Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 23456 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 69

Tópico: Velas para a 1250

  1. #31
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    O problema na questão de velas de ignição é o fato de não existir um padrão para a codificação .
    Os maiores fabricantes que são NGK e Bosch adotam padrões diferentes, inclusive na designação numérica do grau térmico da vela, que são opostos...

    Velas com eletrodos de Irídium são mais caras e garantem uma vida mais longa no uso. Relatos de velas "torradas" nos fóruns não me convencem que isso realmente tenha ocorrido por conta do material, posso garantir que isso é falso.

    Em detrimento do que o teu "mecânico de confiança" diga, use SEMPRE a vela especificada no manual do produto, não substitua por produtos "melhores" baseado em achismos altamente técnicos e de "confiança".

    Para veículos com motores amplamente utilizados mundo afora (automóveis), existe equivalência correta entre os fabricantes de vela. No caso de motos e que tenham uma produção numérica mais modesta, casos de marcas top como a nossa, não existe esta equivalência. É o caso das 1200GS e 1250GS onde só NGK possui a especificação de fábrica. NGK possui a especificação Irídium para algumas velas, mas não para todo o range de produção.

    Vela é um item de durabilidade longa, seja em kilometragem seja ao longo do de tempo. O custo por km rodado é desprezível.
    Acho desnecessário querer economizar em algo que talvez seja o item mais barato da moto, as velas.

    Verificar o estados das velas a cada 10k é interessante e te mostra como está a combustão do teu motor. Se a vela se mostrar com aparência normal de acordo com fotografias de orientação do fabricante, remonte as tuas velas e seja feliz.... mas não se esqueça, velas não duram para sempre.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #32
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    191
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Obrigado pelos comentários. Apesar de a questão econômica ser importante, o que mais me intrigou, e despertou minha curiosidade, foi saber que a BMW adotou velas de irídio nas 1250 e manteve o intervalo de troca das velas comuns. Pra mim, o fato de as velas de irídio durarem várias dezenas de milhares de quilômetros, como sempre tenho lido, vira mito; ou o motor das 1250 é muito exigente com velas (não sei realmente como funciona isso) ou talvez a BMW tenha "esquecido" de atualizar seu cronograma de serviços no manual e nas concessionárias...parece que, no caso específico das velas, chego à conclusão de que não devo seguir o manual...

  3. #33
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Olive Ver Post
    Obrigado pelos comentários. Apesar de a questão econômica ser importante, o que mais me intrigou, e despertou minha curiosidade, foi saber que a BMW adotou velas de irídio nas 1250 e manteve o intervalo de troca das velas comuns. Pra mim, o fato de as velas de irídio durarem várias dezenas de milhares de quilômetros, como sempre tenho lido, vira mito; ou o motor das 1250 é muito exigente com velas (não sei realmente como funciona isso) ou talvez a BMW tenha "esquecido" de atualizar seu cronograma de serviços no manual e nas concessionárias...parece que, no caso específico das velas, chego à conclusão de que não devo seguir o manual...
    Rondon,

    Muito provavelmente esqueceram de atualizar a ficha de manutenção.

    As velas de Irídium garantem alta performance na ignição e qualidade superior da queima na câmara de combustão, não se trata a penas de maior durabilidade.

    Neste link da NGK há vários filmes sobre todos os tópicos referente a velas de ignição, trata de maneira geral e adequada todos os temas, vale muito a pena assistir.

    http://www.ngkntk.com.br/automotivo/...as-de-ignicao/
    Última edição por Gnegraes; 03-06-2021 às 10:06.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #34
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    191
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Guilherme, você foi exatamente no ponto onde estava minha dúvida. Acreditava que a vantagem das velas de irídio estava apenas na durabilidade. Obrigado por dedicar seu tempo para tirar nossas dúvidas aqui.

  5. #35
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Para isso serve este grupo, eu acho....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #36
    Piloto Nível 1 Avatar de milacs
    Data de Ingresso
    Aug 2020
    Nome Real
    Mila Caetano Severnini
    Localização
    Campinas, São Paulo, Brasil
    Moto
    BMW R1250GS
    Posts
    68
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Pessoal,

    Lendo essa thread eu fiquei com uma dúvida: levei a moto para revisão numa oficina, fora da concessionária, e me disseram mais de uma vez que a 1250 usa 2 velas por cilindro. Mas, pelo o que entendi aqui e pelo o que pesquisei, é uma por cilindro, certo?

    Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

  7. #37
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por milacs Ver Post
    Pessoal,

    Lendo essa thread eu fiquei com uma dúvida: levei a moto para revisão numa oficina, fora da concessionária, e me disseram mais de uma vez que a 1250 usa 2 velas por cilindro. Mas, pelo o que entendi aqui e pelo o que pesquisei, é uma por cilindro, certo?

    Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk
    Bom dia, ou a oficina é ruim ou desonesta, vc deve arrumar outra, ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo, pois desde a primeira 1200 a água é somente uma vela por cilindro. As GS 650 2009 pra frente e as GS 1200 a ar usam 2 velas por cilindro. Uma intermediária de pre queima e outra principal, garantindo queima total do combustível injetado.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

  8. #38
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Bom dia, ou a oficina é ruim ou desonesta, vc deve arrumar outra, ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo, pois desde a primeira 1200 a água é somente uma vela por cilindro. As GS 650 2009 pra frente e as GS 1200 a ar usam 2 velas por cilindro. Uma intermediária de pre queima e outra principal, garantindo queima total do combustível injetado.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
    Eraldo,

    Só um comentário: não existe vela de ignição com função de pré queima.
    Todo os motores dotados de 2 velas, conhecidos pela sigla TS - Twin Sparks, recebem corrente elétrica exatamente ao mesmo tempo.
    O objetivo de se ter duas velas é aumentar a performance da queima na câmara de combustão. No passado motores de competição 2 tempos também usavam duas para tentar evitar o conhecido encharcamento de vela e apagar o cilindro (óleo), se uma encharcava a outra ainda seguia funcionando. Muito comum nos motores de motos para cross.

    O ponto de ignição é muitíssimo importante no desempenho do motor e em um momento angular do virabrequim muito preciso. Ter dois "momentos" diferentes na ignição não ajuda em nada, pelo contrário, só atrapalha e piora o desempenho da queima.
    Devido à velocidade da reação química de queima do combustível (tecnicamente é uma reação de oxidação exotérmica), a ignição se dá sempre um pouco antes o PMS (ponto morto superior) para que enquanto o pistão completa seu curso até o PMS e tenha a máxima compressão disponível, a combustão se espalhe por toda a câmara de combustão e inicie o processo de expansão volumétrica pelo aumento de pressão.

    Adiantar o ponto de ignição provoca a conhecida "batida de pino" que é a pré detonação. Atrasar o ponto de ignição perde-se potência por perder parte da pressão na câmara de combustão e ter uma queima incompleta.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #39
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Bom dia, ou a oficina é ruim ou desonesta, vc deve arrumar outra, ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo, pois desde a primeira 1200 a água é somente uma vela por cilindro. As GS 650 2009 pra frente e as GS 1200 a ar usam 2 velas por cilindro. Uma intermediária de pre queima e outra principal, garantindo queima total do combustível injetado.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
    Eu acho que ambas as coisas: desonesta e ruim, pois alguém prestando serviço desonesto não pode ser bom....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #40
    Piloto Nível 1 Avatar de Nei_Gomes
    Data de Ingresso
    Dec 2020
    Nome Real
    Neimar Gomes
    Localização
    Campinas - SP
    Moto
    2016 BMW R1200 GS Premium+
    Posts
    90
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por milacs Ver Post
    Pessoal,

    Lendo essa thread eu fiquei com uma dúvida: levei a moto para revisão numa oficina, fora da concessionária, e me disseram mais de uma vez que a 1250 usa 2 velas por cilindro. Mas, pelo o que entendi aqui e pelo o que pesquisei, é uma por cilindro, certo?

    Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk
    Olá Mila! Também sou de Campinas e levo a minha moto para revisão na Dínamo em Rio Claro, o Val é o responsável pela oficina e é super recomendado aqui na nossa região.
    Eu gostei muito e tenho mantido a manutenção da minha moto com ele.

Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 23456 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!