Pgina 1 de 2 12 ltimoltimo
Resultados 1 a 10 de 19

Tpico: Cmeras de ao (action cameras)

Piloto Nvel 5 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localizao
    So Paulo
    Moto
    R1200GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    9

Cmeras de ao (action cameras)

All et caterva,

Sobre cmeras de ao (Action Cameras) GoPro e genricas (algumas delas espetaculares), j as v serem montadas:

- no topo do capacete.
    - no "queixo" do capacete.
    - na lateral do capacete.
    - sobre o tanque da moto.
    - nas laterais da moto.

Gostaria de ouvir opinies, prs e contras de cada possibilidade de quem usa e edita vdeos.

Particularmente acho interessante instalar no topo do capacete, mas no transito da cidade h inconvenientes, pelo menos aqui em Sampa... Se voc mora em No-me-Toque no RS com suas 17.000 almas (cidade pequena no tem habitantes, tem almas...) no me venha dizer que transito no faz diferena. No-me-Toque no tem nem semforo....

Geralmente quanto maior a altura da cmera, melhor para uma viso panormica por onde se est rodando, pensando que a paisagem deva ser o ponto alto da filmagem.
    Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, o preo de seus brinquedos...

Piloto Nvel 3 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localizao
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    6
    Guilherme, acho a parte superior do capacete com uma viso melhor. Na parte lateral, perde-se um pequeno pedao do campo pelo capacete e existe o risco de perder parte do horizonte tambm. Comecei a abrir mais o campo de visualizaao para evistar isso, mas fica dificil ver alguns detalhes pequenos. J na moto, uso proximo aos retrovisores. O problema que a imagem tende a ser mais fixa, enquanto no capacete vc olha e muda o campo e direo da imagem. A gopro 9 vem com uma funo que deveria estabilizar automaticamente o horizonte. Em uma viagem ao Ushuaia, perdi muita imagem por ter ficado com o horizonte muito baixo. interessante tb ter a gopro em uma posio que fique facil limpar a lente no caso de chuva e p. Tambm no sou um expert, pois as edies tomam muito tempo, mas em viagems diferentes ou passeios com os colegas gosto de gravar algo.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Piloto Nvel 5 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localizao
    So Paulo
    Moto
    R1200GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    9
    Citao Postado originalmente por Marcelo DC Ver Post
    Guilherme, acho a parte superior do capacete com uma viso melhor. Na parte lateral, perde-se um pequeno pedao do campo pelo capacete e existe o risco de perder parte do horizonte tambm. Comecei a abrir mais o campo de visualizaao para evistar isso, mas fica dificil ver alguns detalhes pequenos. J na moto, uso proximo aos retrovisores. O problema que a imagem tende a ser mais fixa, enquanto no capacete vc olha e muda o campo e direo da imagem. A gopro 9 vem com uma funo que deveria estabilizar automaticamente o horizonte. Em uma viagem ao Ushuaia, perdi muita imagem por ter ficado com o horizonte muito baixo. interessante tb ter a gopro em uma posio que fique facil limpar a lente no caso de chuva e p. Tambm no sou um expert, pois as edies tomam muito tempo, mas em viagems diferentes ou passeios com os colegas gosto de gravar algo.

Marcelo,

Na ltima viagem trouxe da Alemanha uma Rollei 4K, comprei tambm mais duas baterias adicionais e carregador para elas.
    A qualidade de imagem espetacular, mas infelizmente no tive tempo de me dedicar a ela e verificar todas as possibilidades de configurao, etc.

Concordo que o topo do capacete melhor mas entre "aspas"... Voc pode no ficar com a cabea no melhor ngulo. J fixo na moto voc define a viso que quer, ngulo e horizonte.
    Como veio com vrios tipos de fixadores diferentes, acho que a ideia colar vrios em diferentes posies e mudar a cmera de lugar e ver no que d.
    Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, o preo de seus brinquedos...

Piloto Nvel 3 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localizao
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    6
    Citao Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Marcelo,

Na ltima viagem trouxe da Alemanha uma Rollei 4K, comprei tambm mais duas baterias adicionais e carregador para elas.
    A qualidade de imagem espetacular, mas infelizmente no tive tempo de me dedicar a ela e verificar todas as possibilidades de configurao, etc.

Concordo que o topo do capacete melhor mas entre "aspas"... Voc pode no ficar com a cabea no melhor ngulo. J fixo na moto voc define a viso que quer, ngulo e horizonte.
    Como veio com vrios tipos de fixadores diferentes, acho que a ideia colar vrios em diferentes posies e mudar a cmera de lugar e ver no que d.
    Ahh com certeza, Guilherme. Nada como esperimentar as opes que esto disponveis. Esse final de semana vou brincar um pouco com ela filmando os offs dos amigos. Testando um suporte novo na frente da motoca. Vamos ver se d certo.

Piloto Nvel 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localizao
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    6
    Ultimamente tenho utilizado com bastante frequncia minha cmera, apesar de ser "antiga", uma Gopro Hero 4, a qualidade dos vdeos muito boa. At pensei em comprar uma mais moderna, mas veio a pergunta: vale a pena gastar mais de 2k numa cmera nova e fazer basicamente o mesmo da minha atual? Obviamente uma mais nova tem recursos adicionais, mas achei melhor gastar com gasolina rsrsrsrs.
    Optei em fixar recentemente no queixo, apesar de j ter utilizado na parte superior e lateral no capacete. D uma viso mais real da pilotagem. Segue abaixo o link do ltimo passeio.

https://youtu.be/0dnjIruD8gw

Diogo Emanuel Maia

Piloto Nvel 1 Avatar de isaianet
    Data de Ingresso
    Aug 2021
    Nome Real
    Carlo Neto
    Localizao
    Capo da Canoa
    Moto
    GS 310
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    0
    Citao Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    All et caterva,

Sobre cmeras de ao (Action Cameras) GoPro e genricas (algumas delas espetaculares), j as v serem montadas:

- no topo do capacete.
    - no "queixo" do capacete.
    - na lateral do capacete.
    - sobre o tanque da moto.
    - nas laterais da moto.

Gostaria de ouvir opinies, prs e contras de cada possibilidade de quem usa e edita vdeos.

Particularmente acho interessante instalar no topo do capacete, mas no transito da cidade h inconvenientes, pelo menos aqui em Sampa... Se voc mora em No-me-Toque no RS com suas 17.000 almas (cidade pequena no tem habitantes, tem almas...) no me venha dizer que transito no faz diferena. No-me-Toque no tem nem semforo....

Geralmente quanto maior a altura da cmera, melhor para uma viso panormica por onde se est rodando, pensando que a paisagem deva ser o ponto alto da filmagem.
    Quando se trata de fixao no capacete, eu ainda considero a fixao no queixo a melhor delas, por 2 motivos:
    1- a viso mais "prxima" da viso do piloto, mostrando inclusive o painel da moto sem precisar baixar muito a cabea.
    2- Dependendo da cmera e do case instalado nela, possivel captar a voz do piloto sem precisar utilizar um microfone externo.

Quanto a fixao na moto, gosto muito dos suportes da RAM-Mount para o guido da moto, onde tu pode tanto virar a cmera para frente, como virar para trs filmando o piloto.

Mas talvez o mais importante disto tudo ter uma cmera com uma boa estabilizao, caso contrrio acaba ficando tudo bem tremido e complica ficar olhando depois por muito tempo.

Piloto Nvel 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localizao
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    6
    Gosto de fazer vdeos de passeios e ultimamente tenho usado a cmera no queixo. Essa posio proporciona uma viso mais realista da pilotagem e interferir menos na aerodinmica.

Segue um vdeo curto do ltimo passeio.

https://youtu.be/0dnjIruD8gw

Diogo Emanuel Maia

Piloto Nvel 1
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Adriel Ribeiro da Silva
    Localizao
    Curitiba-PR
    Moto
    R1200GS ADV
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    9
    Com certeza no existe um ponto que atenda 100% das situaes, mas depois de muito usar fiquei convencido com a fixao no topo do capacete. Muitas vezes vejo paisagens magnficas que no estavam no roteiro. Ligo a cmera e capturo a direo que estou olhando com boa altura.

A posio no queixo boa caso queira capturar com mais detalhes o painel da moto. Como raramente dou foco nesse ponto, acabo no usando.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Moderador

Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localizao
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    10
    A minha (quando usava) ficava no topo do capacete.

Creio que, alm da qualidade da imagem, tambm deva ser levado em considerao a segurana.
    Fico pensando no que pode ocorrer com uma cmera presa no queixo, ou na lateral, no caso de uma queda. Ser que no ir piorar as coisas?

Prefiro no KP7 pois acho mais fcil de focar em coisas interessantes.
    Imagina vc andando de moto e de repente emparelha uma Ferrari conversvel, pilotada por uma gata de biquini? Se a camera estiver fixa na moto, vai perder a imagem kkkkk
    Alm disso, creio que no capacete o vdeo replique melhor a experincia real do piloto.
    Mas, gosto gosto.

J vi gente fazendo os dois: Uma camera no KP7 e outra fixa na moto. Depois na edio voc junta os dois vdeos.

Administrator

Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localizao
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    10
    No meu canal do YouTube eu testei diversas formas, a que eu gostei mais foi na parte lateral do capacete:

Na lateral:

1 - melhor para ver se a cmera esta ligada
    2 - melhor para ligar e desligar
    3 - tem um visual de todo painel e o trabalho de guiar a moto!
    4 - se a cmera no tiver estabilizao aqui fica melhor!

Viso lateral

Captura de Tela 2021-09-23 s 15.18.39.jpg

No top:

1- Aerodinamicamente no bom,
    2 - ruim de ligar e desligar
    3 - no da para ver se ela esta ligada rs
    4 - se cair vc no percebe
    5 - se a camera no tiver estabilizao a tremedeira maior que na lateral

Viso do TOP

Captura de Tela 2021-09-23 s 15.18.04.jpg

No queixo usei pouco, mas acho que a imagem fica muito no painel e tambm achei que o peso da camera desequilibra o capacete!

Sobre o meu Setup:

Eu uso agora uma Go Pro 7 com adaptador de microfone gravo em 2.7K a 60 FPS, com estabilizao ON, com todos os ajustes de cores desligados, e no mximo ISO 800
    Edito no FinaCut Pro, ai fao correo de cores, aumento nitidez e contraste, tambm usando LetterBox para criar aquelas faixar pretas, e uso Color Lut para dar uma cor diferente no video.
    Exporto para o Youtube em 1080p 30fps, um video de 20m da aproximadamente 5GB de sada!
    *Tento fazer uma edio para ver em TV e no PC e Celular

Vale lembrar que se voc tem um canal pequeno o youtube no manda o video com a qualidade 100%, bit-rate alto, o YouTube vai matar triste mas real!!
    ltima edio por shw; 23-09-2021 s 14:33.
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 20 mil seguidores]

YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%

Permisses de Postagem

• Voc no pode iniciar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode enviar anexos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS aps um encontro de em Monte Verde MG, o forum comeou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhes de acessos, e um contedo rico de muita informao!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faa uma doao!