Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 17

Tópico: Dificuldade na partida - GS 1200AC - Regulagem de válvulas?

  1. #1
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Dificuldade na partida - GS 1200AC - Regulagem de válvulas?

    Amigos, bom dia.

    Nesse final de semana, fiz um pequeno passeio com alguns amigos até Santos. Chegamos no litoral, o painel marcava 36graus de temperatura. Fomos até o velho centro, no Rei do Café (indico muito) e depois seguimos para comer um bolinho de bacalhau.

    No anda e para do trânsito, a temperatura do motor foi subindo até atingir uma barra abaixo da marcação máxima do painel (A GS a ar possui um range que marca com duas setas o máximo e o mínimo).

    Paramos no restaurante e logo em seguida tentei ligar a moto novamente para manobrar... aí veio o susto. Partida pesada, arrastada, o motor de arranque quase não girava e após 4 ou 5 tentativas, desisti. A moto não pegou.

    Ficamos lá por cerca de 1h e o motor esfriou. Dei partida novamente e pegou tranquilo. Seguimos viagem pra casa.

    Algumas dúvidas ficaram...

    Já li aqui mesmo sobre esse defeito que algumas GS´s antigas já apresentaram. Li a respeito de regulagem de válvulas. Minha moto tem 45mil kms agora. Será que chegou a hora?

    Uma outra coisa que me incomoda. Já li a respeito por aqui também. Quando dou a partida com a moto no descanso lateral, os primeiros segundos de funcionamento do motor, eventualmente, resultam em um barulho muito feio, parecido com uma batida de válvula bem forte. Isso já aconteceu algumas vezes, mas no cavalete central não ocorre. O que seria isso?

    De resto, o funcionamento do motor está normal, sem falhas, consumo padrão, revisões em dia, etc.

    Hoje devo levar a moto para trocar o óleo e conversar com o Beto a respeito disso, mas gostaria de ouvir dos colegas que já vivenciaram algo parecido.

    Abraço.

    Felipe

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Amigos, bom dia.

    Nesse final de semana, fiz um pequeno passeio com alguns amigos até Santos. Chegamos no litoral, o painel marcava 36graus de temperatura. Fomos até o velho centro, no Rei do Café (indico muito) e depois seguimos para comer um bolinho de bacalhau.

    No anda e para do trânsito, a temperatura do motor foi subindo até atingir uma barra abaixo da marcação máxima do painel (A GS a ar possui um range que marca com duas setas o máximo e o mínimo).

    Paramos no restaurante e logo em seguida tentei ligar a moto novamente para manobrar... aí veio o susto. Partida pesada, arrastada, o motor de arranque quase não girava e após 4 ou 5 tentativas, desisti. A moto não pegou.

    Ficamos lá por cerca de 1h e o motor esfriou. Dei partida novamente e pegou tranquilo. Seguimos viagem pra casa.

    Algumas dúvidas ficaram...

    Já li aqui mesmo sobre esse defeito que algumas GS´s antigas já apresentaram. Li a respeito de regulagem de válvulas. Minha moto tem 45mil kms agora. Será que chegou a hora?

    Uma outra coisa que me incomoda. Já li a respeito por aqui também. Quando dou a partida com a moto no descanso lateral, os primeiros segundos de funcionamento do motor, eventualmente, resultam em um barulho muito feio, parecido com uma batida de válvula bem forte. Isso já aconteceu algumas vezes, mas no cavalete central não ocorre. O que seria isso?

    De resto, o funcionamento do motor está normal, sem falhas, consumo padrão, revisões em dia, etc.

    Hoje devo levar a moto para trocar o óleo e conversar com o Beto a respeito disso, mas gostaria de ouvir dos colegas que já vivenciaram algo parecido.

    Abraço.

    Felipe
    Felipe,

    A BMW recomenda verificar a folga das válvulas a cada 10.000km para as AC. Não quer dizer que tenha de regulá-las, ma sa verificação teinformará se necessário.
    Nas LC, não há regulagem, troca-se as pastilhas de apoio para obter a folga correta.

    Partir com a moto no descanso lateral após tê-la deixado algum tempo assim, leva a que o óleo se acumule mais do lado esquerdo do motor e favorece o escorrimento do óleo do cabeçote, etc. para o cárter. O barulho vem daí, pouco óleo no lado direito do motor.
    Descanso lateral apenas para paradas rápidas, o correto é o cavalete central.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Guilherme. Obrigado pelos esclarecimentos.

    Essa "falta de óleo" no cabeçote direito no momento da partida pode comprometer a durabilidade dos componentes? Pergunto porque aquela barulheira dá até medo!

  4. #4
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Amigos, bom dia.

    Nesse final de semana, fiz um pequeno passeio com alguns amigos até Santos. Chegamos no litoral, o painel marcava 36graus de temperatura. Fomos até o velho centro, no Rei do Café (indico muito) e depois seguimos para comer um bolinho de bacalhau.

    No anda e para do trânsito, a temperatura do motor foi subindo até atingir uma barra abaixo da marcação máxima do painel (A GS a ar possui um range que marca com duas setas o máximo e o mínimo).

    Paramos no restaurante e logo em seguida tentei ligar a moto novamente para manobrar... aí veio o susto. Partida pesada, arrastada, o motor de arranque quase não girava e após 4 ou 5 tentativas, desisti. A moto não pegou.

    Ficamos lá por cerca de 1h e o motor esfriou. Dei partida novamente e pegou tranquilo. Seguimos viagem pra casa.

    Algumas dúvidas ficaram...

    Já li aqui mesmo sobre esse defeito que algumas GS´s antigas já apresentaram. Li a respeito de regulagem de válvulas. Minha moto tem 45mil kms agora. Será que chegou a hora?

    Uma outra coisa que me incomoda. Já li a respeito por aqui também. Quando dou a partida com a moto no descanso lateral, os primeiros segundos de funcionamento do motor, eventualmente, resultam em um barulho muito feio, parecido com uma batida de válvula bem forte. Isso já aconteceu algumas vezes, mas no cavalete central não ocorre. O que seria isso?

    De resto, o funcionamento do motor está normal, sem falhas, consumo padrão, revisões em dia, etc.

    Hoje devo levar a moto para trocar o óleo e conversar com o Beto a respeito disso, mas gostaria de ouvir dos colegas que já vivenciaram algo parecido.

    Abraço.

    Felipe
    Boa tarde Felipe, primeiro é preciso saber o ano da sua moto, até 2009 tem regulagem com parafuso de ajuste e contra porca de trava, de 2010 a 2013 e nas LC que vieram na sequencia é com pastilha e tem um range de folga de 0,10 mm. Mas não acho que seja isso não( pois quando tá muito fora não pega nem no frio nem no calor), deve ter a ver com algum sensor lendo a temperatura errada. Não deu nenhum alerta no painel. O mais correto é passar o scanner que deve acusar direto a falha, fica registrada a tentativa de ligar na Ecu. Outros defeitos possíveis estão na fiação elétrica, bornes da bateria e escovas do alternador, sua moto dos 45k está iniciando o amaciamento do motor, após os 50k sentirá ela mais livre e econômica. Se fosse minha moto passaria o scanner GS 911 que tenho, não tendo falha registrada iria ver a bateria e motor de arranque, conferia tbm a tensão de carga do alternador.
    Espero ter ajudado.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

  5. #5
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Guilherme. Obrigado pelos esclarecimentos.

    Essa "falta de óleo" no cabeçote direito no momento da partida pode comprometer a durabilidade dos componentes? Pergunto porque aquela barulheira dá até medo!
    Felipe,

    Dura poucos segundos, pois a bomba de óleo na partida já inicia a mandar óleo para todos os pontos. A longo prazo pode ser que tenha algum desgaste adicional.

    Faça uma experiência: deixe a moto no cavalete lateral e no dia seguinte dê a partida. Faça o mesmo com a moto no cavalete central, verá que o ruído será bem diferente.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #6
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Boa tarde Felipe, primeiro é preciso saber o ano da sua moto, até 2009 tem regulagem com parafuso de ajuste e contra porca de trava, de 2010 a 2013 e nas LC que vieram na sequencia é com pastilha e tem um range de folga de 0,10 mm. Mas não acho que seja isso não( pois quando tá muito fora não pega nem no frio nem no calor), deve ter a ver com algum sensor lendo a temperatura errada. Não deu nenhum alerta no painel. O mais correto é passar o scanner que deve acusar direto a falha, fica registrada a tentativa de ligar na Ecu. Outros defeitos possíveis estão na fiação elétrica, bornes da bateria e escovas do alternador, sua moto dos 45k está iniciando o amaciamento do motor, após os 50k sentirá ela mais livre e econômica. Se fosse minha moto passaria o scanner GS 911 que tenho, não tendo falha registrada iria ver a bateria e motor de arranque, conferia tbm a tensão de carga do alternador.
    Espero ter ajudado.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
    As pastilhas ou semiesferas nas cabeças das válvulas são uma solução muito interessante mas impede que nós, simples mortais, possamos fazer o serviço.
    Elas são fornecidas com variação de 0,02mm para as pastilhas e 0,05mm para as semiesferas e as que você retira são guardadas para uma outra válvula que necessite desta espessura.
    Cada pastilha ou semiesfera custa ao redor de Euro 35, o que não é barato para se comprar. Nas oficinas, retiram uma tua e colocam outra no lugar, não se perde nada...

    Publiquei em 22.07.2020 detalhes a respeito, vejam em https://www.bmwgsbrasil.com.br/showt...olga+v%E1lvula
    Última edição por Gnegraes; 01-06-2021 às 10:02.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #7
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Boa tarde Felipe, primeiro é preciso saber o ano da sua moto, até 2009 tem regulagem com parafuso de ajuste e contra porca de trava, de 2010 a 2013 e nas LC que vieram na sequencia é com pastilha e tem um range de folga de 0,10 mm. Mas não acho que seja isso não( pois quando tá muito fora não pega nem no frio nem no calor), deve ter a ver com algum sensor lendo a temperatura errada. Não deu nenhum alerta no painel. O mais correto é passar o scanner que deve acusar direto a falha, fica registrada a tentativa de ligar na Ecu. Outros defeitos possíveis estão na fiação elétrica, bornes da bateria e escovas do alternador, sua moto dos 45k está iniciando o amaciamento do motor, após os 50k sentirá ela mais livre e econômica. Se fosse minha moto passaria o scanner GS 911 que tenho, não tendo falha registrada iria ver a bateria e motor de arranque, conferia tbm a tensão de carga do alternador.
    Espero ter ajudado.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
    Eraldo, obrigado pela resposta! Hoje já deixei a moto para troca do óleo e pedi para verificarem velas, folga das válvulas e erros da ECU. Assim que pegar a moto de volta posto aqui o resultado.

  8. #8
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    As pastilhas ou semiesferas nas cabeças das válvulas são uma solução muito interessante mas impede que nós, simples mortais, possamos fazer o serviço.
    Elas são fornecidas com variação de 0,02mm para as pastilhas e 0,05mm para as semiesferas e as que você retira são guardadas para uma outra válvula que necessite desta espessura.
    Cada pastilha ou semiesfera custa ao redor de Euro 35, o que não é barato para se comprar. Nas oficinas, retiram uma tua e colocam outra no lugar, não se perde nada...

    Publiquei em 22.07.2020 detalhes a respeito, vejam em https://www.bmwgsbrasil.com.br/showt...olga+v%E1lvula
    Guilherme, vi um vídeo no Youtube com o procedimento de checagem das válvulas. Bem interessante esse sistema de pastilhas, só não sabia que custavam tão caro.

    Sobre o descanso lateral, aqui na garagem do prédio só deixo a moto nele. Nunca faz o barulho feio na primeira partida, mesmo ficando uma semana parada. Agora no descanso lateral é realmente complicado. Perguntei para o Beto aqui em SP e ele confirmou que realmente é normal se a moto fica muito tempo no descanso lateral. Vou evitar...

  9. #9
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Guilherme, vi um vídeo no Youtube com o procedimento de checagem das válvulas. Bem interessante esse sistema de pastilhas, só não sabia que custavam tão caro.

    Sobre o descanso lateral, aqui na garagem do prédio só deixo a moto nele. Nunca faz o barulho feio na primeira partida, mesmo ficando uma semana parada. Agora no descanso lateral é realmente complicado. Perguntei para o Beto aqui em SP e ele confirmou que realmente é normal se a moto fica muito tempo no descanso lateral. Vou evitar...
    Mas duram muito( as pastilhas das válvulas ), se a moto for bem mantida com manutenção e trocas de óleo nós períodos corretos passam de 100k facilmente. Na GS vermelha que tive ano 2007 ( essa é com ajuste )toda vez que conferia as velas aproveitava e média as válvulas, em 85k nunca precisei regular, peguei a moto com 21k. Na Gsa 2012 já medi 2 vezes e aos 67k estão na faixa correta de ajuste máximo 0,25 aspiração e 0,40 exaustão, medida original 0,15 e 0,30 respectivamente. Tem uma pequena variação entre o 1° cilindro e o 2° cilindro, o primeiro está 0,02 mais gasto que o segundo em média. Ainda vou comprar outra 2007, só achar uma bem cuidada, a minha o seguro levou, deu PT numa batida na traseira de um Citroen a 50km/h.

    Eraldo Telles.

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    As pastilhas ou semiesferas nas cabeças das válvulas são uma solução muito interessante mas impede que nós, simples mortais, possamos fazer o serviço.
    Elas são fornecidas com variação de 0,02mm para as pastilhas e 0,05mm para as semiesferas e as que você retira são guardadas para uma outra válvula que necessite desta espessura.
    Cada pastilha ou semiesfera custa ao redor de Euro 35, o que não é barato para se comprar. Nas oficinas, retiram uma tua e colocam outra no lugar, não se perde nada...

    Publiquei em 22.07.2020 detalhes a respeito, vejam em https://www.bmwgsbrasil.com.br/showt...olga+v%E1lvula
    Preço correto da pastilha: Euro 6,21.
    Depois que mandei a mensagem, também achei que estava caro, minha memória me traiu, fui verificar e bingo....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!