Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 24

Tópico: 2021/2022 - Desligamento do ABS

  1. #11
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Poisé. No vídeo postado, o "apresentador" afirma que o artifício também desliga o freio combinado. A moto citada é uma 310, então pode ter algo diferente.

    Roberto Romagnani,
    qual a sua experiência andando com a GSA na terra ? Desligou ou manteve o ABS ligado ?
    Minha experiência mais intensa na terra foi com uma Lander 250, sem qualquer recurso. Funciona bem, por ser leve e, assim, permitir torções e escorregadas (e nessa época eu tinha mais coragem que inteligência).
    Com a GS e a GSA andei muito pouco na terra e de modo muito cuidadoso (agora não tenho nem a coragem). Mantive o ABS ligado e não notei diferença.

  2. #12
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Poisé. No vídeo postado, o "apresentador" afirma que o artifício também desliga o freio combinado. A moto citada é uma 310, então pode ter algo diferente.

    Roberto Romagnani,
    qual a sua experiência andando com a GSA na terra ? Desligou ou manteve o ABS ligado ?
    Minha experiência mais intensa na terra foi com uma Lander 250, sem qualquer recurso. Funciona bem, por ser leve e, assim, permitir torções e escorregadas (e nessa época eu tinha mais coragem que inteligência).
    Com a GS e a GSA andei muito pouco na terra e de modo muito cuidadoso (agora não tenho nem a coragem). Mantive o ABS ligado e não notei diferença.
    Everton, vc perguntou ao Roberto, mas, como tenho uma experiência recente vou responder tbem.
    Fui à Serra do Corvo Branco mês passado, e ao descer sentido à Urubici, o primeiro trecho é terra com curvas em cotovelos íngremes, tinha chovido e o chão estava bem molhado. Usei o freio motor em primeiríssimo lugar e depois o freio traseiro.....não passei nenhum apuro e achei a condução muito mais tranquila, comparando com a TDM 900, nas mesmas condições. A TDM não tinha ABS....
    Em uso normal, mesmo na terra, tem como adaptar o uso à condição. Seria outra forma de medir a capacidade do piloto.

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  3. #13
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Everton, vc perguntou ao Roberto, mas, como tenho uma experiência recente vou responder tbem.
    Fui à Serra do Corvo Branco mês passado, e ao descer sentido à Urubici, o primeiro trecho é terra com curvas em cotovelos íngremes, tinha chovido e o chão estava bem molhado. Usei o freio motor em primeiríssimo lugar e depois o freio traseiro.....não passei nenhum apuro e achei a condução muito mais tranquila, comparando com a TDM 900, nas mesmas condições. A TDM não tinha ABS....
    Em uso normal, mesmo na terra, tem como adaptar o uso à condição. Seria outra forma de medir a capacidade do piloto.

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Reiner, você deve ter usado o freio de modo bem parcimonioso, o que é absolutamente correto.
    Se tivesse freado para valer, o ABS teria entrado em ação e você teria sentido na mesma hora o resultado nada agradável.
    Controle de tração e embreagem deslizante existem por conta do risco nas reduções violentas de velocidade ao se reduzir marcha no câmbio, sem eles te joga no chão.

    O ABS só entra em ação nas freadas fortes e com início de travamento das rodas, o que as faz deslizarem e a possibilidade de tombar é grande.
    Se o piso for escorregadio = asfalto com óleo, asfalto muito liso molhado, paralelepípedo seco, paralelepípedo molhado, terra seca batida, etc., a possibilidade das rodas travarem ao frear é certa.
    Subidas de serra que tem muitos caminhões, a faixa da direita é um perigo enorme mesmo com tempo seco, devido a presença de óleo impregnado no asfalto. Nota-se claramente na cor do piso por onde os caminhões mais trafegam...

    Ao ver que as condições do piso são precárias no tocante a grip, desligo imediatamente o ABS. Sem ele pode-se dosar o quanto se freia e controlar de alguma forma a estabilidade.

    Costumo testar de vez em quando o ABS freando forte o freio traseiro em piso de paralelepípedo seco, aciona na mesma hora e somente na roda traseira.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #14
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Valeu, Reiner. Agradeço seu comentário.
    Seu relato condiz muito com minha tocada. Não tenho hábito de desligar o ABS em qualquer situação e nunca tive sustos. Mas rodo sempre "cuidando" do meu anjo da guarda, que já fez muito por mim.

  5. #15
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Poisé. No vídeo postado, o "apresentador" afirma que o artifício também desliga o freio combinado. A moto citada é uma 310, então pode ter algo diferente.

    Roberto Romagnani,
    qual a sua experiência andando com a GSA na terra ? Desligou ou manteve o ABS ligado ?
    Minha experiência mais intensa na terra foi com uma Lander 250, sem qualquer recurso. Funciona bem, por ser leve e, assim, permitir torções e escorregadas (e nessa época eu tinha mais coragem que inteligência).
    Com a GS e a GSA andei muito pouco na terra e de modo muito cuidadoso (agora não tenho nem a coragem). Mantive o ABS ligado e não notei diferença.
    Everton, não sou referência de pilotagem na terra… sou rolha convicto! Kkkk

    Eu só coloquei no modo Enduro Pro e taca-lhe pau…

    Com o modo enduro acionado, o Abs fica bem menos intrusivo. Não tive nenhum problema com isso.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  6. #16
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Ambos somos "rolhas", Roberto. Não me atrevo a me qualificar mais que isso.
    Mas foi bem lembrado - nossa moto tem o Enduro Pro, que "alivia" o ABS.

  7. #17
    Piloto Nível 1 Avatar de isaianet
    Data de Ingresso
    Aug 2021
    Nome Real
    Carlo Neto
    Localização
    Capão da Canoa
    Moto
    GS 310
    Posts
    45
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Como fui eu quem criou o tópico, gostaria de fazer alguns comentários.

    Diferente dos modelos maiores, a GS310 não tem nenhum modo de condução e/ou tração, sendo tudo absolutamente comandado apenas por quem está pilotando. A retirada do botão On/Off do ABS traseiro foi uma exigência da CE em 2021.

    Por ser menor e mais leve, torna-se uma moto mais simples de conduzir no off-road, o que no meu caso em específico tem sido o maior uso dela. A vida inteira fiz trilhas/passeios de 4x4, e acabei migrando para as motos recentemente.

    No pouco tempo de experiência que tenho, já quase passei reto em uma curva em estrada de terra seca, onde estava a cerca de 50km/h e a moto simplesmente sofreu para parar. Se no dia tivesse a opção de travar e/ou modular o freio traseiro, poderia no mínimo ter apontado melhor para a curva.

    Mas enfim, é uma questão de gosto/experiência/escolha pessoal. No asfalto continuarei com os recursos ativados, desligando o ABS traseiro quando sair dele.

    Pensei na opção de apenas colocar uma chave On/Off no fusível do ABS, mas como é o mesmo fusível de várias funções do painel (velocímetro, hodômetro, etc), prefiro deslocar o sensor para não perder essas informações.

    Esse video abaixo demonstra exatamente a situação que eu relatei acima. Estrada de terra seca, freiei o máximo que pude e quase passei reto:

    https://www.youtube.com/watch?v=oW1fVY2m7JI


    Abraços!
    Última edição por isaianet; 17-11-2021 às 14:53.

  8. #18
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por isaianet Ver Post
    Como fui eu quem criei o tópico, gostaria de fazer alguns comentários.

    Diferente dos modelos maiores, a GS310 não tem nenhum modo de condução e/ou tração, sendo tudo absolutamente comandado apenas por quem está pilotando. A retirada do botão On/Off do ABS traseiro foi uma exigência da CE em 2021.

    Por ser menor e mais leve, torna-se uma moto mais simples de conduzir no off-road, o que no meu caso em específico tem sido o maior uso dela. A vida inteira fiz trilhas/passeios de 4x4, e acabei migrando para as motos recentemente.

    No pouco tempo de experiência que tenho, já quase passei reto em uma curva em estrada de terra seca, onde estava a cerca de 50km/h e a moto simplesmente sofreu para parar. Se no dia tivesse a opção de travar e/ou modular o freio traseiro, poderia no mínimo ter apontado melhor para a curva.

    Mas enfim, é uma questão de gosto/escolha pessoal. No asfalto continuarei com os recursos ativados, desligando o ABS traseiro quando sair dele.

    Esse video abaixo demonstra exatamente a situação que eu relatei acima. Estrada de terra seca, freiei o máximo que pude e quase passei reto:

    https://www.youtube.com/watch?v=oW1fVY2m7JI


    Abraços!
    Bem explicado Carlo,
    Eu não conhecia, ou tinha idéia do comportamento do ABS no cascalho ou barro.


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  9. #19
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por isaianet Ver Post
    Como fui eu quem criou o tópico, gostaria de fazer alguns comentários.

    Diferente dos modelos maiores, a GS310 não tem nenhum modo de condução e/ou tração, sendo tudo absolutamente comandado apenas por quem está pilotando. A retirada do botão On/Off do ABS traseiro foi uma exigência da CE em 2021.

    Por ser menor e mais leve, torna-se uma moto mais simples de conduzir no off-road, o que no meu caso em específico tem sido o maior uso dela. A vida inteira fiz trilhas/passeios de 4x4, e acabei migrando para as motos recentemente.

    No pouco tempo de experiência que tenho, já quase passei reto em uma curva em estrada de terra seca, onde estava a cerca de 50km/h e a moto simplesmente sofreu para parar. Se no dia tivesse a opção de travar e/ou modular o freio traseiro, poderia no mínimo ter apontado melhor para a curva.

    Mas enfim, é uma questão de gosto/experiência/escolha pessoal. No asfalto continuarei com os recursos ativados, desligando o ABS traseiro quando sair dele.

    Pensei na opção de apenas colocar uma chave On/Off no fusível do ABS, mas como é o mesmo fusível de várias funções do painel (velocímetro, hodômetro, etc), prefiro deslocar o sensor para não perder essas informações.

    Esse video abaixo demonstra exatamente a situação que eu relatei acima. Estrada de terra seca, freiei o máximo que pude e quase passei reto:

    https://www.youtube.com/watch?v=oW1fVY2m7JI


    Abraços!
    Experimente desligar só o fio do sensor traseiro.
    Se funcionar como desejado, instale uma chuvinha discreta no guidão e tá resolvido o problema.

    Luiz Baum

  10. #20
    Piloto Nível 1 Avatar de isaianet
    Data de Ingresso
    Aug 2021
    Nome Real
    Carlo Neto
    Localização
    Capão da Canoa
    Moto
    GS 310
    Posts
    45
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Oi pessoal, bom dia.

    Depois de quase dois anos pesquisando sobre o assunto e buscado algum metodo "nao invasivo", decobri o metodo de fazer a instalacao de um botao ON/OFF sem precisar fazer nenhuma alteração no chicote original.

    Basicamente o que precisa ser comprado são três peças:

    - Conector Femea Original BMW: PN# 83300402342
    83300402342.PNG
    - Conector Macho Original BMW: PN# 83300402344
    83300402344.PNG
    - Switch On/Off universal para moto - Aqui pode ser o modelo da sua preferencia, desde que seja a prova d'agua.

    O Sistema se resume a fazer um by-pass no chicote do sensor do ABS Traseiro, instalando uma chave no meio dele, conforme pode ser visto da imagem abaixo:

    abs traseiro.png

    Para não precisar puxar um fio até o guidon da moto, optei por instalar o botão no próprio chassis da moto, conforme abaixo:
    chassis.PNG

    De forma resumida, quando preciso desligar o ABS eu desligo o switch e ele corta o sinal do sensor do ABS traseiro, desligando então o sistema ABS da moto e sinalizando no painel (luz do ABS fica acesa). Posso desligar com a moto andando sem problemas.

    Para ligar de volta, preciso desligar a moto, re-ligar o switch e ligar novamente a moto. Assim ela reconhece o sensor novamente e tudo volta ao normal.

    Desta forma consigo desligar o ABS sempre que preciso, sem precisar mexer em fusivel, sensor e principalmente sem perder leitura de velocidade no painel.

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!