Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15

Tópico: R1150GS ano 2000 com dificuldade de partida do motor a frio.

  1. #1
    Piloto Nível 1 Avatar de Aimar
    Data de Ingresso
    Feb 2021
    Nome Real
    Aimar Domingues
    Localização
    Campinas
    Moto
    R1150GS 2000
    Posts
    11
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Question R1150GS ano 2000 com dificuldade de partida do motor a frio.

    Olá. Tenho uma GS1150 ano 2000 amarelo mandarim, 89000km, minha desde 2004.

    Apesar de mantê-la impecável tenho notado alguma dificuldade para dar a partida a frio.
    Ela chega quase a arriar a bateria, quando finalmente resolve pegar. Isso acontece particularmente em dias mais frios (abaixo de 20°C mais ou menos).

    Tudo nela funciona muito bem, e não sei se ela tem algum sistema de partida a frio programado no módulo.
    Eu sempre uso aquele "afogador" do lado esquerdo do guidão, e ele está funcionando bem (acelera bem o motor).
    Na pandemia só uso gasolina premium da Petrobrás (Podium), pois tenho andado menos.

    Algum de vocês tem alguma dica sobre o que pode estar acontecendo?

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Aimar Ver Post
    Olá. Tenho uma GS1150 ano 2000 amarelo mandarim, 89000km, minha desde 2004.

    Apesar de mantê-la impecável tenho notado alguma dificuldade para dar a partida a frio.
    Ela chega quase a arriar a bateria, quando finalmente resolve pegar. Isso acontece particularmente em dias mais frios (abaixo de 20°C mais ou menos).

    Tudo nela funciona muito bem, e não sei se ela tem algum sistema de partida a frio programado no módulo.
    Eu sempre uso aquele "afogador" do lado esquerdo do guidão, e ele está funcionando bem (acelera bem o motor).
    Na pandemia só uso gasolina premium da Petrobrás (Podium), pois tenho andado menos.

    Algum de vocês tem alguma dica sobre o que pode estar acontecendo?
    Bom dia Aimar,

    Uma primeira origem seriam as velas; Há quantos km não as troca?
    Segunda possibilidade seriam filtro de combustível entupido.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 1 Avatar de Aimar
    Data de Ingresso
    Feb 2021
    Nome Real
    Aimar Domingues
    Localização
    Campinas
    Moto
    R1150GS 2000
    Posts
    11
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Guilherme, boas dicas.
    Troquei as velas no ano passado, há menos de 3000 km. Filtros todos, mantenho em ordem, tanto de ar quanto de óleo.
    Tenho uma dúvida com o filtro de gasolina, pois me lembro de ter feito uma revisão de tanque recentemente, coisa que faço para acompanhar o estado das mangueiras. Vou ver se troquei o filtro.

    Quando desmonto a bóia do tanque sempre encontro alguma tinta descascada do revestimento interno do tanque.
    Como você falou disso, agora vou checar bomba/filtro/mangueiras e revestimento.
    Essa R1150GS é uma moto de 21 anos, e o revestimento interno do tanque começou a se destacar há mais de dez anos. Apesar de nunca ter acontecido nada, isso pode ser a causa de algum problema com o filtro.

    Obrigado de novo pelas dicas.
    PS.: Cara, você deve ser o pirulão que quando na FEI fazia estágio numa fábrica de redutores e conhecia tudo de normas de engrenagens...

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Aimar Ver Post
    Guilherme, boas dicas.
    Troquei as velas no ano passado, há menos de 3000 km. Filtros todos, mantenho em ordem, tanto de ar quanto de óleo.
    Tenho uma dúvida com o filtro de gasolina, pois me lembro de ter feito uma revisão de tanque recentemente, coisa que faço para acompanhar o estado das mangueiras. Vou ver se troquei o filtro.

    Quando desmonto a bóia do tanque sempre encontro alguma tinta descascada do revestimento interno do tanque.
    Como você falou disso, agora vou checar bomba/filtro/mangueiras e revestimento.
    Essa R1150GS é uma moto de 21 anos, e o revestimento interno do tanque começou a se destacar há mais de dez anos. Apesar de nunca ter acontecido nada, isso pode ser a causa de algum problema com o filtro.

    Obrigado de novo pelas dicas.
    PS.: Cara, você deve ser o pirulão que quando na FEI fazia estágio numa fábrica de redutores e conhecia tudo de normas de engrenagens...
    Sim, estava na Falk Redutores e Acoplamentos. E você na Rhodia em Sto André.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Sim, estava na Falk Redutores e Acoplamentos. E você na Rhodia em Sto André.
    Aimar,

    A tua 1150GS possui filtro de combustível que permite troca, verifique se trocou mesmo. Tudo leva a crer ser entupimento.

    Nas 1200/1250GS (você também tem uma) existe filtro mas incorporado dentro do corpo/receptáculo de combustível para alimentar a bomba. O corpo plástico é todo soldado e não é possível abrir sem danificar. Já publiquei aqui um procedimento para retrolavagem do filtro. Ele é feito de material lã de rocha e todo plissado para aumentar a área de passagem e reduzir a perda de carga ao fluxo.

    No caso da tua 1150GS pode ser que a bomba esteja com problemas, mas acho remoto, pois teria problemas em alta rotação do motor / alta vazão.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #6
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Aimar et caterva,

    Vai abaixo novamente o procedimento de retrolavagem do filtro de combustível das 1200/1250GS

    All,

    Esse assunto foi discutido há uns meses atrás, mas vai novamente a operação de limpeza, inclusive com filme

    No site alemão de BMWs do qual faço parte há pouco tempo, consegui a informação que há muito tempo me intrigava: Filtro de Combustível.
    Ele existe sim, mas não está visível e também não é possível trocá-lo. A informação da Alemanha é que ele é life-time, mas nossos colegas de lá são sarcásticos ... yes, it's life-time, but the life is too short....

    Na foto abaixo vocês vêem um bomba fora do tanque:

    Benzinpumpe HP2.jpg

    O filtro se localiza dentro da cabeça da bomba, a parte preta da peça. Após passar pelo filtro preenche o reservatório branco de combustível que está abaixo. Do fundo dele sai a mangueira espiralada que se conecta com a sucção da bomba de pressurização de combustível.

    Na foto abaixo vai a foto dessa bomba desmontada: o filtro parece ser confeccionado em lã de rocha, com inúmeras dobras de forma circular para aumentar a área de passagem da gasolina. A gasolina entra pelo lado externo , passa pelo filtro e entra no tubo central:

    Benzinfilter_aufgesägt.jpg

    Muitos já devem ter tido problemas de falta de combustível no motor, parecendo ser um defeito da bomba, mas se este filtro comatar (entupir), não haverá gasolina nos bicos injetores.

    Mas há uma boa notícia: é possível limpar este filtro sem retirá-lo da carcaça da bomba.
    A limpeza é feita através de retro-lavagem, utilizando-se uma mistura de 75ml de solvente para limpeza de bico injetor, dissolvido em 500ml de gasolina premium.
    Primeiro se deixa o corpo da bomba completa imersa nessa solução por uns 15 minutos, para amolecer a sujeira.
    Depois com o auxílio de uma seringa grande, se faz a retro-lavagem do filtro, repetindo 3 vezes a operação.
    O sentido de injeção da mistura é o oposto do fluxo normal da gasolina. A cada retro-lavagem usar uma nova mistura de solvente e gasolina.

    Aqui vai um pequeno filme mostrando toda a operação: https://www.youtube.com/watch?v=v7w6d6YrWv0

    Acho que deveríamos fazer a limpeza a cada 50k. Não vale a pena esperar comatar o filtro.....

    Acredito que esta operação de limpeza possa ser feita em vários modelos de motores, onde não existe filtro de combustível de linha e descartável.

    Gosto muito da idéia deste filtro da Guglatec. Monta-se no bocal do tanque e a gasolina é filtrada assim que abastecemos. Tem a grande vantagem que podemos inspecionar e trocar caso esteja muito sujo.

    https://guglatech.it/en/
    Última edição por Gnegraes; 15-02-2021 às 17:09.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #7
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Também pode ser sinal de que a bateria está no fin da vida.

    A minha é 2014 e há pouco tempo começou a ratear para pegar.
    Como minha bateria era 2016, troquei a mesma na última revisão e o problema parou.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  8. #8
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Aimar, bem vindo...
    Dois contemporâneos da FEI no grupo é o máximo....
    Mas, dou palpite para, além do filtro e de bomba de gasolina, checar os bicos injetores, devem estar comprometidos.

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  9. #9
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Aimar, bem vindo...
    Dois contemporâneos da FEI no grupo é o máximo....
    Mas, dou palpite para, além do filtro e de bomba de gasolina, checar os bicos injetores, devem estar comprometidos.

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Nós dois completamos 40 anos de formados em dezembro último....
    Aimar tem poucos no mundo e com sobrenome Domingues ainda por cima, cheio de detalhes e pormenores, só podia ser ele. Na mosca !!!
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Sim, estava na Falk Redutores e Acoplamentos. E você na Rhodia em Sto André.
    Aimar,

    Se o tanque está soltando cascas, está na hora de parar, retirá-lo e pintá-lo internamente.
    Amigos aqui em Sampa são colecionadores e restauradores de motos antigas, alguns com coleções enormes, mais de 40 motos.
    Sempre recuperam os tanques e em estado na maioria das vezes deplorável.
    Vou estar com eles na próxima quarta feira e vou pedir um procedimento completo, te informo depois.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!