Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 26

Tópico: Bobinas de Ignição (cachimbo) F800 GS 2018

  1. #11
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Luiz, a única dificuldade é o formato, numa emergência, voce pode colocar qualquer bobina de cachimbo que encaixar, e vai embora.......

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  2. #12
    Piloto Nível 1 Avatar de RJeronimo
    Data de Ingresso
    Sep 2020
    Nome Real
    Roberto J S Silva
    Localização
    Nossa Senhora do Socorro
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    38
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Lembrei que no fórum específico de g650gs houve uma ou algumas poucas citações de pepinos com bobinas.

    Fiquei alguns anos longe de motos e de carros mais recentes que usam essa configuração de bobinas na forma de cachimbos e mesmo de uma bobina para cada vela separada do cachimbo.

    Aí não teve como pensar... será que no universo de bobinas, do tipo cachimbo ou separada, não haveria uma de carro "nacional" que tivesse características elétricas que permitissem ser usadas nas nossas motocas?

    Luiz Baum
    Valeu pelo post Luiz!

    Eu andei pesquisando (pois as velas são as mesmas do Palio weekend antigo) e, até o momento, não há nenhuma que se adeque. Até consegui baixar os catálogos da BREMI, mas não citam compatibilidade. A mais próxima que encontrei, é a da BMW X3 (que é Bosch), mas o plug dela é triangular, no entanto não testei, mas confesso que fiquei tentado a fazer os plugs para tal.

    Outra coisa, no Aliexpress, achei todas as peças de uma bobina caneta, o que significa que tem concerto... basta descobrir quem faz aqui no Brasil.

    Vamos conversando...

  3. #13
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Lembrei que no fórum específico de g650gs houve uma ou algumas poucas citações de pepinos com bobinas.

    Fiquei alguns anos longe de motos e de carros mais recentes que usam essa configuração de bobinas na forma de cachimbos e mesmo de uma bobina para cada vela separada do cachimbo.

    Aí não teve como pensar... será que no universo de bobinas, do tipo cachimbo ou separada, não haveria uma de carro "nacional" que tivesse características elétricas que permitissem ser usadas nas nossas motocas?

    Luiz Baum
    Luiz,

    As bobinas de velas de ignição não são apenas transformadores mas tem hoje um bocado de tecnologia embarcada.
    São circuitos eletrônicos que além do trafo para alto ganho de tensão, possuem diodos, transistores, capacitores e outros elementos.
    As tensões de saída podem variar de 15kV a 30kV, dependendo do tipo do veículo, tipo de vela, etc.

    Para saber se haveria uma peça "semelhante", a única coisa que dá para descobrir seria testar uma da moto para determinar qual a tensão do secundário do trafo.
    As bobinas das BMWs são difíceis de serem retiradas sem a ferramenta adequada, são longas e encaixadas no alojamento do cabeçote e que é bastante estreito. A retirada sem o devido cuidado podem causar trincas no encapsulamento e rompimento do cabo de ligação.
    Existe a ferramenta BMW e similares no mercado paralelo e que são bem baratas, compra-se na web. Esta da foto é da Hornig e paguei Euro 7,00.

    IMG_8468.jpg
    Última edição por Gnegraes; 14-06-2021 às 14:46.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #14
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Luiz,

    As bobinas de velas de ignição não são apenas transformadores mas tem hoje um bocado de tecnologia embarcada.
    São circuitos eletrônicos que além do trafo para alto ganho de tensão, possuem diodos, transistores, capacitores e outros elementos.
    As tensões de saída podem variar de 15kV a 30kV, dependendo do tipo do veículo, tipo de vela, etc.

    Para saber se haveria uma peça "semelhante", a única coisa que dá para descobrir seria testar uma da moto para determinar qual a tensão do secundário do trafo.
    As bobinas das BMWs são difíceis de serem retiradas sem a ferramenta adequada, são longas e encaixadas no alojamento do cabeçote e que é bastante estreito. A retirada sem o devido cuidado podem causar trincas no encapsulamento e rompimento do cabo de ligação.
    Existe a ferramenta BMW e similares no mercado paralelo e que são bem baratas, compra-se na web. Esta da foto é da Hornig e paguei Euro 7,00.

    IMG_8468.jpg
    Sim, já substituí as velas da 650 e sei como deve ser delicada a retirada.
    Minha filha me trouxe alguns itens de reposição, entre eles este sacador de cachimbos.

    Luiz Baum

  5. #15
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Marivaldo Alves Vieira
    Localização
    Uberlândia/MG
    Moto
    R1200gs Adventure
    Posts
    282
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    A estatística me ensinou que defeitos em 2 peças ao mesmo tempo é bastante improvável, a menos que o lote das pecas tenha saido defeituoso na origem. Você teria como substituir o cachimbo/bobina apenas de um lado só pra testar? Talvez o mecânico diagnosticou errado e o problema seja do componente (por ex, o "distribuidor") que envia os pulsos elétricos às 2 bobinas.... Desculpem se eu falei besteira, mas gastar essa grana com bobinas novas pra depois constatarem que o defeito era outro não seria nada bom.

  6. #16
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Marivaldo Ver Post
    A estatística me ensinou que defeitos em 2 peças ao mesmo tempo é bastante improvável, a menos que o lote das pecas tenha saido defeituoso na origem. Você teria como substituir o cachimbo/bobina apenas de um lado só pra testar? Talvez o mecânico diagnosticou errado e o problema seja do componente (por ex, o "distribuidor") que envia os pulsos elétricos às 2 bobinas.... Desculpem se eu falei besteira, mas gastar essa grana com bobinas novas pra depois constatarem que o defeito era outro não seria nada bom.

    Marivaldo,

    Você está corretíssimo. Deve-se sempre verificar toda a cadeia de componentes que estejam interligados.

    No caso das bobinas, já ví muito video de oficinas no exterior onde o mecânico alerta para a "delicadeza" que se deve usar para retirar e montar as bobinas. É a mesma situação para a retirada velas de ignição, ferramentas de péssima qualidade muitas vezes escapam e com a força aplicada quebra-se a vela...
    O espaço é exíguo e qualquer força lateral mal aplicada, corre-se o risco de danos internos na bobina ou até mesmo no cabo.
    Acho que na maioria dos casos onde se verifica falha na bobina, muito provavelmente houve manipulação errada na mesma.
    O saca bobina é uma ferramenta baratíssima e na minha opinião de uso obrigatório..

    Há operações que em caso de emergência, a gente usa o que tem na mão, não há outro jeito.

    Mas na tua garagem ou em uma oficina de bom nível, o uso de ferramental original BMW que não sejam as ferramentas universais, é obrigatório. A BMW vende todo o ferramental por ela produzido nas CCs.
    Se você gosta de fazer o serviço, muna-se com o ferramental adequado.

    Exemplo: colocação do volante do motor na posição correta para ajuste da folga de válvulas.
    Muitos e muitos usam o método de retirar a vela de ignição e com uma chave de fenda buscar o PMS (ponto morto superior).
    Não é o correto. No motor boxer BMW há um pequeno orifício com uma tampinha no bloco onde se introduz uma haste cilíndrica que se encaixa em um pequeno furo no volante do motor. Com isso temos o motor não somente travado mas também na posição correta para ajustar as válvulas.
    Ferramenta muito barata, não consigo entender uma oficina não tê-la.....
    Se é para fazer, faça direito.

    Pino.jpg
    Última edição por Gnegraes; 25-07-2021 às 20:46.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #17
    Piloto Nível 1 Avatar de RJeronimo
    Data de Ingresso
    Sep 2020
    Nome Real
    Roberto J S Silva
    Localização
    Nossa Senhora do Socorro
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    38
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Marivaldo Ver Post
    A estatística me ensinou que defeitos em 2 peças ao mesmo tempo é bastante improvável, a menos que o lote das pecas tenha saido defeituoso na origem. Você teria como substituir o cachimbo/bobina apenas de um lado só pra testar? Talvez o mecânico diagnosticou errado e o problema seja do componente (por ex, o "distribuidor") que envia os pulsos elétricos às 2 bobinas.... Desculpem se eu falei besteira, mas gastar essa grana com bobinas novas pra depois constatarem que o defeito era outro não seria nada bom.
    Vc tem razão!!

  8. #18
    Piloto Nível 1 Avatar de RJeronimo
    Data de Ingresso
    Sep 2020
    Nome Real
    Roberto J S Silva
    Localização
    Nossa Senhora do Socorro
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    38
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Marivaldo,

    Você está corretíssimo. Deve-se sempre verificar toda a cadeia de componentes que estejam interligados.

    No caso das bobinas, já ví muito video de oficinas no exterior onde o mecânico alerta para a "delicadeza" que se deve usar para retirar e montar as bobinas. É a mesma situação para a retirada velas de ignição, ferramentas de péssima qualidade muitas vezes escapam e com a força aplica quebra-se a vela...
    O espaço é exíguo e qualquer força lateral mal aplicada, corre-se o risco de danos internos na bobina ou até mesmo no cabo.
    Acho que na maioria dos casos onde se verifica falha na bobina, muito provavelmente houve manipulação errada na mesma.
    O saca bobina é uma ferramenta baratíssima e na minha opinião de uso obrigatório..

    Há operações que em caso de emergência, a gente usa o que tem na mão, não há outro jeito.

    Mas na tua garagem ou em uma oficina de bom nível, o uso de ferramental original BMW que não sejam as ferramentas universais, é obrigatório. A BMW vende todo o ferramental por ela produzido nas CCs.
    Se você gosta de fazer o serviço, muna-se com o ferramental adequado.

    Exemplo: colocação do volante do motor na posição correta para ajuste da folga de válvulas.
    Muitos e muitos usam o método de retirar a vela de ignição e com uma chave de fenda buscar o PMS (ponto morto superior).
    Não é o correto. No motor boxer BMW há um pequeno orifício com uma tampinha no bloco onde se introduz uma haste cilíndrica que se encaixa em um pequeno furo no volante do motor. Com isso temos o motor não somente travado mas também na posição correta para ajustar as válvulas.
    Ferramenta muito barata, não consigo entender uma oficina não tê-la.....
    Se é para fazer, faça direito.

    Pino.jpg
    Neste ponto, nós concordamos!

  9. #19
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por RJeronimo Ver Post
    Neste ponto, nós concordamos!
    Para que não cause confusão, esta ferramenta 83300401523 é usada nos motores boxer AC.

    No motores LC a ferramenta é diferente e deve ser introduzida em ambos os lados do bloco do motor:

    ferramenta de alinhamento.JPG
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #20
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Sep 2022
    Nome Real
    Pedro Luiz Camargo
    Localização
    Paraná
    Moto
    BMW F800GS 2017
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Boa noite. A minha GS800 é 2017, com 27.000 Km e me deixou na estrada com bobina queimada. Cortou o motor e acusava defeito EWS, mas testamos a antena na oficina e nada. Testamos as bobinas e…uma bobina queimada. Desconectava a queimada e voltava a funcionar, apenas um cilindro. Conectava a bobina queimada e…EWS. Uma bobina nova, original, a bagatela de R$ 1.600,00.

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!