Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Parafusos do motor oxidados

  1. #1
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Parafusos do motor oxidados

    Amigos,

    Preciso encontrar uma solução para isso... os parafusos externos do motor da minha GSA 2011 estão apresentando uma certa oxidação, conforme foto abaixo.

    O que fazer???

    IMG_20210105_081653243.jpg
    Última edição por FCRUZ17; 08-01-2021 às 11:15.

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Amigos,

    Preciso encontrar uma solução para isso... os parafusos externos do motor da minha GSA 2011 estão apresentando uma certa oxidação, conforme foto abaixo.

    O que fazer???

    IMG_20210105_081653243.jpg
    De bate pronto, te diria para fazer uma galvanização eletrolítica.
    Mas vou falar com um amigo que restaura motos antigas e depois te retorno.

    Mas você pode comprar novos na CC, talvez seja mais rápido e resolve no mesmo dia, basta remover os parafusos um a um, sem retirar a tampa dos cabeçotes e trocá-los.
    Última edição por Gnegraes; 08-01-2021 às 11:34.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    De bate pronto, te diria para fazer uma galvanização eletrolítica.
    Mas vou falar com um amigo que restaura motos antigas e depois te retorno.

    Mas você pode comprar novos na CC, talvez seja mais rápido e resolve no mesmo dia, basta remover os parafusos um a um, sem retirar a tampa dos cabeçotes e trocá-los.
    Guilherme, será que o trabalho compensa? Porque em tese, se eu retirar todos será um problema, pois a tampa ficará solta. Comprar parafusos novos na concessionária vai me custar uma fortuna, e será necessário colocar cada um com o torque certo depois, sendo que meu torquímetro é de vareta e não tão preciso.

    Pensei em ir passando um WD com frequência para evitar que evolua.... será que ajuda?

  4. #4
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    É comum a zincagem de parafusos. Ficam com bom aspecto e resiste bem a corrosão. Pintei das rodas da moto de preto e pedi a zincagem dos parafusos dos raios. Paguei 60 reais para as duas rodas. O Val que mexe com Bmw em Rio Claro/Sp que sujeriu já que estava pintando a roda que foi danifica numa montagem de pneus.

    Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

  5. #5
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Guilherme, será que o trabalho compensa? Porque em tese, se eu retirar todos será um problema, pois a tampa ficará solta. Comprar parafusos novos na concessionária vai me custar uma fortuna, e será necessário colocar cada um com o torque certo depois, sendo que meu torquímetro é de vareta e não tão preciso.

    Pensei em ir passando um WD com frequência para evitar que evolua.... será que ajuda?
    Acredito que teria que fazer com muita frequencia. O Wd tem baixa adesão além de evaporar com o calor do motor. Acredito que não será muito eficaz.

    Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

  6. #6
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Guilherme, será que o trabalho compensa? Porque em tese, se eu retirar todos será um problema, pois a tampa ficará solta. Comprar parafusos novos na concessionária vai me custar uma fortuna, e será necessário colocar cada um com o torque certo depois, sendo que meu torquímetro é de vareta e não tão preciso.

    Pensei em ir passando um WD com frequência para evitar que evolua.... será que ajuda?
    Felipe,

    Os parafusos são especiais e é a peça 4 do esquema abaixo.
    Isto para a minha, não acredito que tenha mudado esta peça.
    Custa na Alemanha Euro 14,70 cada um, são 8 no total, significa Euro 118, não é barato.

    Parafuso cabeçote.JPG

    Se mandar galvanizar eletrolítico ficam perfeitos.
    Não precisa tirar a tampa, ela fica presa na vedação de borracha, mas você não poderá ligar o motor nesse período.
    O torque de aperto é 10Nm, bem pequeno, precisa de torquímetro leve.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #7
    Piloto Nível 1 Avatar de Alessandro
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Alessandro Linhares Kuss
    Localização
    Santa Catarina
    Moto
    F800GS
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Estava com a mesma dúvida há um tempo atrás. Me recomendaram pintar os parafusos, mas a ferrugem continuaria por baixo da tinta. Pensei em comprar parafusos novos, o que sairia muito caro e me daria muito trabalho.

    Diante do dilema, resolvi comprar uma miniretífica para passar uma escovinha de aço em cada parafuso oxidado. Resultado: ficaram novinhos em folha.

    Comprei uma Dremel à bateria, com a qual me foi possível fazer o serviço na garagem de casa sem me preocupar com tomadas. A maquininha é muito jeitosa para lixar, escovar ou polir peças pequenas. Não precisei sequer tirar os parafusos, que ela alcançou todos com muita facilidade.

    Recomendo.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  8. #8
    Piloto Nível 1 Avatar de Alessandro
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Alessandro Linhares Kuss
    Localização
    Santa Catarina
    Moto
    F800GS
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Parafusos do motor oxidados

    Citação Postado originalmente por Alessandro Ver Post
    Estava com a mesma dúvida há um tempo atrás. Me recomendaram pintar os parafusos, mas a ferrugem continuaria por baixo da tinta. Pensei em comprar parafusos novos, o que sairia muito caro e me daria muito trabalho.

    Diante do dilema, resolvi comprar uma miniretífica para passar uma escovinha de aço em cada parafuso oxidado. Resultado: ficaram novinhos em folha.

    Comprei uma Dremel à bateria, com a qual me foi possível fazer o serviço na garagem de casa sem me preocupar com tomadas. A maquininha é muito jeitosa para lixar, escovar ou polir peças pequenas. Não precisei sequer tirar os parafusos, que ela alcançou todos com muita facilidade.

    Recomendo.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Ah, se forem usar, não esqueçam os óculos de proteção!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Última edição por Alessandro; 09-01-2021 às 08:23.

  9. #9
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Alessandro Ver Post
    Ah, se forem usar, não esqueçam os óculos de proteção!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Alessandro, eu tenho uma Dremmel !!! Boa ideia... talvez resolva. Pode me passar o modelo da escovinha que utilizou para eu comprar?

  10. #10
    Piloto Nível 1 Avatar de Alessandro
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Alessandro Linhares Kuss
    Localização
    Santa Catarina
    Moto
    F800GS
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Alessandro, eu tenho uma Dremmel !!! Boa ideia... talvez resolva. Pode me passar o modelo da escovinha que utilizou para eu comprar?
    Opa, que joia! Eu usei a escova do kit 443, mas tem outras que devem funcionar bem, por exemplo, a 531.


    Dremel 531, Escova de Aço Inox, Cinza, 1/2", 2 Peças https://www.amazon.com.br/dp/B07B7Q9..._GAl.FbFY59WHR


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!