Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Impressoras 3D - Peças de reposição baratas - Que tal?

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    May 2020
    Nome Real
    Igro Maia de Souza
    Localização
    Brasília
    Moto
    F750gs
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Impressoras 3D - Peças de reposição baratas - Que tal?

    Boa noite pessoal.

    Será que já existe alguma empresa que faça peças de reposição plásticas/fibra utilizando impressoras 3d?

    Falo isso pq os preços de peças plásticas de reposição de motos normalmente são muito caras, principalmente pq vêm do exterior.

    No youtube existem vários vídeos ensinando a fazer scanner 3d com R$500... tem impressoras de R$5.000,00.

    Imagina pegar uma BMW nova, escanear as peças plásticas e deixar guardados os projetos. No caso de algum problema, você "imprime" a peça, pinta e repõe no lugar.

    E pelos preços que eu ando vendo, uma bolha (parabrisa) fosca não sairia por mais do que R$100.


    Tenho esperança que daqui a uns 5 anos vamos compartilhar "arquivos" com modelos 3d de peças automotivas plásticas, que a gente vai levar em alguma loja "impressora" perto de casa e manda fazer uma igual.

  2. #2
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Bom dia!!!
    O assunto é interessante, assistindo o Discovery Turbo, não lembro qual programa, o pessoal resolveu a falta de uma peça de um carro com a impressora 3D....
    Pelo menos nos USA já existem lojas ou oficinas que prestam tal serviço....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  3. #3
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    É uma prestação de serviço interessante. Fiquei em dúvida acerca da legislação brasileira quanto à proteção de patente, etc. Não sei se nossas motocicletas têm registro de peças ou algo assim que impossibilitaria esse procedimento. É claro que temos peças e acessórios de fabricantes paralelos, mas juridicamente acredito que não é a mesma situação. Mas é uma ideia que espero que prospere.

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Bom dia!!!
    O assunto é interessante, assistindo o Discovery Turbo, não lembro qual programa, o pessoal resolveu a falta de uma peça de um carro com a impressora 3D....
    Pelo menos nos USA já existem lojas ou oficinas que prestam tal serviço....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Acho que foi no "Jóias sobre rodas"

    Luiz Baum

  5. #5
    Piloto Nível 1 Avatar de Nei_Gomes
    Data de Ingresso
    Dec 2020
    Nome Real
    Neimar Gomes
    Localização
    Campinas - SP
    Moto
    2016 BMW R1200 GS Premium+
    Posts
    90
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Acho que foi no "Jóias sobre rodas"

    Luiz Baum
    "Carros Irados", fizeram um coletor de alguma material metálico, scanearam o motor no carro e desenvolveram a peça toda. Se nãome engano, foi num Mercedez asa de gaivota.
    Há cerca de 5 anos fui numa feira no Anhembi e vi uma 3D printando um capacete de moto, a criança custava na época $400 mil reais, mas fazia peças grandes de qualidade excelente(segundo o fabricante, a volkswagem tinha uma daquela). Mas essa printava varios tipos de polímeros(plásticos). Na época a empresa que trabalhava comprou uma de 5mil reais e muita mas muita coisa que precisava de uma ferramentaria pra fazer por um preço medio de 200 reais, saia em 3h a custo de 6 reais...
    Hoje existem 3D que sim, fazem peças metálicas de alta complexidade. Não conheço, mas deve haver aqui no Brasil quem faça isso pra moto.

  6. #6
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Problema que estas impressoras baratas não fazem peça muito complexa, e o acabamento fica bem estranho ... sem falar que são bem lentas uma bolha da R1200GS por exemplo deve demorar umas 5 horas para imprimir
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  7. #7
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por shw Ver Post
    Problema que estas impressoras baratas não fazem peça muito complexa, e o acabamento fica bem estranho ... sem falar que são bem lentas uma bolha da R1200GS por exemplo deve demorar umas 5 horas para imprimir
    Sem falar na matéria prima original de cada peça...
    Quesitos como: tensão de ruptura à tração, tensão de elongamento, módulo de elasticidade, estabilidade do pigmento aos raios UV, etc...
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #8
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Marivaldo Alves Vieira
    Localização
    Uberlândia/MG
    Moto
    R1200gs Adventure
    Posts
    282
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Bem colocado. Copiar é possível. Que digam os produtos "chineses". Conferir a mesma resistência, durabilidade e qualidade leva anos de desenvolvimento. Não troco o original pela cópia, ainda mais quando minha vida depende do bom desempenho do equipamento.

  9. #9
    Piloto Nível 1 Avatar de Nei_Gomes
    Data de Ingresso
    Dec 2020
    Nome Real
    Neimar Gomes
    Localização
    Campinas - SP
    Moto
    2016 BMW R1200 GS Premium+
    Posts
    90
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por shw Ver Post
    Problema que estas impressoras baratas não fazem peça muito complexa, e o acabamento fica bem estranho ... sem falar que são bem lentas uma bolha da R1200GS por exemplo deve demorar umas 5 horas para imprimir
    Eu acredito que na "baratinha" seriam bem mais que 100h de impressão.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!