Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 26

Tópico: Câmeras de ação (action cameras)

  1. #1
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13

    Câmeras de ação (action cameras)

    All et caterva,

    Sobre câmeras de ação (Action Cameras) GoPro e genéricas (algumas delas espetaculares), já as ví serem montadas:

    - no topo do capacete.
    - no "queixo" do capacete.
    - na lateral do capacete.
    - sobre o tanque da moto.
    - nas laterais da moto.

    Gostaria de ouvir opiniões, prós e contras de cada possibilidade de quem usa e edita vídeos.

    Particularmente acho interessante instalar no topo do capacete, mas no transito da cidade há inconvenientes, pelo menos aqui em Sampa... Se você mora em Não-me-Toque no RS com suas 17.000 almas (cidade pequena não tem habitantes, tem almas...) não me venha dizer que transito não faz diferença. Não-me-Toque não tem nem semáforo....

    Geralmente quanto maior a altura da câmera, melhor para uma visão panorâmica por onde se está rodando, pensando que a paisagem deva ser o ponto alto da filmagem.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #2
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Guilherme, acho a parte superior do capacete com uma visão melhor. Na parte lateral, perde-se um pequeno pedaço do campo pelo capacete e existe o risco de perder parte do horizonte também. Comecei a abrir mais o campo de visualizaçao para evistar isso, mas fica dificil ver alguns detalhes pequenos. Já na moto, uso proximo aos retrovisores. O problema que a imagem tende a ser mais fixa, enquanto no capacete vc olha e muda o campo e direção da imagem. A gopro 9 vem com uma função que deveria estabilizar automaticamente o horizonte. Em uma viagem ao Ushuaia, perdi muita imagem por ter ficado com o horizonte muito baixo. É interessante tb ter a gopro em uma posição que fique facil limpar a lente no caso de chuva e pó. Também não sou um expert, pois as edições tomam muito tempo, mas em viagems diferentes ou passeios com os colegas gosto de gravar algo.

    Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

  3. #3
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Marcelo DC Ver Post
    Guilherme, acho a parte superior do capacete com uma visão melhor. Na parte lateral, perde-se um pequeno pedaço do campo pelo capacete e existe o risco de perder parte do horizonte também. Comecei a abrir mais o campo de visualizaçao para evistar isso, mas fica dificil ver alguns detalhes pequenos. Já na moto, uso proximo aos retrovisores. O problema que a imagem tende a ser mais fixa, enquanto no capacete vc olha e muda o campo e direção da imagem. A gopro 9 vem com uma função que deveria estabilizar automaticamente o horizonte. Em uma viagem ao Ushuaia, perdi muita imagem por ter ficado com o horizonte muito baixo. É interessante tb ter a gopro em uma posição que fique facil limpar a lente no caso de chuva e pó. Também não sou um expert, pois as edições tomam muito tempo, mas em viagems diferentes ou passeios com os colegas gosto de gravar algo.

    Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
    Marcelo,

    Na última viagem trouxe da Alemanha uma Rollei 4K, comprei também mais duas baterias adicionais e carregador para elas.
    A qualidade de imagem é espetacular, mas infelizmente não tive tempo de me dedicar a ela e verificar todas as possibilidades de configuração, etc.

    Concordo que o topo do capacete é melhor mas entre "aspas"... Você pode não ficar com a cabeça no melhor ângulo. Já fixo na moto você define a visão que quer, ângulo e horizonte.
    Como veio com vários tipos de fixadores diferentes, acho que a ideia é colar vários em diferentes posições e mudar a câmera de lugar e ver no que dá.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #4
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Marcelo,

    Na última viagem trouxe da Alemanha uma Rollei 4K, comprei também mais duas baterias adicionais e carregador para elas.
    A qualidade de imagem é espetacular, mas infelizmente não tive tempo de me dedicar a ela e verificar todas as possibilidades de configuração, etc.

    Concordo que o topo do capacete é melhor mas entre "aspas"... Você pode não ficar com a cabeça no melhor ângulo. Já fixo na moto você define a visão que quer, ângulo e horizonte.
    Como veio com vários tipos de fixadores diferentes, acho que a ideia é colar vários em diferentes posições e mudar a câmera de lugar e ver no que dá.
    Ahh com certeza, Guilherme. Nada como esperimentar as opções que estão disponíveis. Esse final de semana vou brincar um pouco com ela filmando os offs dos amigos. Testando um suporte novo na frente da motoca. Vamos ver se dá certo.

    Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

  5. #5
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    194
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Ultimamente tenho utilizado com bastante frequência minha câmera, apesar de ser "antiga", uma Gopro Hero 4, a qualidade dos vídeos é muito boa. Até pensei em comprar uma mais moderna, mas veio a pergunta: vale a pena gastar mais de 2k numa câmera nova e fazer basicamente o mesmo da minha atual? Obviamente uma mais nova tem recursos adicionais, mas achei melhor gastar com gasolina rsrsrsrs.
    Optei em fixar recentemente no queixo, apesar de já ter utilizado na parte superior e lateral no capacete. Dá uma visão mais real da pilotagem. Segue abaixo o link do último passeio.

    https://youtu.be/0dnjIruD8gw

    Diogo Emanuel Maia

  6. #6
    Piloto Nível 1 Avatar de isaianet
    Data de Ingresso
    Aug 2021
    Nome Real
    Carlo Neto
    Localização
    Capão da Canoa
    Moto
    GS 310
    Posts
    45
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    All et caterva,

    Sobre câmeras de ação (Action Cameras) GoPro e genéricas (algumas delas espetaculares), já as ví serem montadas:

    - no topo do capacete.
    - no "queixo" do capacete.
    - na lateral do capacete.
    - sobre o tanque da moto.
    - nas laterais da moto.

    Gostaria de ouvir opiniões, prós e contras de cada possibilidade de quem usa e edita vídeos.

    Particularmente acho interessante instalar no topo do capacete, mas no transito da cidade há inconvenientes, pelo menos aqui em Sampa... Se você mora em Não-me-Toque no RS com suas 17.000 almas (cidade pequena não tem habitantes, tem almas...) não me venha dizer que transito não faz diferença. Não-me-Toque não tem nem semáforo....

    Geralmente quanto maior a altura da câmera, melhor para uma visão panorâmica por onde se está rodando, pensando que a paisagem deva ser o ponto alto da filmagem.
    Quando se trata de fixação no capacete, eu ainda considero a fixação no queixo a melhor delas, por 2 motivos:
    1- É a visão mais "próxima" da visão do piloto, mostrando inclusive o painel da moto sem precisar baixar muito a cabeça.
    2- Dependendo da câmera e do case instalado nela, é possivel captar a voz do piloto sem precisar utilizar um microfone externo.

    Quanto a fixação na moto, gosto muito dos suportes da RAM-Mount para o guidão da moto, onde tu pode tanto virar a câmera para frente, como virar para trás filmando o piloto.

    Mas talvez o mais importante disto tudo é ter uma câmera com uma boa estabilização, caso contrário acaba ficando tudo bem tremido e complica ficar olhando depois por muito tempo.

  7. #7
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    194
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Gosto de fazer vídeos de passeios e ultimamente tenho usado a câmera no queixo. Essa posição proporciona uma visão mais realista da pilotagem e interferir menos na aerodinâmica.

    Segue um vídeo curto do último passeio.

    https://youtu.be/0dnjIruD8gw

    Diogo Emanuel Maia

  8. #8
    Piloto Nível 2
    Avatar de adriel
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Adriel Ribeiro da Silva
    Localização
    Curitiba-PR
    Moto
    R1200GS ADV
    Posts
    243
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Com certeza não existe um ponto que atenda 100% das situações, mas depois de muito usar fiquei convencido com a fixação no topo do capacete. Muitas vezes vejo paisagens magníficas que não estavam no roteiro. Ligo a câmera e capturo a direção que estou olhando com boa altura.

    A posição no queixo é boa caso queira capturar com mais detalhes o painel da moto. Como raramente dou foco nesse ponto, acabo não usando.


    Sent from my iPhone using Tapatalk

  9. #9
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    A minha (quando usava) ficava no topo do capacete.

    Creio que, além da qualidade da imagem, também deva ser levado em consideração a segurança.
    Fico pensando no que pode ocorrer com uma câmera presa no queixo, ou na lateral, no caso de uma queda. Será que não irá piorar as coisas?

    Prefiro no KP7 pois acho mais fácil de focar em coisas interessantes.
    Imagina vc andando de moto e de repente emparelha uma Ferrari conversível, pilotada por uma gata de biquini? Se a camera estiver fixa na moto, vai perder a imagem kkkkk
    Além disso, creio que no capacete o vídeo replique melhor a experiência real do piloto.
    Mas, gosto é gosto.

    Já vi gente fazendo os dois: Uma camera no KP7 e outra fixa na moto. Depois na edição você junta os dois vídeos.

  10. #10
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.531
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    No meu canal do YouTube eu testei diversas formas, a que eu gostei mais foi na parte lateral do capacete:

    Na lateral:

    1 - melhor para ver se a câmera esta ligada
    2 - melhor para ligar e desligar
    3 - tem um visual de todo painel e o trabalho de guiar a moto!
    4 - se a câmera não tiver estabilização aqui fica melhor!

    Visão lateral

    Captura de Tela 2021-09-23 às 15.18.39.jpg


    No top:

    1- Aerodinamicamente não é bom,
    2 - é ruim de ligar e desligar
    3 - é não da para ver se ela esta ligada rs
    4 - se cair vc não percebe
    5 - se a camera não tiver estabilização a tremedeira é maior que na lateral

    Visão do TOP

    Captura de Tela 2021-09-23 às 15.18.04.jpg


    No queixo usei pouco, mas acho que a imagem fica muito no painel e também achei que o peso da camera desequilibra o capacete!



    Sobre o meu Setup:

    Eu uso agora uma Go Pro 7 com adaptador de microfone gravo em 2.7K a 60 FPS, com estabilização ON, com todos os ajustes de cores desligados, e no máximo ISO 800
    Edito no FinaCut Pro, ai faço correção de cores, aumento nitidez e contraste, também usando LetterBox para criar aquelas faixar pretas, e uso Color Lut para dar uma cor diferente no video.
    Exporto para o Youtube em 1080p 30fps, um video de 20m da aproximadamente 5GB de saída!
    *Tento fazer uma edição para ver em TV e não PC e Celular



    Vale lembrar que se você tem um canal pequeno o youtube não manda o video com a qualidade 100%, bit-rate alto, o YouTube vai matar é triste mas é real!!
    Última edição por shw; 23-09-2021 às 15:33.
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!