Página 5 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 34567 ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 50 de 69

Tópico: Graxa correta para coifa do carda

  1. #41
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Reiner,

    Teu eixo não possui dois diâmetros ao longo do comprimento?
    Como esse da foto?

    Anexo 11042

    Ou a geometria das barras do Paralever foi modificada de tal modo que não é mais necessária compensação...
    Guilherme,
    Encontrei esse texto no site da BMW Motorrad Brasil. Acho que explica nossas dúvidas.

    "As forças cinéticas do paralever são tais que não ocorrem alterações no comprimento, nem é necessária qualquer peça de deslocamento. Para um conforto adicional, um amortecedor de torção está integrado no interior do cardã.*"
    Explica inclusive a diferença de diâmetro no eixo....
    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  2. #42
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marco Antonio Possenti
    Localização
    Dois Vizinhos-PR
    Moto
    R1200GS ADV LC / AGRALE ELEFANTRE 30.0
    Posts
    179
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Olá pessoal...
    Existe movimentação no sentido longitudinal em todos os cardãs das BMW, seja ela k25 ou k50/k51. A junção superior praticamente não se movimenta, pois existe um anel elástico interno que o mantém firme junto ao entalhado da câmbio. O movimento mais acentuado é na junção inferior...É lógico que este movimento é mínimo, na ordem de milímetros.

    O acoplamento vulcanizado que une as duas partes (grossa e a fina) tem 2 propósitos: evitar que os trancos de arrancada sejam transmitidos as junções (sobretudo as cruzetas) e balanceamento. A movimentação dele é também mínima, porém em sentido RADIAL. Cerca de 2 a 3 graus no seu giro quando o torque é elevado.

    Já tivemos 2 casos de cardãs de k25 que, por conta de sua longevidade e/ou lavagem com produto químico, a vulcanização soltou e aí o cardã gira em falso...Neste caso, não há solução. A partir destes 2 casos, adotamos sempre testes de torção em todos os cardãs que recuperamos.

    A graxa para as junções é para garantir que não haja nenhum processo que impeça sua movimentação(junção inferior), além de auxiliar como anti-corrosão.

    Para quem não entende bem o funcionamento do cardã na moto, é muito simples: (i) Não podemos utilizar um eixo reto e rígido, pois a moto é monobraço (sem balça traseira. A ST possui balança e usa um eixo rígido até a junção superior); (ii) articular transmitindo torque para a roda (articulação mais agressiva é na junção superior (chega até 25 graus) e levemente na junção inferior); Basta colocar a moto no cavalete e olhar pelo lado esquerdo e depois pela traseira a uma certa distância...Facilmente verão que o cardã é exigido nos 2 pontos, sendo o mais crítico na junção superior, como mencionado.

    Minha singela contribuição a esta discussão...

  3. #43
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Possenti Ver Post
    Olá pessoal...
    Existe movimentação no sentido longitudinal em todos os cardãs das BMW, seja ela k25 ou k50/k51. A junção superior praticamente não se movimenta, pois existe um anel elástico interno que o mantém firme junto ao entalhado da câmbio. O movimento mais acentuado é na junção inferior...É lógico que este movimento é mínimo, na ordem de milímetros.

    O acoplamento vulcanizado que une as duas partes (grossa e a fina) tem 2 propósitos: evitar que os trancos de arrancada sejam transmitidos as junções (sobretudo as cruzetas) e balanceamento. A movimentação dele é também mínima, porém em sentido RADIAL. Cerca de 2 a 3 graus no seu giro quando o torque é elevado.

    Já tivemos 2 casos de cardãs de k25 que, por conta de sua longevidade e/ou lavagem com produto químico, a vulcanização soltou e aí o cardã gira em falso...Neste caso, não há solução. A partir destes 2 casos, adotamos sempre testes de torção em todos os cardãs que recuperamos.

    A graxa para as junções é para garantir que não haja nenhum processo que impeça sua movimentação(junção inferior), além de auxiliar como anti-corrosão.

    Para quem não entende bem o funcionamento do cardã na moto, é muito simples: (i) Não podemos utilizar um eixo reto e rígido, pois a moto é monobraço (sem balça traseira. A ST possui balança e usa um eixo rígido até a junção superior); (ii) articular transmitindo torque para a roda (articulação mais agressiva é na junção superior (chega até 25 graus) e levemente na junção inferior); Basta colocar a moto no cavalete e olhar pelo lado esquerdo e depois pela traseira a uma certa distância...Facilmente verão que o cardã é exigido nos 2 pontos, sendo o mais crítico na junção superior, como mencionado.

    Minha singela contribuição a esta discussão...

    Olá Possenti,

    Coisas que não consegui visualizar / entender:

    1- O que você entende por "acoplamento vulvanizado"? Quais são "as duas partes (grossa e fina)" ?

    2- Outra observação: o funcionamento do eixo cardan independe se a suspensão é monobraço ou de 2 braços.
    Eixos cardan foram utilizados por décadas em diferentes motos, a primeira delas ainda no século XIX.
    A BMW não inventou o eixo cardan para motos, mas sim a balança monobraço lançada na linha GS em 1980. Todas as transmissões desde 1923 foram com eixo cardan nos motores boxer e depois na família K.

    3- faço parte de dois grandes Fóruns de BMWs na Alemanha, um deles neste momento estava com mais de 1500 usuários online. Lá não se mencionam problemas com eixo cardan, só pontualmente.
    Com certeza isso vem da cultura na Europa de inspecionar rotineiramente e fazer manutenção adequada nas motos.
    Ou é isso, ou a BMW usa cardans e coifas de borracha de terceira qualidade para exportar para o Brasil.... Já que são montadas na mesma fábrica, precisam prestar atenção na seleção para separar peças boas para o mundo e peças para o Brasil.
    Última edição por Gnegraes; 27-11-2021 às 10:35.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #44
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marco Antonio Possenti
    Localização
    Dois Vizinhos-PR
    Moto
    R1200GS ADV LC / AGRALE ELEFANTRE 30.0
    Posts
    179
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Olá Guilherme...referente aos seus pontos mencionados:
    1) a união entre as partes que você menciona "grossa e fina" é com vulcanização. Não há união metálica entre estas duas partes.

    2) Evidentemente que você tem razão, pois não entendeu o que eu quis dizer. O cardã tem a função de transmitir movimento e seus "derivados (torque, etc) para algum outro ponto em que não esteja alinhado. Quando me referi do monobraço da bmw, que surgiu com a série GS, o drive ficou desalinhado em relação a saída do câmbio. Mais agressivo ainda, nas k25 em diante (1200 a ar).

    3)Não tenho dúvida de que você gosta do assunto, e de nenhuma forma quero criar discussão no sentido negativo...O fato é que algo está errado. Ontem mesmo abri uma k51 2020 com 8mil km com o cardã brilhando. Ao inspecionar minuciosamente, constatei que a graxa está sendo expulsa, conforme poderemos ver nas fotos que postarei na sequência.

    Posso estar enganado sim, mas a partir dos anos 2016/17 a qualidade e durabilidade do cardã tem diminuído...Acompanho aqui na minha região 58 motos, cuidando de maneira como se fosse minha. Já tivemos casos de troca de cardã mesmo com todo zelo que a moto mereceu...
    Desta forma, a recomendação que posso dar é mantenham em dia a inspeção da moto e ao perceber pequenos calos já na articulação do cardã, CUIDADO...ele já está entrando na fase de "Lubrificação Insuficiente"

  5. #45
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marco Antonio Possenti
    Localização
    Dois Vizinhos-PR
    Moto
    R1200GS ADV LC / AGRALE ELEFANTRE 30.0
    Posts
    179
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9

  6. #46
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marco Antonio Possenti
    Localização
    Dois Vizinhos-PR
    Moto
    R1200GS ADV LC / AGRALE ELEFANTRE 30.0
    Posts
    179
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Pode ser o excesso de graxa que foi expelido??? pode sim, mas se saiu o excesso, quem garante que não sairá a lubrificação essencial?

    Quando recuperamos cardãs, enviamos todos lubrificados e evidentemente sempre sai graxa quando forçamos através da bomba de graxa (nas k25 que são engraxáveis) e das k50/k51 quando montamos o excesso sai também. Porém, isso ocorre porque o copinho é prensado na montagem e aí o anel vedante deixa passar por pressão mesmo...

  7. #47
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Possenti Ver Post
    Olá Guilherme...referente aos seus pontos mencionados:
    1) a união entre as partes que você menciona "grossa e fina" é com vulcanização. Não há união metálica entre estas duas partes.

    2) Evidentemente que você tem razão, pois não entendeu o que eu quis dizer. O cardã tem a função de transmitir movimento e seus "derivados (torque, etc) para algum outro ponto em que não esteja alinhado. Quando me referi do monobraço da bmw, que surgiu com a série GS, o drive ficou desalinhado em relação a saída do câmbio. Mais agressivo ainda, nas k25 em diante (1200 a ar).

    3)Não tenho dúvida de que você gosta do assunto, e de nenhuma forma quero criar discussão no sentido negativo...O fato é que algo está errado. Ontem mesmo abri uma k51 2020 com 8mil km com o cardã brilhando. Ao inspecionar minuciosamente, constatei que a graxa está sendo expulsa, conforme poderemos ver nas fotos que postarei na sequência.

    Posso estar enganado sim, mas a partir dos anos 2016/17 a qualidade e durabilidade do cardã tem diminuído...Acompanho aqui na minha região 58 motos, cuidando de maneira como se fosse minha. Já tivemos casos de troca de cardã mesmo com todo zelo que a moto mereceu...
    Desta forma, a recomendação que posso dar é mantenham em dia a inspeção da moto e ao perceber pequenos calos já na articulação do cardã, CUIDADO...ele já está entrando na fase de "Lubrificação Insuficiente"


    Olá Possenti,

    Vamos lá:

    1) Continuo sem entender. Você mencionou... "O acoplamento vulcanizado que une as duas partes (grossa e a fina) tem 2 propósitos: evitar que...".
    Acoplamento vulcanizado??? O único material que pode ser vulcanizado é a borracha. O que existe são 2 coifas de borracha nas articulações da balança monobraço.

    3) Reafirmando o que escreví: nos 2 sites alemães que participo, não há menções de problemas de qualidade nos eixos cardans de modelos BMW que o utilizam.
    Apenas poucas citações e que face o enorme número de participantes nestes fóruns com todos os modelos e anos de fabricação, pode-se dizer que são falhas pontuais e normais em todos os tipos de veículos. Num deles há 55.800 participantes, universo para lá de amplo sob a óptica de estatísticas...
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #48
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por Possenti Ver Post
    Pode ser o excesso de graxa que foi expelido??? pode sim, mas se saiu o excesso, quem garante que não sairá a lubrificação essencial?

    Quando recuperamos cardãs, enviamos todos lubrificados e evidentemente sempre sai graxa quando forçamos através da bomba de graxa (nas k25 que são engraxáveis) e das k50/k51 quando montamos o excesso sai também. Porém, isso ocorre porque o copinho é prensado na montagem e aí o anel vedante deixa passar por pressão mesmo...
    Possenti:

    Tu tens oficina de motos em Dois Vizinhos? Qual o nome da oficina? Poderia explicar o que seriam os "calos"? Na prática, como ele se manifesta?

  9. #49
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Possenti,
    Eu entendi muito bem suas explicações, por favor, qdo for possível, quando tiver em mãos uma peça descartada, "queima" uma para separar os tubos e posta as fotos. Eu agradeço desde já se fizer isso e agradeço suas colaborações...

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  10. #50
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marco Antonio Possenti
    Localização
    Dois Vizinhos-PR
    Moto
    R1200GS ADV LC / AGRALE ELEFANTRE 30.0
    Posts
    179
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    WhatsApp Image 2021-12-01 at 06.35.01 (1).jpeg

    WhatsApp Image 2021-12-01 at 06.35.01.jpeg

    Segue as fotos onde, para quem já desmontou o seu ou já tenha tido o prazer de pegar nas mãos, pode-se ver que a união entre as partes é Vulcanizada...

Página 5 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 34567 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!