Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456 ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 54

Tópico: Óleo - Porque pagar mais caro?

  1. #31
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.346
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Web ajuda muito quando se quer pesquisar.

    O site da ANP Agência Nacional do Petróleo tem página dedicada a fornecer informações de todos os lubrificantes a venda no Brasil.
    Você pode filtrar pelo fabricante (Petros-Indústria e Comércio) que é quem fornece os óleos Gulf. Como eu havia mencionado só pelo tamanho do mercado deles aqui, é uma empresa Importadora e Exportadora, não fabrica nada aqui.

    O óleo que vocês estão usando ainda não foi testado pela ANP.
    Mas outros óleos o foram e baixei as informações de 1 deles: Gulf Ultrasynth X 5W40.
    Vejam as informações abaixo:


    Gulf Ultrasynth X 5W40

    Gulf ULTRASYNT X 5W40.JPG

    Teste amostrou aditivação AUSENTE


    Como os dados que coletei mostraram desvios na aditivação, estou depreendendo que importam óleo base e complementam aqui no Brasil para determinado desempenho ou uso. Mas não o fazem corretamente para economizar, já que os aditivos são a parte cara do produto.

    Produto muito barato me acende a luz de alerta.
    Foi o caso. Sinceramente não usaria nenhum óleo deles, até me provem o contrário....

    Os óleos vendidos por eles aqui mostram alguns Conforme e outros Não Conforme
    Tem problemas sérios de controle de qualidade, o que me confirma não ser um fornecedor confiável no Brasil.
    Última edição por Gnegraes; 15-03-2023 às 12:21.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #32
    Piloto Nível 1
    Avatar de crmendesme
    Data de Ingresso
    Sep 2021
    Nome Real
    Cristiano Ribeiro
    Localização
    Serra
    Moto
    R1200GS
    Posts
    196
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Comprei o óleo Gulf no ML, produto com embalagem e lacre com boa qualidade, achei a cor dele um cobreado muito mais escuro que o motul. Coloquei o óleo e filtro novo com deve ser feito e pretendo trocar com 6455 km, agora é aguardar o resultado.

    .
    Última edição por crmendesme; 02-04-2023 às 12:39.

  3. #33
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    194
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por crmendesme Ver Post
    Comprei o óleo Gulf no ML, produto com embalagem e lacre com boa qualidade, achei a cor dele um cobreado muito mais escuro que do motul. Coloquei o óleo e filtro novo com deve ser feito e.pretento trocar com 6455 km, agora é aguardar o resultado.

    .
    Pode rodar despreocupado. Estou usando esse mesmo óleo e não vi diferenças para os óleos de grandes marcas. Meu mecânico é preparador e chefe de equipe de corrida de moto e recomendou fortemente esse óleo.

    Diogo Emanuel

  4. #34
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.346
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Cristiano,

    Fui pesquisar no site da Gulf aqui no Brasil a respeito do óleo que você comprou, o Power Track 4T.
    Fiz download do Data Sheet do óleo e qual a minha surpresa em verificar que a descrição fala em um mix de óleos básicos e mais aditivos.
    O problema é que na embalagem descreve o óleo com sendo sintético. Parece me que deva ser semi-sintético e mais aditivos....

    Descrição Power Track 4T.JPG

    Embalagem Power Track.JPG


    Para poder comparar a "linguagem" usada pela empresa, fiz download do Data Sheet do óleo Syntrac 4T.
    A descrição é clara: óleos básicos sintéticos. Fica claro aqui tratar-se de óleo sintético e mais aditivos.

    Descrição Syntrac.JPG

    Embalagem Syntrac.JPG

    Verificando os dados de laboratório de ambos os óleos (não são muitos) o Índice de Viscosidade de acordo com teste ASTM D2270 é de 151 para o Power Track e 156 para o Syntrac.
    O índice de viscosidade mede a estabilidade da viscosidade quando se varia a temperatura de 40C e 100C. Quanto maior o número, mais estável é a viscosidade. Comparativamente o Castrol Powr Racing tem índice de viscosidade 197.


    Achei muito estranha a postura da empresa em indicar na embalagem um produto que não condiz com o óleo fornecido.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #35
    Piloto Nível 1
    Avatar de crmendesme
    Data de Ingresso
    Sep 2021
    Nome Real
    Cristiano Ribeiro
    Localização
    Serra
    Moto
    R1200GS
    Posts
    196
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Cristiano,

    Fui pesquisar no site da Gulf aqui no Brasil a respeito do óleo que você comprou, o Power Track 4T.
    Fiz download do Data Sheet do óleo e qual a minha surpresa em verificar que a descrição fala em um mix de óleos básicos e mais aditivos.
    O problema é que na embalagem descreve o óleo com sendo sintético. Parece me que deva ser semi-sintético e mais aditivos....

    Descrição Power Track 4T.JPG

    Embalagem Power Track.JPG


    Para poder comparar a "linguagem" usada pela empresa, fiz download do Data Sheet do óleo Syntrac 4T.
    A descrição é clara: óleos básicos sintéticos. Fica claro aqui tratar-se de óleo sintético e mais aditivos.

    Descrição Syntrac.JPG

    Embalagem Syntrac.JPG

    Verificando os dados de laboratório de ambos os óleos (não são muitos) o Índice de Viscosidade de acordo com teste ASTM D2270 é de 151 para o Power Track e 156 para o Syntrac.
    O índice de viscosidade mede a estabilidade da viscosidade quando se varia a temperatura de 40C e 100C. Quanto maior o número, mais estável é a viscosidade. Comparativamente o Castrol Powr Racing tem índice de viscosidade 197.


    Achei muito estranha a postura da empresa em indicar na embalagem um produto que não condiz com o óleo fornecido.
    Guilherme o verso da embalagem não tem essa informação conforme foto anexo, amanhã vou ligar para a Gulf e cobrar esclarecimento pois as informações são conflitantes.

    Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

  6. #36
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.346
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por crmendesme Ver Post
    Guilherme o verso da embalagem não tem essa informação conforme foto anexo, amanhã vou ligar para a Gulf e cobrar esclarecimento pois as informações são conflitantes.

    Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk


    Oi Cristiano,

    O que define um óleo semi-sintético é a sua formulação: óleos base ( origem mineral = petróleo) e um pouco de óleo sintético para melhorar o desempenho lubrificante. A sua denominação já descreve o que é, um blend de dois óleos de origem distinta.
    Todos os fabricantes de óleos mencionam isso nas suas descrições de produto, tanto na embalagem como nos Data Sheets.

    O curioso é que todos os fabricantes de óleos possuem apenas 1 produto denominado Sintético, e naturalmente com as variações de graduação SAE de temperatura do ar ambiente.
    Me parece não fazer o menor sentido ter 2 óleos sintéticos no mercado...
    O óleo sintético é composto de 1 óleo produzido artificialmente e mais a penca de aditivos necessários ao seu desempenho.

    Veja que em ambos os DataSheets o texto é exatamente o mesmo, apenas que no Syntrax há o termo sintético.

    Fui no site americano da Gulf e os Data Sheets aqui são uma tradução exata dos originais em inglês. Busquei fotos das embalagens no site americano e não encontrei.

    Erro de impressão na embalagem? Duvido.
    Má fé???? Tire suas conclusões. A minha conclusão já a tenho....
    Última edição por Gnegraes; 03-04-2023 às 07:52.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #37
    Piloto Nível 1
    Avatar de crmendesme
    Data de Ingresso
    Sep 2021
    Nome Real
    Cristiano Ribeiro
    Localização
    Serra
    Moto
    R1200GS
    Posts
    196
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Oi Cristiano,

    O que define um óleo semi-sintético é a sua formulação: óleos base ( origem mineral = petróleo) e um pouco de óleo sintético para melhorar o desempenho lubrificante. A sua denominação já descreve o que é, um blend de dois óleos de origem distinta.
    Todos os fabricantes de óleos mencionam isso nas suas descrições de produto, tanto na embalagem como nos Data Sheets.

    O curioso é que todos os fabricantes de óleos possuem apenas 1 produto denominado Sintético, e naturalmente com as variações de graduação SAE de temperatura do ar ambiente.
    Me parece não fazer o menor sentido ter 2 óleos sintéticos no mercado...
    O óleo sintético é composto de 1 óleo produzido artificialmente e mais a penca de aditivos necessários ao seu desempenho.

    Veja que em ambos os DataSheets o texto é exatamente o mesmo, apenas que no Syntrax há o termo sintético.

    Fui no site americano da Gulf e os Data Sheets aqui são uma tradução exata dos originais em inglês. Busquei fotos das embalagens no site americano e não encontrei.

    Erro de impressão na embalagem? Duvido.
    Má fé???? Tire suas conclusões. A minha conclusão já a tenho....
    Guilherme após rodar 900km com o Gulf, notei um traço a menos na temperatura além da redução no ruído (barulho de corrente e válvulas, que só os doidos escutam) no motor também.

    Enviado usando o Tapatalk
    Última edição por crmendesme; 10-04-2023 às 00:18.

  8. #38
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.346
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Mais uma informação de sites na Alemanha: não há determinação e/ou indicação da BMW para que se troque o óleo do cárter anualmente, independentemente da kilometragem rodada... Conferi no Manual de Proprietário e é isso mesmo.

    E faz sentido!!! Senão vejamos: óleos da caixa de redução traseira e de câmbio (pré 2013 AC), não há recomendação de troca por tempo, apenas por kilometragem.
    Não há razão para a troca por tempo. Vejam qualquer embalagem de óleo lubrificante: validade por tempo indeterminado.

    O óleo do cárter com o motor em funcionamento se altera devido ao atritos sob pressão (= redução da viscosidade), temperatura alta (= oxidação) contaminantes da câmara de combustão, etc.

    O óleo de cárter com o motor parado não sofre nenhuma ação, seja ela química ou mecânica.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #39
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.441
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Vejam isso...https://cloud.tapatalk.com/s/64346564...410-WA0007.mp4

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  10. #40
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.346
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Vejam isso...https://cloud.tapatalk.com/s/64346564...410-WA0007.mp4

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

    Gostaria de saber de onde e como ele deduziu que óleos lubrificantes no Brasil usam parcialmente óleos reciclados.
    Ele percebeu também que a viscosidade mudou.... Deve ter usado o famoso viscosímetro "Polegar+Indicador".
    A única coisa que ele pode afirmar neste caso de comparação é no tocante a cor e odor.
    O resto é Bullshit....

    Entrei no site da Motul e consegui informações apenas para o Motul 5000+ 20W50.
    É um óleo semi sintético, o Índice de Viscosidade 126 é baixo (estabilidade da viscosidade nas alterações de temperatura), TBN é razoável 7,4 mgKOH/g.
    É um óleo de médio desempenho (é um óleo semi sintético) mas produzido pela Motul, uma empresa séria.
    Quem não é sério é o mecânico que fez o vídeo.


    Data Sheet Motul 5000 20W50

    DS 5000 20W50.JPG


    Data Sheet Motul 5000+ 20W50

    DS 5000+ 20W50.JPG


    No Motul importado o Índice de Viscosidade é um pouco melhor do que no óleo nacional: 135 versus 126

    Jà o TBN do óleo produzido aqui é melhor que o francês: 7,4 versus 6,6 mgKOH/g
    Última edição por Gnegraes; 10-04-2023 às 17:47.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!