Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 54

Tópico: Óleo - Porque pagar mais caro?

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    May 2018
    Nome Real
    Lauro Becker
    Localização
    Indaiatuba-SP
    Moto
    R 1200 GS Sport LC 2013
    Posts
    50
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6

    Óleo - Porque pagar mais caro?

    Assunto recorrente: Qual o melhor óleo para sua moto?
    Resposta: O que o fabricante recomenda, ou outro com especificações API iguais.

    Porque afirmo isso? Porque o que torna um óleo diferente do outro é a classificação API, e especialmente a especificação JASO MA2 que é exclusiva para motos com embreagem imersa em óleo.

    A classificação API só é forncida após análise laboratorial e comprovação de que o óleo atende integralmente a norma API.

    Então, por exemplo, se a BMW recomenda para sua BMW o 5W40 API SN ADVANTEC, voce pode pagar desde uns 90 reais o litro até 211 reais (na Eurobike) pelo mesmo litro de óleo....

    MAS, se pesquisar, pode comprar um óleo igual, recomendado pela BMW até 2016(acho), que é o CASTROL Power1 Racing 5w40 API SN, ou seja, absolutamente e técnicamente o mesmo óleo, pelo preço de +- 65 reais.

    Fica a dica. (que vale para qualquer óleo com classificação API igual)

  2. #2
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Se não me engano existem diferenças no sistema de embreagem das motos BMW, entre modelos diferentes e até entre o mesmo modelo de anos diferentes.
    Era banhada a óleo e virou seca ou ao contrário, não me lembro.

    Só avisando pq um óleo recomendado para motos de um ano pode não ser adequado para motos de anos diferentes.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  3. #3
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Tenho utilizado o óleo Castrol 5w40 e percebo um funcionamento mais suave do motor, além dos engates das marchas mais macio. Isso comparado ao óleo que usava anteriormente (Motul 7100).
    O melhor de tudo é o preço, que custa no máximo 70% do preço do Motul.

    Diogo Emanuel Maia

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Se não me engano existem diferenças no sistema de embreagem das motos BMW, entre modelos diferentes e até entre o mesmo modelo de anos diferentes.
    Era banhada a óleo e virou seca ou ao contrário, não me lembro.

    Só avisando pq um óleo recomendado para motos de um ano pode não ser adequado para motos de anos diferentes.
    Thomas,

    Historicamente os motores boxer eram com embreagem monodisco a seco. Depois mudaram para multidisco banhada a óleo.
    A especificação JASO japonesa classifica os óleos para trabalhar com embreagens banhadas a óleo, JASO2 indica esse uso.
    Mas isso não quer dizer que não se possa usar com embreagem monodisco a seco.

    Óleo de última geração pode ser usado em qualquer motor mais antigo não importando o ano de fabricação, o contrário não é verdadeiro.... Cuidado !!!

    A alteração do sistema de embreagem para multdisco a óleo se deve a dois fatos:

    - embreagem banhada a óleo é resfriada pelo óleo do cárter, funciona mais fria.
    - embreagem multidisco permite que se tenha embreagem deslizante, para controle anti travamento da roda traseira em caso de redução de marcha muito violenta e controles de tração incorporados na eletrônica embarcada.

    Mas existem sistemas de embreagem multidisco a seco. Exemplo? Motores Ducati, que inclusive possuem a tampa da embreagem toda ranhurada e aberta, para que o ar resfrie o sistema. Acho simplesmente lindo ver a bichinha girando....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por diogomail Ver Post
    Tenho utilizado o óleo Castrol 5w40 e percebo um funcionamento mais suave do motor, além dos engates das marchas mais macio. Isso comparado ao óleo que usava anteriormente (Motul 7100).
    O melhor de tudo é o preço, que custa no máximo 70% do preço do Motul.

    Diogo Emanuel Maia
    Diogo,

    Usava o semi sintético Motul 5100, troquei pelo Castrol sintético e notei uma diferença brutal, seja em ruído do motor, seja no regime de temperaturas do motor, está mais "frio" pois os atritos são menores....

    Gosto muito do óleos Castrol. Tenho amigos que usam os alemães Liqui Molly, são produtos de alta performance também e iniciando a tomar espaço no mercado europeu. Castrol vem do tempo de lubrificar cubo de roda de carroça (brincadeira...), estão na estrada há muitos anos....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #6
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Só realçando, óleo para a R1200GS ou todas as motos com embreagem banhada, tem que ser específico para motos. No caso do Castrol, pode ser o Racing 4T 5w40....
    Óleo porreta.....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  7. #7
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pessoal, alguém já utilizou ou conhece o óleo GULF....?
    O preço dele é bem mais em conta que o Castrol....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  8. #8
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Pessoal, alguém já utilizou ou conhece o óleo GULF....?
    O preço dele é bem mais em conta que o Castrol....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Não tenho quaisquer referências de lubrificantes deste fabricante Gulf e não conheço quem tenha usado.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #9
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Não tenho quaisquer referências de lubrificantes deste fabricante Gulf e não conheço quem tenha usado.
    Guilherme, você vai lembrar agora. Quem não se lembra do filme GranPrix de 1966, meio do século passado, com James Garner, Jessica Walter, Yves Montand entre outros....patrocinador mais visualizado era a GULF......kkkkk.
    A marca é antiga, mas quem toma conta dela hoje? Não sei..


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  10. #10
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Guilherme, você vai lembrar agora. Quem não se lembra do filme GranPrix de 1966, meio do século passado, com James Garner, Jessica Walter, Yves Montand entre outros....patrocinador mais visualizado era a GULF......kkkkk.
    A marca é antiga, mas quem toma conta dela hoje? Não sei..


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Inicio da F1 também. Gulf e STP eram as marcas mais associadas ao automobilismo em geral. (acabamos de entregar a idade kkkkk)
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!