Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Folga Direção

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2020
    Nome Real
    Wagner Yuri Ferreira
    Localização
    Goiânia
    Moto
    F850
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Folga Direção

    Olá pessoal, tudo bem?

    Tenho uma F850GS Adv Premium 2020 com apenas 6.220km rodados na cidade e a mesma já apresenta folga na caixa central do guidão.
    Ao levar na concessionária, eles apertaram e disseram que era uma folga normal e que não iria voltar a acontecer.
    Mas o problema voltou à acontecer e meu receio é que seja problema no rolamento, a moto ainda esta na garantia.

    Gostaria de saber se alguém já teve problema parecido, se é um problema crônico recorrente da moto e o que fazer neste caso.

    Grande abraço.

    Wagner Yuri
    Goiânia,GO
    Motokar é preciso!

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Seja bem-vindo ao grupo Wagner !!!

    Como é a segunda vez que ocorre, iria ao CC e exigiria a abertura na tua presença e verificação.
    A CC tem obrigação de explicar por que ocorreu pela segunda vez e num intervalo de tempo tão curto.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2021
    Nome Real
    Bruno Oliveira Duarte Marinho
    Localização
    Penedo
    Moto
    bmw gs 850 adv premium
    Posts
    6
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Mesmo problema

    Citação Postado originalmente por wagneryuri Ver Post
    Olá pessoal, tudo bem?

    Tenho uma F850GS Adv Premium 2020 com apenas 6.220km rodados na cidade e a mesma já apresenta folga na caixa central do guidão.
    Ao levar na concessionária, eles apertaram e disseram que era uma folga normal e que não iria voltar a acontecer.
    Mas o problema voltou à acontecer e meu receio é que seja problema no rolamento, a moto ainda esta na garantia.

    Gostaria de saber se alguém já teve problema parecido, se é um problema crônico recorrente da moto e o que fazer neste caso.

    Grande abraço.

    Wagner Yuri
    Goiânia,GO
    Motokar é preciso!









    TÔ com mesmo problema. Ja apertei e folga. Moro a 400 da bmw. Ja ouvi muita gente falando de problema nesse parafuso da caixa de direção

  4. #4
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por Nubro Ver Post
    TÔ com mesmo problema. Ja apertei e folga. Moro a 400 da bmw. Ja ouvi muita gente falando de problema nesse parafuso da caixa de direção
    O parafuso central serve apenas para o ajuste inicial do torque da caixa de direção. Logo depois de feito esse ajuste se travam todos os parafusos das mesas, e são eles que realmente fixam a caixa e sua folga.

    É absolutamente comum que, depois de uma troca de rolamentos, ou na moto nova, apareça uma folga pouco depois. Recomenda-se novo ajuste com 1000km ou até antes. Depois disso não costuma ser necessário, a menos que o procedimento tenha sido mal feito. E como pode ser mal feito? Simples, é só ajustar o parafuso central sem soltar antes todos os parafusos da mesa.

    Tenho um vídeo sobre esse ajuste. Fiz na F800R, mas a lógica e os passos são os mesmos.

    https://youtu.be/tDOENUkwglo


    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  5. #5
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Poisé, Rods. O mesmo princípio, não só nas motos, mas também nas bicicletas. Seu relato me fez lembrar dos tempos de moleque, quando eu desmontava minha bicicleta para pintar ou lubrificar.

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Poisé, Rods. O mesmo princípio, não só nas motos, mas também nas bicicletas. Seu relato me fez lembrar dos tempos de moleque, quando eu desmontava minha bicicleta para pintar ou lubrificar.
    Exatamente!
    Esferas das rodas, do guidão e dos pedais.

    Fuça, limpa, lubrifica, ajusta e pau na máquina.

    E ficava bem feito.

    Apareceu calo na minha moto depois de 50 mil km após a manutenção que eu fiz, fora o tanto que o ex-dono rodou.

    Troquei por rolamentos SKF há poucas semanas e espero rodar dezenas de milhares de km sem ter notícias de problemas.

    Apesar de ter fabricado um extrator do rolamento cônico, acrescentei uma dupla de componentes no sistema da caixa.

    Fabriquei 2 arruelas de aço inox de 1 mm de espessura e, na montagem, coloquei ambas antes dos guarda pós.

    Desta forma, quem desmontar os rolamentos pelo método do saca-pino não irá causar qualquer dano nos guarda-pós.

    Luiz Baum
    Última edição por luiz baum; 16-09-2021 às 23:01.

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2021
    Nome Real
    Bruno Oliveira Duarte Marinho
    Localização
    Penedo
    Moto
    bmw gs 850 adv premium
    Posts
    6
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    O parafuso central serve apenas para o ajuste inicial do torque da caixa de direção. Logo depois de feito esse ajuste se travam todos os parafusos das mesas, e são eles que realmente fixam a caixa e sua folga.

    É absolutamente comum que, depois de uma troca de rolamentos, ou na moto nova, apareça uma folga pouco depois. Recomenda-se novo ajuste com 1000km ou até antes. Depois disso não costuma ser necessário, a menos que o procedimento tenha sido mal feito. E como pode ser mal feito? Simples, é só ajustar o parafuso central sem soltar antes todos os parafusos da mesa.

    Tenho um vídeo sobre esse ajuste. Fiz na F800R, mas a lógica e os passos são os mesmos.

    https://youtu.be/tDOENUkwglo


    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    Valeu pela dica. Minha moto tem 90 dias e 5 mil km. Tava com essa folga e com vazamento do liquido do radiador. A folga a cc disse que iria resolver estou aguardando o radiador que foi diagnosticado necessidade de troca

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!