Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 31

Tópico: Segurança e verificação periódica de apertos

  1. #11
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Francisco Barra
    Localização
    Ribeirão Preto
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    422
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Por essas e outra que o Piu trabalha sozinho e é muito rigoroso na montagem das peças, quando fui lá pela primeira vez ele me contou um relato desse de pinça traseira mal instalada que ocasionou um acidente.

  2. #12
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Estranho...
    Até hoje eu nunca desmontei uma pinça ou soltei ela da bengala (ou balança) para trocar pastilhas.

    Luiz Baum

  3. #13
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Estranho...
    Até hoje eu nunca desmontei uma pinça ou soltei ela da bengala (ou balança) para trocar pastilhas.

    Luiz Baum
    Se você necessitar retirar uma roda, você tem de soltar a(s) pinça(s).
    Nada de complicado, mas como em toda e qualquer parte onde haja um parafuso, é OBRIGATÓRIO uso de torquímetro.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #14
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Guilherme,
    Só um aparte,
    Em motos com corrente de transmissão e balança traseira normal, não precisa tirar as pinças, nem dianteira e nem traseira. Tira o eixo e solta a roda. No caso de furos ou troca de pneu, balanceamento etc, não se mexe nem nas pastilhas....


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  5. #15
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Guilherme,
    Só um aparte,
    Em motos com corrente de transmissão e balança traseira normal, não precisa tirar as pinças, nem dianteira e nem traseira. Tira o eixo e solta a roda. No caso de furos ou troca de pneu, balanceamento etc, não se mexe nem nas pastilhas....


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Para remontar uma roda, o correto é se ter a(s) pinça(s) desmontadas.
    Coloca-se a roda no lugar e depois de montada e corretamente apertada, com a pinça de freio nas mãos abre-se o espaço necessário para encaixar o disco pressionando-se com cuidado os pistões.
    Desta forma a operação é feita com mais cuidado e sem forçar os pistões da pinça na introdução do disco, já que o conjunto da pinça é leve e fácil de se manobrar na montagem.

    No caso de roda dianteira com dois discos, fica bastante difícil abrir as duas pinças simultaneamente e encaixar os discos nos gaps e encaixar a roda na posição correta para introduzir o eixo da roda.
    Última edição por Gnegraes; 04-09-2021 às 12:28.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #16
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    O manual RSD indica fazer isso: desmontar a(s) pinça(s) para remoção da roda, no caso a dianteira.

    desmontar roda.JPG

    Soltar pinça de freio.JPG
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #17
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Marivaldo Alves Vieira
    Localização
    Uberlândia/MG
    Moto
    R1200gs Adventure
    Posts
    282
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Boa noite!
    Troquei as pastilhas de freio traseiras na última quarta-feira. Com a moto no cavalete central e para facilitar o serviço, soltei a roda traseira e em seguida soltei as pinças.
    Removi os 2 grampos que prendem um pino que retem as pastilhas. Retirei as pastilhas que estavam com pouco mais de 1 mm de espessura. Tive que pressionar os pistões pra reencaixar as pinças no disco. Montei na ordem inversa ao que descrevi. Não substituí os parafusos que prendem as pinças, usei os mesmos. Usei um pouco do produto adesivo líquido de alto torque (esqueci o nome do troço) pra prender os 2 parafusos. Acho fiz tudo certo.
    Depois de andar uns 30 km na cidade, vim pra Brasilia com a garupatroa numa boa ... foram cerca de 440 km. Por enquanto, não tenho o que reclamar.
    Sobre o consumo de combustível / autonomia, falarei noutro tópico.

  8. #18
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Se você necessitar retirar uma roda, você tem de soltar a(s) pinça(s).
    Nada de complicado, mas como em toda e qualquer parte onde haja um parafuso, é OBRIGATÓRIO uso de torquímetro.

    Ainda falando de troca de pastilhas, nunca precisei retirar roda dianteira ou traseira para efetuar o serviço.

    E também nunca tive problema para retirar ou montar rodas sem desmontar pinças.

    Na hora de montar a roda vale a dica de afastar um pouco o pistão para facilitar o serviço.

    Nunca tive moto com 2 discos na frente então não tenho idéia da dificuldade extra que isto representa.

    Luiz Baum

  9. #19
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por Marivaldo Ver Post
    Boa noite!
    Troquei as pastilhas de freio traseiras na última quarta-feira. Com a moto no cavalete central e para facilitar o serviço, soltei a roda traseira e em seguida soltei as pinças.
    Removi os 2 grampos que prendem um pino que retem as pastilhas. Retirei as pastilhas que estavam com pouco mais de 1 mm de espessura. Tive que pressionar os pistões pra reencaixar as pinças no disco. Montei na ordem inversa ao que descrevi. Não substituí os parafusos que prendem as pinças, usei os mesmos. Usei um pouco do produto adesivo líquido de alto torque (esqueci o nome do troço) pra prender os 2 parafusos. Acho fiz tudo certo.
    Depois de andar uns 30 km na cidade, vim pra Brasilia com a garupatroa numa boa ... foram cerca de 440 km. Por enquanto, não tenho o que reclamar.
    Sobre o consumo de combustível / autonomia, falarei noutro tópico.
    Muito provável que na próxima vez que tiver que retirar os parafusos onde aplicou a trava química de alto torque terá que aquecer os parafusos.

    Luiz Baum

  10. #20
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    O manual RSD indica fazer isso: desmontar a(s) pinça(s) para remoção da roda, no caso a dianteira.

    desmontar roda.JPG

    Soltar pinça de freio.JPG
    Interessante Guilherme,
    Talvez seja para valorizar o serviço na autorizada. Pois em nada compromete vc retirar uma roda colocar novos pneus e remonta-la sem mexer nos freios. Em todas as motos fiz isso e todos montadores de pneus profissionais fazem assim, inclusive na moto GP, em todos os fabricantes. Todos pode ser um exagero, mas é bem próximo disso.
    Você está certo em atentar para o manual do fabricante, mas não é isso que acontece no mundo real....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!