Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 69

Tópico: Velas para a 1250

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    191
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8

    Velas para a 1250

    Boa tarde, meus caros. Minha moto saiu da revisão dos 20 mil km sem troca de velas. Disseram que não era necessário, apesar de o manual indicar claramente a troca aos 20 mil (admitiram que nem têm as velas em estoque). Como eu costumo seguir o manual, vou trocar as velas. Mas não encontro as especificadas no manual, LMAR8AI-10.
    Parece que as 1200 usam o modelo LMAR8D-J. Mandei e-mail para NKG. Alguma outra sugestão?
    Obrigado

  2. #2
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por Olive Ver Post
    Boa tarde, meus caros. Minha moto saiu da revisão dos 20 mil km sem troca de velas. Disseram que não era necessário, apesar de o manual indicar claramente a troca aos 20 mil (admitiram que nem têm as velas em estoque). Como eu costumo seguir o manual, vou trocar as velas. Mas não encontro as especificadas no manual, LMAR8AI-10.
    Parece que as 1200 usam o modelo LMAR8D-J. Mandei e-mail para NKG. Alguma outra sugestão?
    Obrigado
    Boa tarde Olive, as velas normalmente duram bem mais que os 20k e dão sinais de defeito, principalmente predetonação nas retomadas a uns 80 km por hora, nas velas de predetonação das a ar, as refrigeradas a líquido, como são só duas velas devem durar mais ainda. Na GS 2007 depois que usei as de Iridium nunca mais troquei e foram mais de 50k. Nas GS entre 2010 e 2013, na minha Gsa 2012, as trocas estão sendo na média aos 35K, não tem modelo de Iridium(sempre que identifico essas predetonação e baixa potência na retomada). Só deve encontrar no Amazon ou eBay o modelo correto pra sua moto, lembrando que tem de ser o modelo indicado no manual pra não danificar o motor.

    Eraldo Telles.

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

  3. #3
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    É isso mesmo que o Eraldo disse. Troque na revisão de 30 mil e ainda estará tranquilo.

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Boa tarde Olive, as velas normalmente duram bem mais que os 20k e dão sinais de defeito, principalmente predetonação nas retomadas a uns 80 km por hora, nas velas de predetonação das a ar, as refrigeradas a líquido, como são só duas velas devem durar mais ainda. Na GS 2007 depois que usei as de Iridium nunca mais troquei e foram mais de 50k. Nas GS entre 2010 e 2013, na minha Gsa 2012, as trocas estão sendo na média aos 35K, não tem modelo de Iridium(sempre que identifico essas predetonação e baixa potência na retomada). Só deve encontrar no Amazon ou eBay o modelo correto pra sua moto, lembrando que tem de ser o modelo indicado no manual pra não danificar o motor.

    Eraldo Telles.

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
    Eraldo,

    Só não entendo o porque de cilindro com 1 vela ela durar mais que com duas velas.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Eraldo,

    Só não entendo o porque de cilindro com 1 vela ela durar mais que com duas velas.
    É simples, as GS a ar 2 velas por cilindro as vela de pre ignição estão no meio do cilindro e estão não parte mais quente do motor e o defeito que ocorre é justamente nessas velas, por aquecimento a porcelana da vela começa a ter micro fissuras por onde se dá a fuga de corrente tem uma faisca mais fraca alterando o funcionamento de projeto do motor. No motores com 2 velas, uma por cilindro isso leva mais tempo pra ocorrer, por isso a conclusão que devem durar mais. Mas se o uso é severo, percurso lento no trânsito em cidades ou off com velocidade muito baixa e uso constante da 1 e 2 marchas podem danificar precocemente as porcelanas das velas.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

  6. #6
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    É simples, as GS a ar 2 velas por cilindro as vela de pre ignição estão no meio do cilindro e estão não parte mais quente do motor e o defeito que ocorre é justamente nessas velas, por aquecimento a porcelana da vela começa a ter micro fissuras por onde se dá a fuga de corrente tem uma faisca mais fraca alterando o funcionamento de projeto do motor. No motores com 2 velas, uma por cilindro isso leva mais tempo pra ocorrer, por isso a conclusão que devem durar mais. Mas se o uso é severo, percurso lento no trânsito em cidades ou off com velocidade muito baixa e uso constante da 1 e 2 marchas podem danificar precocemente as porcelanas das velas.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

    O objetivo de se ter um motor TS - Twin Sparks são dois

    - melhoria considerável na potência do motor, devido a queima otimizada do combustível.
    - com o efeito acima, redução sensível nos níveis de poluição.

    Não escutei relatos de quebra do isolamento da vela inferior, curiosa tua observação.
    Apenas não entendo por que esta vela inferior está submetida a uma temperatura maior que a vela central no cabeçote. Normalmente motores TS tem suas velas colocadas na parte superior do cabeçote, no motor boxer optaram instalar na lateral da câmara de combustão por falta de espaço.

    Na mudança de projeto do motor de AC para LC em 2013, o cabeçote ficou mais complexo e bastante congestionado e optaram por cancelar a segunda vela.
    O novo motor teve potência aumentada de 105CV para 125CV e o torque um pequeno aumento, apesar da redução na eficiência de queima.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #7
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    O objetivo de se ter um motor TS - Twin Sparks são dois

    - melhoria considerável na potência do motor, devido a queima otimizada do combustível.
    - com o efeito acima, redução sensível nos níveis de poluição.

    Não escutei relatos de quebra do isolamento da vela inferior, curiosa tua observação.
    Apenas não entendo por que esta vela inferior está submetida a uma temperatura maior que a vela central no cabeçote. Normalmente motores TS tem suas velas colocadas na parte superior do cabeçote, no motor boxer optaram instalar na lateral da câmara de combustão por falta de espaço.

    Na mudança de projeto do motor de AC para LC em 2013, o cabeçote ficou mais complexo e bastante congestionado e optaram por cancelar a segunda vela.
    O novo motor teve potência aumentada de 105CV para 125CV e o torque um pequeno aumento, apesar da redução na eficiência de queima.
    É apenas uma constatação do que ocorre na minha moto, pois as velas aparentemente estão parecidas, as do meio do cilindro estão mais escuras a porcelana e com teste com megometro na tensão de 5k tem realmente menor resistência de isolação, enquanto as da cabeça de cilindro tem leitura infinita( estão boas) as do meio tem valor de resistencia, não lembro o valor, mas não é infinito. Se puser num centelhador vai ter fuga de corrente na porcelana.

    Eraldo Telles




    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

  8. #8
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por Olive Ver Post
    Boa tarde, meus caros. Minha moto saiu da revisão dos 20 mil km sem troca de velas. Disseram que não era necessário, apesar de o manual indicar claramente a troca aos 20 mil (admitiram que nem têm as velas em estoque). Como eu costumo seguir o manual, vou trocar as velas. Mas não encontro as especificadas no manual, LMAR8AI-10.
    Parece que as 1200 usam o modelo LMAR8D-J. Mandei e-mail para NKG. Alguma outra sugestão?
    Obrigado
    A minha 1200 ano 2017 coloquei a NGK Lmar9ai-8 (Laser Iridium). Será que houve mudança de especificação na 1250?

    Diogo Emanuel Maia

  9. #9
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por diogomail Ver Post
    A minha 1200 ano 2017 coloquei a NGK Lmar9ai-8 (Laser Iridium). Será que houve mudança de especificação na 1250?

    Diogo Emanuel Maia
    Diogo,

    Você colocou uma vela mais fria que a indicada.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    É simples, as GS a ar 2 velas por cilindro as vela de pre ignição estão no meio do cilindro e estão não parte mais quente do motor e o defeito que ocorre é justamente nessas velas, por aquecimento a porcelana da vela começa a ter micro fissuras por onde se dá a fuga de corrente tem uma faisca mais fraca alterando o funcionamento de projeto do motor. No motores com 2 velas, uma por cilindro isso leva mais tempo pra ocorrer, por isso a conclusão que devem durar mais. Mas se o uso é severo, percurso lento no trânsito em cidades ou off com velocidade muito baixa e uso constante da 1 e 2 marchas podem danificar precocemente as porcelanas das velas.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

    Eraldo,

    As velas de ignição no sistema TS centelham exatamente no mesmo momento, não há centelhamento de pré-ignição, até por que é altamente indesejável.

    Outro ponto importante: a dissipação de calor que a vela recebe da combustão na câmara é transferida para o bloco do cabeçote através da parte metálica roscada e não para a cerâmica externa da vela. Ambas as velas recebem a mesma quantidade de calor.
    O grau térmico de ambas as velas, no caso TS, é o mesmo grau 8. Todos os motores 1200cc e 1250cc das GSs usam o mesmo grau térmico 8.

    Normalmente a porcelana externa trinca ou quebra por ter sido apertada / desapertada com a chave desalinhada com o eixo da vela.

    A graxa Optimoly TA Castrol (BMW tem Part number para ela) que contém cobre emulsionado, pode ser usada na rosca das velas, facilita o aperto no torque correto e facilita sua retirada na troca.
    Motores Porsche tem essa recomendação, não sei por que a BMW também não o faz. BMW Motorrad recomenda o uso só nos eixos estriados das juntas cardã do eixo de transmissão e nas emendas ponta e bolsa do sistema de escape. Evita que colem um parte na outra.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!