Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 36

Tópico: Capacete para Off-road no On-road. Pode?

  1. #11
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Olive,

    Afora os problemas de turbulência e esforço no pescoço por conta disso, há um problema muito mais sério que é o do ruído.
    Há um tempo atrás fucei a respeito na web e por mais incrível que possa parecer só achei um estudo enorme de 270 páginas feito na Alemanha pelo pessoal da Universidade de Heidelberg, com o pessoal da Medicina. Daqui do fórum só o Iceman se interessou em ler, pois está em alemão.

    Mas o resumo é o seguinte:
    - testaram 12 capacetes de diferentes marcas e tipos, abertos, escamoteáveis e fechados.
    - fizeram medições de temperatura, ruído, etc.
    - diferentes velocidades.
    - o nível de pressão sonora acima de 95dBa (me lembro desse valor) é alto o suficiente para que após uma hora rodando assim já se inicie o processo de deterioração da audição. E é irreversível.
    - a marca que melhor se saiu foram os Schubert, tem a maior atenuação sonora de todos.

    Se for pegar rodovia, use abafadores de inserção nos ouvidos, diria que é obrigatório se quiser preservar a saúde dos teus ouvidos.
    Existe um modelo inglês chamado Nonoise que possui um filtro interno de cerâmica que deixa passar ruídos importantes como buzinas, motor, etc, atenua a faixa de frequência do vento no capacete. Vale a pena, é lavável e não é caro.

    https://www.powerbrasil.com/nonoise-...usiva-de-ruido
    Última edição por Gnegraes; 17-10-2020 às 11:36.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #12
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Olive Ver Post
    Tomei minha decisão: vou continuar mais uns dias sem tomar uma decisão!rs Seus comentários são muito bons e nunca parecem tão tendenciosos. Eu sei bem que experiências pessoais sempre têm algo de subjetivo, ainda mais em se tratando, por exemplo, da questão do barulho. Um nível de ruído que incomoda uns pode não incomodar tanto outros. Mas o comentário do Romagnani foi muito próximo do que poderá ser minha experiência: eu sempre uso protetores de ouvido, por isso acredito que o ruído não será um problema. Aliás, seus comentários, Romagnani, (deixa eu aproveitar pra rasgar uma seda) são sempre muito gentis, respeitosos e, por isso, têm muita credibilidade (nos seus vídeos que tenho visto é a mesma coisa). Agradeço mais uma vez pelo compartilhamento das experiências. Agora vou ver se consigo a mesma empatia com o gerente do banco...rs Se decidir pela compra vou relatar minhas experiências aqui.
    Não esquece minha comissão! Kkkkkk

    Obrigado pelos elogios! O único objetivo de todos nós é exatamente nos ajudarmos mutuamente para o bem comum!

    Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

  3. #13
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Olive,

    Afora os problemas de turbulência e esforço no pescoço por conta disso, há um problema muito mais sério que é o do ruído.
    Há um tempo atrás fucei a respeito na web e por mais incrível que possa parecer só achei um estudo enorme de 270 páginas feito na Alemanha pelo pessoal da Universidade de Heidelberg, com o pessoal da Medicina. Daqui do fórum só o Iceman se interessou em ler, pois está em alemão.

    Mas o resumo é o seguinte:
    - testaram 12 capacetes de diferentes marcas e tipos, abertos, escamoteáveis e fechados.
    - fizeram medições de temperatura, ruído, etc.
    - diferentes velocidades.
    - o nível de pressão sonora acima de 95dBa (me lembro desse valor) é alto o suficiente para que após uma hora rodando assim já se inicie o processo de deterioração da audição. E é irreversível.
    - a marca que melhor se saiu foram os Schubert, tem a maior atenuação sonora de todos.

    Se for pegar rodovia, use abafadores de inserção nos ouvidos, diria que é obrigatório se quiser preservar a saúde dos teus ouvidos.
    Existe um modelo inglês chamado Nonoise que possui um filtro interno de cerâmica que deixa passar ruídos importantes como buzinas, motor, etc, atenua a faixa de frequência do vento no capacete. Vale a pena, é lavável e não é caro.

    https://www.powerbrasil.com/nonoise-...usiva-de-ruido
    Como vc diz, não existe almoço grátis...

    Capacete fechado normalmente é muito mais silencioso, mas também.bem mais abafado e com campo menor de visão...

    A questão da turbulência jamais percebi diferença nenhuma, talvez por sempre usar bolha alta.

    Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

  4. #14
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Como vc diz, não existe almoço grátis...

    Capacete fechado normalmente é muito mais silencioso, mas também.bem mais abafado e com campo menor de visão...

    A questão da turbulência jamais percebi diferença nenhuma, talvez por sempre usar bolha alta.

    Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk
    Talvez a melhor opção seja ter 2: um mais "arejado" para cidade e outro fechado para rodovia.
    Acima de 100km/h entra bastante ar pelos vents do casco e dado o ruído elevado (turbulência + motor), capacete fechado acaba sendo mais confortável.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #15
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    191
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Obrigado pelos comentários, Gnegraes. Uso protetores de ouvido desde sempre e sou entusiasta deles. O ruído, acima de uma determinada faixa, não só é incômodo, prejudicial à audição, como também obriga o cérebro a um "esforço" extra na tentativa de processar a enorme quantidade de som que entra pelos ouvidos. Em outras palavras, o cérebro trabalha mais. Isso significa que o piloto começará a ter problemas com atenção, reflexos mais cedo e chegará ao fim de um dia pilotando muito mais cansado do que se tivesse sido exposto a menos ruído.Uso o NONOISE já faz algum tempo e é realmente indispensável.

  6. #16
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    191
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    A gente acaba se acostumando ao barulho. Isso parece bom, mas não é. Acostumar-se a um estímulo intenso e contínuo é uma capacidade desejável, mas tem um enorme "custo" para o cérebro. Acostumar-se significa que seu cérebro alocou recursos e os deixou disponíveis permanentemente para processar o estímulo. Isso quer dizer que você disporá de menos recursos para outras funções. Pode ficar mais nervosinho com qualquer coisa, por exemplo...rsrs

  7. #17
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Bem, já havia publicado a respeito em abril do ano passado, mas estou compartilhando novamente.

    O artigo Anforderungen an Helme für Motorräder zur Sicherheit está em alemão, mas é rico em fotos, tabelas e gráficos, que com um pouco de boa vontade se entende. O texto tem 178 páginas e não 270 como mencionei (memória falhando, será o excesso de ruído???)

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhpwL...plxWw?e=Sh8lr9

    Fiz um pequeno resumo à época, com algumas considerações minhas, vai abaixo:

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhpwM...KFCpw?e=ZeCUlU
    Última edição por Gnegraes; 17-10-2020 às 12:13.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #18
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    191
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Apesar de ouvir óperas alemãs, só sei o que significa Isolde em alemão..rs Abordagem bastante oportuna e indispensável. Seu "abstract" garantiu o acesso a ideia central do artigo. Obrigado pelo trabalho.As dificuldades com a memória podem ser devidas ao excesso de aniversários (é o meu caso!) rsrs. Um abraço

  9. #19
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Olive Ver Post
    Apesar de ouvir óperas alemãs, só sei o que significa Isolde em alemão..rs Abordagem bastante oportuna e indispensável. Seu "abstract" garantiu o acesso a ideia central do artigo. Obrigado pelo trabalho.As dificuldades com a memória podem ser devidas ao excesso de aniversários (é o meu caso!) rsrs. Um abraço
    Olive,

    Como o assunto começou com a turbulência que gera esforços no capacete, os gráficos abaixo mostram as forças que atuam nos capacetes, e por consequência nos nosso pescoços, a velocidade de 160km/h. Os valores estão em N (Newtons) e basta dividir por 10 para ter o valor em kgf:

    Força longitudinal (forçando a cabeça para trás):

    F L.JPG

    Força lateral pela vibração do capacete:

    F T.JPG

    Vejam que as forças são enormes e sem algum preparo físico, aguentar uma hora a esta velocidade só para pilotos treinados para isso.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #20
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    191
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Isso sem considerar a proteção da bolha (?), imagino...Sem capacete essa relação de forças mudaria muito? Ou, nossa cabeça tem boa aerodinâmica?

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!