Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 3456 ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 50 de 54

Tópico: Óleo - Porque pagar mais caro?

  1. #41
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.357
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Navegando pelos sites BMW na Alemanha, achei uma discussão sobre óleos de cárter.

    Interessante que um dos colegas publicou duas respostas da BMW enviadas a ele sobre o assunto.
    Abaixo vai a tradução ao português:


    Prezado Sr Buchholz,
    Muito obrigado pelo seu e-mail.

    Para a BMW R 1200 GS refrigerada a água, apenas o óleo do motor da classe de viscosidade SAE 5 W - 40, API SL/JASO MA2, é aprovado de fábrica. Desde que o óleo atenda a essas especificações, é seguro usá-lo.

    Para obter o desempenho ideal da pilotagem (por exemplo, embreagem), a BMW Motorrad recomenda o uso de óleos Castrol Power 1 Racing 4T ou BMW Motorrad Advantec Ultimate (disponível no seu parceiro BMW Motorrad), cada um com uma viscosidade de SAE 5 W - 40.

    Atenciosamente
    Stephen Kraft
    --
    BMW Motorrad Direct
    80788 Munique



    A especificação API SL/JASO MA2 nas instruções de operação da R 1200 GS pode ser vista da seguinte forma: A classe API SM seria permitida se o óleo também atendesse JASO MA2 ao mesmo tempo. Se, por outro lado, o óleo não for classificado de acordo com JASO, o óleo deve corresponder à classificação API SL. Classes superiores não seriam permitidas, pois esses óleos contêm redutores de fricção especiais que podem causar problemas na embreagem (derrapagem da embreagem).

    Atenciosamente
    Stephen Kraft
    --
    BMW Motorrad Direct
    80788 Munique
    Última edição por Gnegraes; 13-04-2023 às 18:21.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #42
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2023
    Nome Real
    Leandro Mariano
    Localização
    Jundiai
    Moto
    GS 1200 Premiun
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por diogomail Ver Post
    Pode rodar despreocupado. Estou usando esse mesmo óleo e não vi diferenças para os óleos de grandes marcas. Meu mecânico é preparador e chefe de equipe de corrida de moto e recomendou fortemente esse óleo.

    Diogo Emanuel
    Excelente discussão. Sempre cuidei muito disso. Em especial na Gs tem sido custoso. E antes que alguém diga ..... sim está caro manter, não deveria ter a moto? Talvez, faço alguns sacrifícios pessoais para manter o meu gosto/sonho sobre duas rodas. A GS nem é meu estilo, mas adoro a moto, e cuido como tudo o que tenho. Talvez alguns não precisem disso, paga e pronto, mas hj preciso economizar. Eu mesmo faço a troca, sempre fiz, de todos os fluídos/óleos, mas mesmo assim está puxado .... Encarei até a revisão do cardã, mas essa é outra história.

    Estou tendencioso a experimentar esse Gulf, quem o usa teve alguma ressalva? Dá pra comprar no mercado livre mesmo? Valeria a pena um 10W40?

    Minha Gs é 2013, tem 58.000, está comigo desde os 20.000. Quando comprei, fiz uma revisão e o mecânico aqui indicou o 10w40, mas acabei seguindo o manual e trocando eu mesmo.

  3. #43
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    194
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por Leandro M Ver Post
    Excelente discussão. Sempre cuidei muito disso. Em especial na Gs tem sido custoso. E antes que alguém diga ..... sim está caro manter, não deveria ter a moto? Talvez, faço alguns sacrifícios pessoais para manter o meu gosto/sonho sobre duas rodas. A GS nem é meu estilo, mas adoro a moto, e cuido como tudo o que tenho. Talvez alguns não precisem disso, paga e pronto, mas hj preciso economizar. Eu mesmo faço a troca, sempre fiz, de todos os fluídos/óleos, mas mesmo assim está puxado .... Encarei até a revisão do cardã, mas essa é outra história.

    Estou tendencioso a experimentar esse Gulf, quem o usa teve alguma ressalva? Dá pra comprar no mercado livre mesmo? Valeria a pena um 10W40?

    Minha Gs é 2013, tem 58.000, está comigo desde os 20.000. Quando comprei, fiz uma revisão e o mecânico aqui indicou o 10w40, mas acabei seguindo o manual e trocando eu mesmo.
    Leandro,

    Aproveito sua pergunta para passar minha impressão após 6 meses e aproximadamente 4k rodados com o óleo Gulf:
    No início não senti absolutamente nenhuma mudança na moto, seja funcionamento, ruído, aquecimento e principalmente no passar de marchas. Hoje minha opinião mudou e EU não voltarei a utilizar esse óleo. Motivo: o passar de marchas ficou pesado e ruidoso.
    Assino em baixo sua opinião sobre o custo de se manter uma moto dessa e muitos sacrifícios são feitos para ter o sonho. Infelizmente a grana não cai do céu e no que puder ser feito para tentar alguma economia eu farei (MINHA OPINIÃO).
    Vou continuar com os testes e a minha próxima troca será com o Petronas Sprinta F900 10w40. Óleo 100% sintético e com classificação SN, superior ao Gulf que é SL. O preço é bastante similar.

    Diogo Emanuel

  4. #44
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.357
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Diogo,

    Não sei quanto você pagou pelo Gulf, mas o Castrol Power Racing 1 10W40 custa em média R$100,00 o litro.
    Será que vale a pena economizar R$100, R$150 em uma autonomia de 10.000km, que é o que se roda a cada troca em condições normais?
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #45
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.357
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Leandro M Ver Post
    Excelente discussão. Sempre cuidei muito disso. Em especial na Gs tem sido custoso. E antes que alguém diga ..... sim está caro manter, não deveria ter a moto? Talvez, faço alguns sacrifícios pessoais para manter o meu gosto/sonho sobre duas rodas. A GS nem é meu estilo, mas adoro a moto, e cuido como tudo o que tenho. Talvez alguns não precisem disso, paga e pronto, mas hj preciso economizar. Eu mesmo faço a troca, sempre fiz, de todos os fluídos/óleos, mas mesmo assim está puxado .... Encarei até a revisão do cardã, mas essa é outra história.

    Estou tendencioso a experimentar esse Gulf, quem o usa teve alguma ressalva? Dá pra comprar no mercado livre mesmo? Valeria a pena um 10W40?

    Minha Gs é 2013, tem 58.000, está comigo desde os 20.000. Quando comprei, fiz uma revisão e o mecânico aqui indicou o 10w40, mas acabei seguindo o manual e trocando eu mesmo.
    Leandro,

    Quem indica a especificação de óleos é a BMW, não é o mecânico.

    O mercado está cheio de picaretas. Como você bem disse, é moto cara e mantê-la custa, não cometa erros bobos...

    Os bons mecânicos nas boas oficinas seguem rigorosamente as especificações da fábrica e que constam do teu manual de proprietário.
    Última edição por Gnegraes; 04-08-2023 às 17:26.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #46
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2023
    Nome Real
    Leandro Mariano
    Localização
    Jundiai
    Moto
    GS 1200 Premiun
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Obrigado pela sua resposta Diogo! Poderia ser mais simples mas a gente tem que se virar. Quem sabe eu te ajudo nesse teste, rsrsrsrs. Eu ainda tenho alguns kms na manga, nas speeds era a cada 3.000 sem choro, vou amadurecer um pouco mais a ideia.

    Valeu!!!

  7. #47
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    194
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Diogo,

    Não sei quanto você pagou pelo Gulf, mas o Castrol Power Racing 1 10W40 custa em média R$100,00 o litro.
    Será que vale a pena economizar R$100, R$150 em uma autonomia de 10.000km, que é o que se roda a cada troca em condições normais?
    Grande Guilherme,

    O preço comparado com o Castrol nem se compara. Paguei na época R$ 134 nos 4 litros. Usei o Castrol por muitos anos e conheço a qualidade indiscutível.
    Agora vamos de Petronas...

    Diogo Emanuel

  8. #48
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.357
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por diogomail Ver Post
    Grande Guilherme,

    O preço comparado com o Castrol nem se compara. Paguei na época R$ 134 nos 4 litros. Usei o Castrol por muitos anos e conheço a qualidade indiscutível.
    Agora vamos de Petronas...

    Diogo Emanuel


    Diogo,

    Acredite: o barato sempre sai caro. Não há milagre possível.... pagou preço de óleo queimado.
    Dei uma olhada no Petronas, também está na casa de R$40 o litro... chega a ser mais barato que semi-sintético Motul!!!!

    Se o teu problema é custo, sugiro colocar um semi-sintético de marca procedente e boa como Motul, vais pagar na média R$60 o litro.

    E se você está sentindo um comportamento estranho no motor / câmbio, troque o óleo já.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #49
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    194
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Diogo,

    Acredite: o barato sempre sai caro. Não há milagre possível.... pagou preço de óleo queimado.
    Dei uma olhada no Petronas, também está na casa de R$40 o litro... chega a ser mais barato que semi-sintético Motul!!!!

    Se o teu problema é custo, sugiro colocar um semi-sintético de marca procedente e boa como Motul, vais pagar na média R$60 o litro.

    E se você está sentindo um comportamento estranho no motor / câmbio, troque o óleo já.
    Guilherme o custo se torna um problema quando se roda pouco. Fiz a revisão da moto em janeiro com pouco mais de 5k rodados em 1 ano. Nesse ano já consegui rodar um pouco mais, entretanto, sigo uma filosofia que nem tudo que é mais caro é o melhor. A procedência do Castrol/Motul é algo que não questiono pois conheço na prática e não apenas pelo nome. A pergunta é: por que não dar chance a outras marcas? Usei o Gulf, não gostei e vou partir para outra. Se pesquisar no YT tem muitas pessoas que usam o Gulf e recomendam fortemente. Meu próprio mecânico falou muito bem desse óleo.
    Nesse meu caso de fato o barato vai sair mais caro pois como rodo pouco só iria trocar o óleo na próxima revisão e agora trocarei precocemente, mas penso que também poderia ter acontecido o oposto e o óleo ter superado as expectativas. Seria um custo-benefício imbatível.

    Diogo Emanuel

  10. #50
    Piloto Nível 1
    Avatar de crmendesme
    Data de Ingresso
    Sep 2021
    Nome Real
    Cristiano Ribeiro
    Localização
    Serra
    Moto
    R1200GS
    Posts
    196
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por diogomail Ver Post
    Guilherme o custo se torna um problema quando se roda pouco. Fiz a revisão da moto em janeiro com pouco mais de 5k rodados em 1 ano. Nesse ano já consegui rodar um pouco mais, entretanto, sigo uma filosofia que nem tudo que é mais caro é o melhor. A procedência do Castrol/Motul é algo que não questiono pois conheço na prática e não apenas pelo nome. A pergunta é: por que não dar chance a outras marcas? Usei o Gulf, não gostei e vou partir para outra. Se pesquisar no YT tem muitas pessoas que usam o Gulf e recomendam fortemente. Meu próprio mecânico falou muito bem desse óleo.
    Nesse meu caso de fato o barato vai sair mais caro pois como rodo pouco só iria trocar o óleo na próxima revisão e agora trocarei precocemente, mas penso que também poderia ter acontecido o oposto e o óleo ter superado as expectativas. Seria um custo-benefício imbatível.

    Diogo Emanuel

    Diogo estou usando o Gulf ja rodei 4.000km vou fazer a troca com 5000km. até o momento aparenta tudo ok, baixou 1 ponto na temperatura e não percebi nenhum barulho diferente.

Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 3456 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!