Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Instalação de sensor de pressão do óleo na F800R 2015

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    Instalação de sensor de pressão do óleo na F800R 2015

    Esse vídeo é quase uma parceria com o grande Alexandre Piu Durigan, afinal de contas, a fabricação do kit de sensor, cabo e luz é dele!

    https://youtu.be/bGiFZcQmOH8



    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Esse vídeo é quase uma parceria com o grande Alexandre Piu Durigan, afinal de contas, a fabricação do kit de sensor, cabo e luz é dele!

    https://youtu.be/bGiFZcQmOH8



    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    Meu comentário é que a luz espia de pressão de óleo pode ser instalada.
    Mas muito mais importante que ela é o a luz espia do sistema de controle de tração.

    Depois do advento dos freios a disco ABS e da embreagem deslizante, o controle de tração veio a completar a tríade vencedora na Segurança de pilotagem.

    O sistema de bombeamento de óleo nos motores é essencial, mas a confiabilidade das bombas, dos sensores de pressão e das válvulas reguladoras de pressão é extremamente elevado. O baixíssimo índice de quebra destes componentes comprova isso. Raras são as vezes que se ouve falar.

    O painel de uma moto deve priorizar sempre informações críticas, sem haver "poluição" com excesso de informações.
    A meu ver, a decisão de substituir a luz espia de óleo pela do sistema de tração foi acertada, esse sistema é vital na segurança.
    Antes não se sabia disso, mas depois que se passa a usar, ninguém mais admite pilotar sem o controle de tração.

    Meu ponto de vista: instalaria como luz adicional e fora do painel, mas jamais substituiria a luz espia do controle de tração.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Discordo. Perde-se o motor por falta da luz de óleo, mas não por falha do controle de tração.

    É uma tremenda cagada da BMW e as consequências vários estão sofrendo por aí. Inclusive tem um video do Piu mostrando um motor que fundiu por isso. E tem outros de outros bons mecânicos.

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Discordo. Perde-se o motor por falta da luz de óleo, mas não por falha do controle de tração.

    É uma tremenda cagada da BMW e as consequências vários estão sofrendo por aí. Inclusive tem um video do Piu mostrando um motor que fundiu por isso. E tem outros de outros bons mecânicos.

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    O sistema de controle de tração dá ao piloto uma confiança e segurança muito grande e ele se acostuma com ele, pilota com ele.
    Acha que está operando e..... parou de funcionar e você não sabe. Sabe o que mais? Você pode morrer por conta disso....

    BMW não é uma empresinha qualquer, neste segmento de big-trails ela só é a líder mundial.

    Falhas na bomba de óleo são muito, mas muito raras, aqui no Brasil e lá fora. E somente aqui se comenta a respeito.
    Nos dois sites que faço parte lá, não há tópico a respeito, ninguém discute isso.
    Última edição por Gnegraes; 24-12-2020 às 13:25.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Falhas no controle de tração são infinitamente mais raras que na bomba de óleo, tanto que praticamente TODOS os veículos tem luz indicadora da pressão de óleo desde sempre. Não são apenas falhas das duas engrenagens que a tornam necessária, mas também pedradas no cárter, vazamentos de óleo, baixo nivel de lubrificante e problemas na propria bomba.

    Além disso, a falha do controle de tração só levará a acidente numa condição muito extrema de pilotagem. Já levei as minhas F800R's a esses limites e sei onde estão.

    Sinceramente, não há justificativa para que uma empresa do porte da BMW tenha feito uma bobagem desse tamanho além de uma economia muito porca. Evitaram redesenhar o painel substituindo uma luz por outra quando deveriam ter colocado as duas.

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  6. #6
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Falhas no controle de tração são infinitamente mais raras que na bomba de óleo, tanto que praticamente TODOS os veículos tem luz indicadora da pressão de óleo desde sempre. Não são apenas falhas das duas engrenagens que a tornam necessária, mas também pedradas no cárter, vazamentos de óleo, baixo nivel de lubrificante e problemas na propria bomba.

    Além disso, a falha do controle de tração só levará a acidente numa condição muito extrema de pilotagem. Já levei as minhas F800R's a esses limites e sei onde estão.

    Sinceramente, não há justificativa para que uma empresa do porte da BMW tenha feito uma bobagem desse tamanho além de uma economia muito porca. Evitaram redesenhar o painel substituindo uma luz por outra quando deveriam ter colocado as duas.

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    Concordo plenamente, acho o controle de tração, embreagem deslizante na redução de marchas, quick shift ou seja qual nome for, totalmente dispensáveis..sempre pilotei motos sem esses recursos, já a luz de pressão do óleo é de suma importância, principalmente numa longa viagem onde por questões de consumo de óleo, altitudes, ou mesmo falha no filtro podem provocar um desastre com um travamento súbito do motor ou partes....
    Mesmo assim, estou duvidando que a BMW montou uma moto sem o aviso da pressão baixa de óleo sem um outro aviso, talvez no computador de bordo..não conheço a moto.

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  7. #7
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Vou me meter numa conversa em que não tenho competência para tanto, mas...
    Acredito que os todos os argumentos são bons e não se excluem.
    Penso que seria razoável supor que a BMW, uma montadora renomada, etc e tal, não colocaria em dúvida a qualidade de seu produto apenas pela falta de uma luz no painel que, sem dúvida, indica uma situação relevante para o funcionamento da motocicleta.
    Ora, a eletrônica embarcada - ao menos nos modelos mais novos - é nível Nasa (ou Space X, ou quase isso). Então, acredito que eventual problema na pressão do óleo deve gerar algum aviso no painel "pxxa das galáxias" de nossas motos.
    Se não for assim, acho que vou voltar para a Triumph.
    Bons ventos a todos.

  8. #8
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Não tem nenhum aviso por um simples motivo - não existe o sensor. Foi suprimido junto com a luz do painel. É só ver o vídeo que está na 1a postagem, está explicado e mostrado lá.

    Essa questão abrange somente as F800R de 2015-17 e F800GS de 2014 ao fim da linha. E somente as que tem controle de tração. Nas novas F850 nunca mexi, não sei do painel e menos ainda da bomba de óleo.

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    Última edição por rodpcastro; 24-12-2020 às 16:49.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  9. #9
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Concordo plenamente, acho o controle de tração, embreagem deslizante na redução de marchas, quick shift ou seja qual nome for, totalmente dispensáveis..sempre pilotei motos sem esses recursos, já a luz de pressão do óleo é de suma importância, principalmente numa longa viagem onde por questões de consumo de óleo, altitudes, ou mesmo falha no filtro podem provocar um desastre com um travamento súbito do motor ou partes....
    Mesmo assim, estou duvidando que a BMW montou uma moto sem o aviso da pressão baixa de óleo sem um outro aviso, talvez no computador de bordo..não conheço a moto.

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Não há sensor de pressão de óleo, mas há sensor de temperatura do óleo.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!