior ao Alemao da 2010.

    João,

    A diferença está na embreagem. Até 2012 era monodisco a seco, depois de 2013 passou a ser multidisco e banhada a óleo.

    Câmbio "japonês" ??? Não entendi....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #22
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Vailton Ver Post
    Tenho uma BMW 1200, 2019 COM Quick Shifter e quando troco de marchas dá primeira pra 2 , segunda pra 3 , usando a embreagem dá um treck forte da troca das marchas. (Na maioria das vezes, as vezes não acontece e é suave)

    Tenho uma 2021 e acontece exatamente a mesma coisa, pelo que andei lendo aqui e ali....perfeitamente normal !!!

    Vailton,

    Pode ser ajuste no ponto no manete da embreagem.

    Não podemos esquecer que a embreagem tem funcionamento diferente quando fria e quando quente.
    As embreagens multidisco banhadas a óleo tem funcionamento "mais irregular" quando comparadas às monodisco a seco.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #23
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Hoje, aproveitando que este tópico veio à luz, resolvi ler com melhor critério a questão do câmbio, por sinal muito bem explicada.

    Aí veio uma dúvida antiga e até então não esclarecida.
    E acredito que a melhor hora para entender será agora.

    Se refere ao escalonamento das marchas.
    Os 2 eixos do câmbio,o de "entrada" e o de "saída" são paralelos, obviamente.
    Qual é a liberdade que o projetista tem para mudar a relação das marchas, sabendo que o engrenamento tem que ser perfeito?

    Será que consegui me fazer entender?

    Guilherme com a palavra, please.

    Luiz Baum

  4. #24
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Hoje, aproveitando que este tópico veio à luz, resolvi ler com melhor critério a questão do câmbio, por sinal muito bem explicada.

    Aí veio uma dúvida antiga e até então não esclarecida.
    E acredito que a melhor hora para entender será agora.

    Se refere ao escalonamento das marchas.
    Os 2 eixos do câmbio,o de "entrada" e o de "saída" são paralelos, obviamente.
    Qual é a liberdade que o projetista tem para mudar a relação das marchas, sabendo que o engrenamento tem que ser perfeito?

    Será que consegui me fazer entender?

    Guilherme com a palavra, please.

    Luiz Baum



    Luiz,

    Potência e torque do motor aliado ao peso do veículo são as premissas de partida.

    Basicamente a definição das relações de redução de cada marcha do câmbio é definido pelo projeto do veículo como um todo, onde o projetista sabe o que se espera do desempenho do veículo em cada situação, p/ex. baixa velocidade e alto torque, se 1a. marcha longa ou curta, ou qual a desmultiplicação na(s) marcha(s) longa(s), etc.

    O projeto define quais as velocidades esperadas para cada marcha do câmbio.
    Dai se parte para os números de dentes de cada par, pinhão e coroa. Num par de engrenagens, a menor se chama pinhão e a maior coroa.

    É definida uma distancia entre eixos com o espaço menor possível ocupado pelo câmbio, que deve sempre ser compacto.
    A distância entre eixos é verificada de modo a confirmar diferentes pares de engrenagens com as reduções desejadas. Caso não, se altera a distância entre eixos até que se obtenha todas as relações de pares de engrenagens desejadas. É um processo de tentativa e erro, com aproximações sucessivas.
    Essa distância é então fixada e rege o resto do projeto do câmbio.

    Em alguns casos a relação de redução ou desmultiplicação desejada não pode ser alcançada devido à distancia entre centros de eixos fixada, para aproximar o mais possível da premissa inicial, se faz a correção de perfil de dentes.

    O torque a ser transmitido por cada par de engrenagens define a largura delas.
    Normalmente as engrenagens são de dentes helicoidais por 2 motivos: a) transmitem o mesmo torque com largura menor (mais compactas), pois o torque se transmite pelo comprimento do dente e não pela largura da engrenagem e b) dentes helicoidais são muito mais silenciosos, ao contrário de dentes retos.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #25
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Luiz,

    Potência e torque do motor aliado ao peso do veículo são as premissas de partida.

    Basicamente a definição das relações de redução de cada marcha do câmbio é definido pelo projeto do veículo como um todo, onde o projetista sabe o que se espera do desempenho do veículo em cada situação, p/ex. baixa velocidade e alto torque, se 1a. marcha longa ou curta, ou qual a desmultiplicação na(s) marcha(s) longa(s), etc.

    O projeto define quais as velocidades esperadas para cada marcha do câmbio.
    Dai se parte para os números de dentes de cada par, pinhão e coroa. Num par de engrenagens, a menor se chama pinhão e a maior coroa.

    É definida uma distancia entre eixos com o espaço menor possível ocupado pelo câmbio, que deve sempre ser compacto.
    A distância entre eixos é verificada de modo a confirmar diferentes pares de engrenagens com as reduções desejadas. Caso não, se altera a distância entre eixos até que se obtenha todas as relações de pares de engrenagens desejadas. É um processo de tentativa e erro, com aproximações sucessivas.
    Essa distância é então fixada e rege o resto do projeto do câmbio.

    Em alguns casos a relação de redução ou desmultiplicação desejada não pode ser alcançada devido à distancia entre centros de eixos fixada, para aproximar o mais possível da premissa inicial, se faz a correção de perfil de dentes.

    O torque a ser transmitido por cada par de engrenagens define a largura delas.
    Normalmente as engrenagens são de dentes helicoidais por 2 motivos: a) transmitem o mesmo torque com largura menor (mais compactas), pois o torque se transmite pelo comprimento do dente e não pela largura da engrenagem e b) dentes helicoidais são muito mais silenciosos, ao contrário de dentes retos.
    Obrigado pela resposta!
    Eu imaginei que fosse um trabalho demorado mas não tão "manual" a este ponto.

    Luiz Baum

  6. #26
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Obrigado pela resposta!
    Eu imaginei que fosse um trabalho demorado mas não tão "manual" a este ponto.

    Luiz Baum
    Luiz,

    O desenvolvimento de câmbios vem de longa data dentro dos fabricantes, eles vem sendo aperfeiçoados conforme a necessidade.

    No nosso caso, os câmbios dos motores boxer são muito parecidos entre sí, no que tange a sua geometria e tamanho, mesmo com o aumento de potência e torque disponibilizados que houve nos últimos anos.
    As folgas de projeto para transmissão de torque ( trata-se aqui somente e tão somente de torque) são muito grandes, pois o custo de fazer um câmbio menor (= mais compacto), em nada alteraria os custos de materiais e de usinagem.

    Observe que câmbios são uma das partes mais resistentes em todos os veículos, nos autos são lifetime e sem troca de lubrificante.
    Dificilmente se houve falar de problemas neles, com exceção do Ford Fusion, que foi recorde de quebra no mundo. Talvez explique muito bem o fechamento das suas fábricas de carros ao redor do mundo.
    Última edição por Gnegraes; 15-12-2021 às 09:37.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #27
    Piloto Nível 2 Avatar de PauloLopes
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Paulo Roberto Lopes
    Localização
    Meier - Rio de Janeiro
    Moto
    BMW R 1200 GS
    Posts
    212
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Boa tarde, Véios!
    Tenho notado que quando passo a marcha da 2ª para 3ª no shiftcam, sem acionar a embreagem, da meio que um pulo!
    Até da 1ª pra 2ª não acontece é as demais tb não acontecem, acionam de boa!
    Preciso me preocupar???
    Porque todos no fórum sabem que farei uma viagem agora para Ushuaia, 25 setembro de 2023 e não quero ter problemas desagradáveis!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  8. #28
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por PauloLopes Ver Post
    Boa tarde, Véios!
    Tenho notado que quando passo a marcha da 2ª para 3ª no shiftcam, sem acionar a embreagem, da meio que um pulo!
    Até da 1ª pra 2ª não acontece é as demais tb não acontecem, acionam de boa!
    Preciso me preocupar???
    Porque todos no fórum sabem que farei uma viagem agora para Ushuaia, 25 setembro de 2023 e não quero ter problemas desagradáveis!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Nas marchas baixas, o torque envolvido é grande, marchas altas sempre terão trocas suaves, seja em câmbio normal ou assistido.
    No manual da moto a BMW cita a faixa de rotações ideais para fazer a troca assitida.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #29
    Piloto Nível 2 Avatar de PauloLopes
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Paulo Roberto Lopes
    Localização
    Meier - Rio de Janeiro
    Moto
    BMW R 1200 GS
    Posts
    212
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Vlw


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  10. #30
    Piloto Nível 2 Avatar de PauloLopes
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Paulo Roberto Lopes
    Localização
    Meier - Rio de Janeiro
    Moto
    BMW R 1200 GS
    Posts
    212
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Não acontece sempre!
    Notei agora, um pouco, quando da viagem ao Moto capital!!!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!