Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15

Tópico: Ferramenta para testar o óleo do motor

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    Ferramenta para testar o óleo do motor

    Vídeos de review e teste de funcionalidade de uma ferramenta para teste da qualidade do óleo do motor em uso na moto.

    Vi essa ferramenta em um video do Canal High Torque e resolvi testar nas minhas motos. Quero saber se realmente dá para manter um óleo por 10.000km como recomenda o manual.

    https://youtu.be/Qvu-jbtnKNM

    https://youtu.be/tCwLXe85VS8

    Vou fazer outros vídeos a cada 1000km rodados para ver como evolui.

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Vídeos de review e teste de funcionalidade de uma ferramenta para teste da qualidade do óleo do motor em uso na moto.

    Vi essa ferramenta em um video do Canal High Torque e resolvi testar nas minhas motos. Quero saber se realmente dá para manter um óleo por 10.000km como recomenda o manual.

    https://youtu.be/Qvu-jbtnKNM

    https://youtu.be/tCwLXe85VS8

    Vou fazer outros vídeos a cada 1000km rodados para ver como evolui.

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

    Rods,

    Claramente este aparelho pode ser um turbidímetro.

    A vida de todo óleo de cárter de um motor de combustão interna depende do seu Fator de Serviço, ou seja, do modo da condução do veículo, das condições ambientais (temperatura) e do tipo de transito mais frequente.
    Os fabricantes adotam uma condução do veículo dita normal e mista entre cidade e rodovia.
    Uso severo em transito pesado, baixas velocidades e temperaturas altas deterioram o óleo de cárter, ao contrário da condução predominante em velocidades constantes em rodovias.

    A principal característica do óleo lubrificante é sua viscosidade e sua estabilidade ao longo do uso no motor. A perda de viscosidade pode levar a quebra do motor, por não atender mais aos requisitos de formação de filme lubrificante entre partes metálicas em atrito.
    Para medir a viscosidade só com uso de um viscosímetro.

    Outras características secundárias são obtidas por aditivos colocados nos óleos tais como:
    - detergentes (para limpeza das partes internas do motor)
    - anti espumantes.
    - anti oxidantes.

    O óleo pode até estar opaco por sujidades coloidais dissolvidas nele, mas se a viscosidade esta dentro da faixa especificada, nada impede continuar a rodar com este óleo. Sujeiras mais "grossas" / sólidas são retidas no filtro de óleo de cárter.
    Motores já bem rodados possuem folgas maiores nos anéis dos pistões e entre os pistões e as camisas, o que leva a um aumento da queima de óleo de cárter na superfície das camisas e na câmara de combustão , cujos resíduos são absorvidos pelo óleo de cárter, deixando-o escuro mais rapidamente.

    Em minha opinião este aparelho apenas lê o quão opaco está o óleo, ou seja sua turbidez.
    Já que você tem o aparelho, experimente testar o óleo de um mesmo motor novo com baixa kilometragem e outro bastante rodado, de preferência com a mesma kilometragem rodada com o óleo.
    A diferença na cor do óleo (turbidez) será enorme, sem necessariamente condenar o óleo do motor mais velho.

    O fabricante indica que o limite do uso do óleo é 30%. São 30% de que? Qual a unidade de leitura do instrumento? Tem mais informações?
    Última edição por Gnegraes; 05-04-2021 às 11:54.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    May 2018
    Nome Real
    Lauro Becker
    Localização
    Indaiatuba-SP
    Moto
    R 1200 GS Sport LC 2013
    Posts
    50
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Eu acredito que dezenas, talvez centenas de engenheiros das fábricas não recomendaria as trocas em tal quilometragem se não soubessem o que estão falando e principalmente testado muitas motos e os óleos por centenas de milhares de quilometros antes de dizer isso.

    É claro que o "mechânico" ali da esquina, formado na escola da vida e que não concluiu nem o primeiro grau pode dizer diferente. Mas em quem acreditar?

    Siga o manual e seja feliz, e conserve seu motor. Nunca economize em óleo, sempre use o recomendado pelo fabricante, ou outro que tenha a mesma classificação API. O resto é conversa fiada e achismo sem fundamento técnico.

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    May 2018
    Nome Real
    Lauro Becker
    Localização
    Indaiatuba-SP
    Moto
    R 1200 GS Sport LC 2013
    Posts
    50
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Este aparelho deve ser bom, desde que o olho do cara, e o viscosímetro entre-dedos sejam aferido pelo INMETRO...kkkk

  5. #5
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por bybecker Ver Post
    Eu acredito que dezenas, talvez centenas de engenheiros das fábricas não recomendaria as trocas em tal quilometragem se não soubessem o que estão falando e principalmente testado muitas motos e os óleos por centenas de milhares de quilometros antes de dizer isso.

    É claro que o "mechânico" ali da esquina, formado na escola da vida e que não concluiu nem o primeiro grau pode dizer diferente. Mas em quem acreditar?

    Siga o manual e seja feliz, e conserve seu motor. Nunca economize em óleo, sempre use o recomendado pelo fabricante, ou outro que tenha a mesma classificação API. O resto é conversa fiada e achismo sem fundamento técnico.
    Concordo....É muito simples e as pessoas complicam. Sigam o manual.

    Diogo Emanuel Maia

  6. #6
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Taí o resultado do teste de longa duração do óleo Petronas Sprinta F900 10W-40 100% sintético.

    Será que chegou aos 10.000km indicados no manual?

    https://youtu.be/RLUVRbdnPlM


    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    Última edição por rodpcastro; 03-07-2021 às 16:37.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  7. #7
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Taí o resultado do teste de longa duração do óleo Petronas Sprinta F900 10W-40 100% sintético.

    Será que chegou aos 10.000km indicados no manual?

    https://youtu.be/RLUVRbdnPlM


    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    Olá Rodrigo, muito bom o vídeo.
    Só entendo que o óleo está cumprindo muito bem pelo menos uma das funções, que é a limpesa do motor. Talvez o filtro é que está falho...., outra coisa, achei bastante temerário condenar uma marca de óleo usando um aparelho sem aferição oficial do Inmetro. Espero, sinceramente, que você não venha a ter problemas com isso.



    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  8. #8
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Ninguém condenou marca de óleo. 8.000 km é uma boa marca. Não sei ainda até onde as outras chegam, veremos. O próximo é o Repsol 100% sintético.

    Ah, o filtro de óleo era HiFlo HF 160, excelente qualidade O filtro não é para esse tipo de contaminantes, mas para material particulado a partir de certo tamanho que eu não pesquisei.

    Quanto a ter problemas com isso, são apenas fatos. Os testes foram feitos e o resultado é esse. Se o aparelho é aferido pelo Inmetro pouco me importa, eu não sou laboratório. Sou um usuário relatando minha experiência. Comprei o óleo com meu próprio dinheiro, usei na minhaa própria moto e fiz 3 testes consecutivos com o mesmo aparelho.

    Ah, tem uma explicação bem interessante (como sempre) do Gnegraes mais acima nesse tópico, vale ler.

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    Última edição por rodpcastro; 03-07-2021 às 20:39.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  9. #9
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Rodrigo, estou só expondo o que entendi....desculpa aí.


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Rodrigo,

    Como já havia perguntado anteriormente, esse aparelho mede "algo" que não diz o que é e mostra um resultado desse algo em %.
    Mais uma vez minhas perguntas:
    - mede o que?
    - indica uma % de que?

    Se o aparelho não diz o que mede e apenas diz se o óleo está bom ou ruim, é uma enganação.
    Se fosse um instrumento sério, diria com todas as letras o que faz e qual o critério adotado para dizer "OK" ou "Ruim".

    A propriedade mais importante de um óleo é a sua viscosidade e sua capacidade de mantê-la ao longo do uso no motor.
    Suas outras propriedades são importantes mas secundárias.

    Os fabricantes de motores indicam a kilometragem recomendada para a troca do óleo de cárter, incluindo aí o filtro.
    Nos dias de hoje e com uso dito normal, recomendam a troca a cada 10.000km.
    Esse valor não é o limite, de outra forma com 10.100km por exemplo, surgiriam problemas.
    Nenhum fabricante indica valor limite, mas um valor recomendado para a troca, visto que se inicia a perda gradual de suas propriedades.
    Os atuais óleos lubrificantes de cárter são de alta tecnologia e aguentam muito desaforo no uso. As trocas feitas nos intervalos recomendados garantem bom desempenho e vida longa ao motor.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!