Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 21 a 24 de 24

Tópico: 2021/2022 - Desligamento do ABS

  1. #21
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por isaianet Ver Post
    Oi pessoal, bom dia.

    Depois de quase dois anos pesquisando sobre o assunto e buscado algum metodo "nao invasivo", decobri o metodo de fazer a instalacao de um botao ON/OFF sem precisar fazer nenhuma alteração no chicote original.

    Basicamente o que precisa ser comprado são três peças:

    - Conector Femea Original BMW: PN# 83300402342
    Anexo 11597
    - Conector Macho Original BMW: PN# 83300402344
    Anexo 11598
    - Switch On/Off universal para moto - Aqui pode ser o modelo da sua preferencia, desde que seja a prova d'agua.

    O Sistema se resume a fazer um by-pass no chicote do sensor do ABS Traseiro, instalando uma chave no meio dele, conforme pode ser visto da imagem abaixo:

    Anexo 11596

    Para não precisar puxar um fio até o guidon da moto, optei por instalar o botão no próprio chassis da moto, conforme abaixo:
    Anexo 11599

    De forma resumida, quando preciso desligar o ABS eu desligo o switch e ele corta o sinal do sensor do ABS traseiro, desligando então o sistema ABS da moto e sinalizando no painel (luz do ABS fica acesa). Posso desligar com a moto andando sem problemas.

    Para ligar de volta, preciso desligar a moto, re-ligar o switch e ligar novamente a moto. Assim ela reconhece o sensor novamente e tudo volta ao normal.

    Desta forma consigo desligar o ABS sempre que preciso, sem precisar mexer em fusivel, sensor e principalmente sem perder leitura de velocidade no painel.

    O exemplo doa vídeo é interessante para visualizar as diferentes situações.

    Na KTM é possível desligar totalmente o ABS em ambas as rodas.

    Na minha BMW K25 desliga-se somente o ABS na roda traseira via botão no punho e desde que acione somente o freio traseiro.
    Se acionar o freio dianteiro, ambas as rodas serão frenadas (frenagem combinada) e com ABS, independentemente de haver desligado o ABS via botão no punho.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #22
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Carlo,

    O exemplo doa vídeo é interessante para visualizar as diferentes situações de frenagens.

    Na KTM é possível desligar totalmente o ABS em ambas as rodas.

    Na minha BMW K25 desliga-se somente o ABS na roda traseira via botão no punho e desde que acione somente o freio traseiro.
    Se acionar o freio dianteiro, ambas as rodas serão frenadas (frenagem combinada) e com ABS, independentemente de haver desligado o ABS via botão no punho.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #23
    Piloto Nível 1 Avatar de isaianet
    Data de Ingresso
    Aug 2021
    Nome Real
    Carlo Neto
    Localização
    Capão da Canoa
    Moto
    GS 310
    Posts
    45
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Carlo,

    O exemplo doa vídeo é interessante para visualizar as diferentes situações de frenagens.

    Na KTM é possível desligar totalmente o ABS em ambas as rodas.

    Na minha BMW K25 desliga-se somente o ABS na roda traseira via botão no punho e desde que acione somente o freio traseiro.
    Se acionar o freio dianteiro, ambas as rodas serão frenadas (frenagem combinada) e com ABS, independentemente de haver desligado o ABS via botão no punho.
    Guilherme,

    No asfalto eu quero o ABS funcionando normalmente, pois faz sim muita diferença.
    Por isso busquei uma forma de conseguir ligar/desligar rapidamente, sem precisar usar ferramenta para retirar o sensor traseiro ou então tirar o fusível do ABS, que leva a desligar o velocimetro da moto junto.

    Já no offroad é que preciso dele desligado. Já tomei alguns sustos, e conseguir travar a roda traseira é algo essencial para algumas manobras.

    Dia 05 de Agosto vou correr o Bites (Big Trail Enduro Series) com a 310, e conseguir freiar como eu quero será essencial, visto que muitos trechos serão de subidas/descidas de montanha.

  4. #24
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jul 2023
    Nome Real
    Luís
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    Bmw 310
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Onde fica o fusível do abs?

Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!