Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 54

Tópico: Óleo - Porque pagar mais caro?

  1. #11
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Inicio da F1 também. Gulf e STP eram as marcas mais associadas ao automobilismo em geral. (acabamos de entregar a idade kkkkk)
    STP para aditivos...

    Pesquisei na web e a Gulf saiu do Brasil em 1959, vendeu a operação aqui e que se transformou na Ipiranga. Voltaram ao mercado local mais recentemente.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #12
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Aproveitando essa informação do Guilherme sobre a Gulf, alguém já utilizou seus óleos?
    Tenho visto algumas pessoas utilizando essa marca na GS1200/1250 e o preço me pareceu muito bom. Segue o óleo recomendado:

    http://www.gulfdobrasil.com.br/produ...-5w40-sl-1-lt/

    https://produto.mercadolivre.com.br/...8-a28d5c99cf3a

    OBS: não vendo o referido produto e também não conheço o anunciante do ML. Envio apenas para exemplificar o preço

  3. #13
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por diogomail Ver Post
    Aproveitando essa informação do Guilherme sobre a Gulf, alguém já utilizou seus óleos?
    Tenho visto algumas pessoas utilizando essa marca na GS1200/1250 e o preço me pareceu muito bom. Segue o óleo recomendado:

    http://www.gulfdobrasil.com.br/produ...-5w40-sl-1-lt/

    https://produto.mercadolivre.com.br/...8-a28d5c99cf3a

    OBS: não vendo o referido produto e também não conheço o anunciante do ML. Envio apenas para exemplificar o preço
    Diogo,

    Minha posição pessoal é a seguinte: existem vários fabricantes de óleos lubrificantes e como em qualquer empresa, o meu óleo é o melhor...

    A Gulf não tem mais nenhuma tradição, aqui inclusive posso dizer que é "desconhecida".
    Prefiro usar lubrificantes de empresas reconhecidamente top na área, como Castrol por exemplo.
    E pensando no custo, com trocas a cada 10k km, o que se ganha na realidade???

    Estamos discutindo se teremos palitos à mesa do banquete ou não.

    E lembrando sempre: use os melhores lubrificantes que você puder, eles são a maior garantia de longevidade e desempenho de motores, câmbios, etc.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #14
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pessoal, insistindo neste assunto, resumidamente, o óleo especificado 5w40 seria adequado para regiões muito frias. Mas, quem mora em regiões quentes com temperatura mínimas acima de 10° no inverno, pode utilizar sem problemas um óleo 10w40?
    No caso da R1200GS LC...
    Qual a opinião dos entendidos?


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  5. #15
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Pessoal, insistindo neste assunto, resumidamente, o óleo especificado 5w40 seria adequado para regiões muito frias. Mas, quem mora em regiões quentes com temperatura mínimas acima de 10° no inverno, pode utilizar sem problemas um óleo 10w40?
    No caso da R1200GS LC...
    Qual a opinião dos entendidos?


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Reiner,

    Ter um óleo para partida para clima mais frio (5w40) em nada vai alterar seu desempenho partindo o motor em clima mais ameno.
    A situação contrária seria um problema, exemplificando: óleo 20W40 na Patagônia, quando deveria usar um 5W40 ou 0W40.

    Relembrando:

    - o 1o. dígito do código SAE indica faixas de temperaturas ambientes; na faixa o óleo garante que há viscosidade tal que possa ser bombeado a frio, para atingir as partes superiores do motor. Depois de alguns poucos minutos, o motor se aquece, o óleo também e o sistema funcionará nas temperaturas internas normais, com poucas alterações devido às variações da temperatura do ar externo.

    - o 2o. dígito do código SAE trata das faixas de temperatura do ar ambiente com o motor em funcionamento normal. Altos números indicam óleos para temperaturas elevadas, onde estabilizantes mantém a viscosidade mínima do óleo, impedindo que esta cai em demasia devido ao calor excessivo do ar.

    O importante é que a tua faixa recomendada esteja dentro da faixa do óleo que vai comprar. Exemplo:
    Um óleo 20W-40 é requerido pelo fabricante, o motor funcionará normalmente com um óleo 10W-40 ou 20W-50 ou 10W50 sem sofrer nenhum dano.

    Veja este gráfico cuja fone é a BMW:

    Tabela de óleos BMW.JPG

    A parte superior do termômetro é em graus Farenheit e óleos monoviscosos, a inferior em graus C.

    Veja que com temperaturas do ar entre 0grau e 80graus C (!!!!) há uma gama de diferentes óleos para serem usados.
    Veja que a grande preocupação é com a partida a frio, onde há diferentes óleos para cada clima mais frio !!!

    Eu no momento estou usando um Castrol Sintético Power Racing 1 10W50, uma ampla faixa de uso.
    Sabe quando vou dar a partida no motor a -20graus C? Nunca...
    Sabe quando estarei pilotando com temperatura do ar a +50graus C? Nunca também.....
    Última edição por Gnegraes; 24-02-2022 às 19:12.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #16
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Pessoal, alguém já utilizou ou conhece o óleo GULF....?
    O preço dele é bem mais em conta que o Castrol....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Ufa!!!! Enfim uma confirmação de uso em outro tópico.....valeu!!!

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  7. #17
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Depois de pouco mais de 5k rodados com o óleo Gulf 5w40 100% sintético trago algumas considerações:
    - Minha moto é ano 2017 e desde que saiu da garantia vinha utilizando o Castrol Power 1 Racing 5w40
    - Foi a primeira utilização do óleo Gulf
    - Condições de pilotagem foram exatamente as mesmas e nenhuma longa viagem nos últimos 2 anos
    Meu parecer é que não percebi nenhuma mudança no comportamento e funcionamento da moto. Ruído de motor, vibração e suavidade ao passar marchas permaneceram exatamente os mesmos. Se houve alguma mudança foi tão sutil a ponto de não ser percebida.
    Vou continuar utilizando o óleo com apenas mudança na viscosidade para 10w40. Moro no nordeste e não faz sentido continuar no 5w40. O preço é muito melhor comparado aos óleos de marcas consagradas.

    Diogo Emanuel

  8. #18
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Obrigado pelo diário de bordo,
    Continue nos informando....valeu!!!

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  9. #19
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Thomas,

    Historicamente os motores boxer eram com embreagem monodisco a seco. Depois mudaram para multidisco banhada a óleo.
    A especificação JASO japonesa classifica os óleos para trabalhar com embreagens banhadas a óleo, JASO2 indica esse uso.
    Mas isso não quer dizer que não se possa usar com embreagem monodisco a seco.

    Óleo de última geração pode ser usado em qualquer motor mais antigo não importando o ano de fabricação, o contrário não é verdadeiro.... Cuidado !!!

    A alteração do sistema de embreagem para multdisco a óleo se deve a dois fatos:

    - embreagem banhada a óleo é resfriada pelo óleo do cárter, funciona mais fria.
    - embreagem multidisco permite que se tenha embreagem deslizante, para controle anti travamento da roda traseira em caso de redução de marcha muito violenta e controles de tração incorporados na eletrônica embarcada.

    Mas existem sistemas de embreagem multidisco a seco. Exemplo? Motores Ducati, que inclusive possuem a tampa da embreagem toda ranhurada e aberta, para que o ar resfrie o sistema. Acho simplesmente lindo ver a bichinha girando....
    Há coisa de 40 anos tive uma HD 1949.
    Ela tinha 3 marchas à frente e marcha à ré.
    E a embreagem era multi discos a seco.

    Luiz Baum

  10. #20
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Marivaldo Alves Vieira
    Localização
    Uberlândia/MG
    Moto
    R1200gs Adventure
    Posts
    282
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Excelente feedback. Depois conte onde conseguiu adquirir o produto dessa marca.

Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!