Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Prevenção da quebra da engrenagem da bomba de óleo

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    Prevenção da quebra da engrenagem da bomba de óleo

    Não sei se alguém aqui já teve esse problema, mas tem aparecido vídeos na internet relatando quebras e até motor fundido em consequência.

    Ao meu ver ainda falta melhor entendimento das verdadeiras causas, mas acho que dá para tomar algumas medidas de prevenção. É do que eu falo neste vídeo.

    https://youtu.be/Z9jRx495zF0

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  2. #2
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Minha moto não é a 800 mas eu sempre vejo os comentários do Piu motorrad.
    Vai que algum dia eu tenha uma, estão é bom ficar por dentro.

    Num vídeo recente ele tratou desse problema.
    As quebras ocorrem por volta dos 60 ou 70 mil km.
    Ele sugere trocar as engrenagens como prevenção.

    Sobre um possível motivo, além da viscosidade do óleo ele comenta sobre a falta de aquecimento do motor antes de iniciar o percurso.

    Luiz Baum

  3. #3
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Piu é mestre Jedi! Muito dessa tese do 10W-40 eu peguei dele. E o sensor/luz de óleo que coloquei na minha moto foi ele que fez.

    Eu só divirjo de troca preventiva das peças. Tenho conhecidos que tiveram o problema com 35 mil km, por exemplo, outros passaram de 100 mil km sem ter. Vou aproveitar os momentos de troca de discos de embreagem para verificação das engrenagens. Havendo sinais de quebra/desgaste, é hora da troca.

    Falta ainda saber melhor o que causa essa falha. Mau uso, trancos, óleo grosso, plastico quebradiço, alguma outra coisa, não sei. Tô à espera de melhores explicações. Enquanto isso, minha estratégia de prevenção é a do vídeo!

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Não sei se alguém aqui já teve esse problema, mas tem aparecido vídeos na internet relatando quebras e até motor fundido em consequência.

    Ao meu ver ainda falta melhor entendimento das verdadeiras causas, mas acho que dá para tomar algumas medidas de prevenção. É do que eu falo neste vídeo.

    https://youtu.be/Z9jRx495zF0

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    Rodrigo,

    A referência de medição de viscosidade dinâmica @ 100 graus C vem historicamente do fato que os copos de medição de viscosidade dinâmica possuem camisas de aquecimento para equalizar e manter a temperatura do óleo durante o ensaio. A temperatura de 100 graus C é fácil de se obter e manter. Hoje os viscosímetros modernos possuem eletrônica embarcada, alguns medem com precisão extrema a corrente que circula no motor elétrico que aciona um pequeno hélice que agita o fluido em teste. Copos encamisados com bicos de saída calibrados e cronômetro para medição do tempo de esvaziamento do copo são quase que coisas do passado.

    A temperatura média do óleo no cárter ao ser succionado pela bomba de óleo de lubrificação é em torno de 180 graus C, isso na maioria dos motores 4 tempos de motos e de autos também.
    Nesta temperatura a viscosidade dinâmica de vários óleos de motor classificação SAE com diferentes faixas de uso é praticamente a mesma, já que as diferenças de estabilidade de viscosidade de partida a frio e temperaturas ambientes elevadas se referem especificamente a estes parâmetros.

    Após a partida e atingida a temperatura normal de funcionamento, todos os óleos de comportam praticamente na mesma viscosidade, que é o que interessa no funcionamento do motor e garante a manutenção de espessuras de filmes de óleo nas áreas em atrito dinâmico.
    Casos extremos como por exemplo trafegar sob muito frio é solucionado com a válvula termostática que ajusta a vazão de óleo ao radiador de óleo, evitando que se resfrie em demasia e sua viscosidade aumente excessivamente.

    Quando esse assunto veio à baila aqui, busquei nos dois sites alemães que faço parte saber se lá esse é um problema "congênito" deste motor. Quase não há referências/reclamações disso na Alemanha. Os motores são os mesmos, fabricados no mesmo local e com as mesmas peças e partes. Os combustíveis aqui e lá, se observadas as orientações de manual, são os mesmos.
    Em minha opinião, e que coincide com as tuas observações, a diferença básica entre lá e aqui vem da nossa cultura local referente à manutenção. Pouca atenção na manutenção preventiva, uso de óleos diferentes da especificação de fábrica, negligência na frequência de troca, não observância na troca de todos os itens previstos (óleo + filtro), etc. E também na característica pessoal de pilotar, que tem papel fundamental na vida do motor.

    Indaguei no site Power.boxer por que este par de engrenagens é de material plástico ao invés de ser em aço. Ninguém soube informar uma razão justificável.
    Última edição por Gnegraes; 07-12-2020 às 08:34.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Esse tópico é interessante.
    Aborda pontos reais e lendas urbanas.
    Óleo deve seguir especificações do fabricante da moto. Ponto real.
    Óleo dever ser trocado com a frequência recomendada por tempo ou quilometragem. Ponto real.
    Começar a trocar engrenagem indiscriminadamente, é atacar o efeito pontual com CAUSA desconhecida, EM ALGUNS CASOS, má fé sobre uns incautos. Há colegas trocando isso com 35 k km. Lenda urbana.....
    Enfim daqui a pouco vai ter gente, trocando biela e virabrequim “preventivamente “!!! Rsrsrs / kkkk

    Creio que as engrenagens são de plástico porque é mais simples de fabricar, são mais leves, plástico de engenharia são tão ou mais confiáveis que metais, e o todo conjunto e sistema tem seus “fusíveis “ onde é melhor quebrar tal peça de sacrifício do que outras e assim por diante. Não estou afirmando que quebrar engrenagens é bom!
    Mas a primeira grande bobagem disso tudo, foi a eliminação pela bmw da luz espia da pressão do óleo! Isso é indefensável!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  6. #6
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por MarcioT Ver Post
    Esse tópico é interessante.
    Aborda pontos reais e lendas urbanas.
    Óleo deve seguir especificações do fabricante da moto. Ponto real.
    Óleo dever ser trocado com a frequência recomendada por tempo ou quilometragem. Ponto real.
    Começar a trocar engrenagem indiscriminadamente, é atacar o efeito pontual com CAUSA desconhecida, EM ALGUNS CASOS, má fé sobre uns incautos. Há colegas trocando isso com 35 k km. Lenda urbana.....
    Enfim daqui a pouco vai ter gente, trocando biela e virabrequim “preventivamente “!!! Rsrsrs / kkkk

    Creio que as engrenagens são de plástico porque é mais simples de fabricar, são mais leves, plástico de engenharia são tão ou mais confiáveis que metais, e o todo conjunto e sistema tem seus “fusíveis “ onde é melhor quebrar tal peça de sacrifício do que outras e assim por diante. Não estou afirmando que quebrar engrenagens é bom!
    Mas a primeira grande bobagem disso tudo, foi a eliminação pela bmw da luz espia da pressão do óleo! Isso é indefensável!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Márcio,

    Quando joguei esta ´pergunta nos fóruns da Alemanha, a única resposta sobre a origem destas engrenagens serem de material plástico foi que reduzem ruído. Não achei muito convincente e por isso nem publiquei aqui.

    De resto, concordo com tudo o que você escreveu.

    Fica o reforço para a maioria dos leigos em engenharia que materiais plásticos hoje em dia são materiais altamente avançados, alguns até com características melhores que os equivalentes em aços. Não falo de custo, mas de desempenho. Uma engenharia de futuro e que aqui é desprezada nas faculdades é a Engenharia de Materiais.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #7
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Legal, temos a mesma opinião sobre esta questão. Talvez isso ajude os colegas.
    Abraço


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  8. #8
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pessoal,
    Vou emitir uma opinião leiga. Pois acho que todos os assuntos devem ser aprofundados o máximo possível, isso antes de ficar chato.
    Não podemos esquecer que a tecnologia na indústria, sempre procura o máximo de rendimento com o mínimo de custo....sempre procurando aumentar a margem de lucro e fazer frente ao concorrente. A peça plástica é muito mais fácil e barata de ser produzida.
    Então, a peça em questão, pode estar em uma situação limite, que atende perfeitamente ao mercado europeu, por seu tipo de uso e clima....e não é compatível com o nosso....alguém lembra da Kombi diesel?


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  9. #9
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Pessoal,
    Vou emitir uma opinião leiga. Pois acho que todos os assuntos devem ser aprofundados o máximo possível, isso antes de ficar chato.
    Não podemos esquecer que a tecnologia na indústria, sempre procura o máximo de rendimento com o mínimo de custo....sempre procurando aumentar a margem de lucro e fazer frente ao concorrente. A peça plástica é muito mais fácil e barata de ser produzida.
    Então, a peça em questão, pode estar em uma situação limite, que atende perfeitamente ao mercado europeu, por seu tipo de uso e clima....e não é compatível com o nosso....alguém lembra da Kombi diesel?


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Reiner,

    Concordo com você no tocante a economia, se houvesse neste motor mais peças confeccionadas em plástico de engenharia. Mas não é o caso.
    E na Europa também faz bastante calor, na Alemanha p/ex. durante o verão é comum terem 35 graus C.

    A história da Kombi com motor diesel depõe contra a engenharia de fábrica da VW do Brasil. O motor diga-se de passagem, é excelente.
    Ao fazerem a adaptação do motor diesel para a Kombi, colocaram o radiador de água na frente do veículo e também o sensor de temperatura da água.
    Ocorre que o sensor não media a temperatura do motor mas sim a da água no radiador e este mandava um sinal para ligar o ventilador elétrico do radiador.
    Um mecânico aqui em SP descobriu isso depois de ter cuidado de um monte de motores com junta de cabeçote queimada, etc.
    Bastou transferir o sensor para a galeria de água do motor e manter a interligação elétrica com o ventilador do radiador e que fazia acionar o ventilador quando o motor estava quente. MILAGROSAMENTE os motores pararam de dar problemas. Simples assim....
    Última edição por Gnegraes; 13-12-2020 às 17:45.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!