Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Carregador de bateria 12v

  1. #1
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Carregador de bateria 12v

    Amigos,

    Por indicação de um amigo, estou para adquirir um carregador de bateria igual ao do anuncio abaixo:

    https://produto.mercadolivre.com.br/...zuki-dafra-_JM

    Sei alguma coisa sobre mecânica, mas confesso que no que se refere a elétrica, sou um completo ignorante.

    Esse amigo possui uma moto igual a minha e disse que realiza o carregamento sem remover a bateria da moto, ainda com os plugues conectados.

    Gostaria de saber dos mais entendidos se há algum risco no procedimento, pois a elétrica das nossas motos é bem enjoada e tenho receio de danificar alguma coisa, sabendo que nesse caso o prejuízo poderia ser grande.

    Agradeço os comentários.

    Abraços,

    Felipe

  2. #2
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Olá Felipe,
    No caso de moto parada por motivos especiais, sugiro manter a bateria flutuando em um carregador muito bom, desconectada do sistema da moto.
    Agora, se houver possibilidade, o melhor é andar na moto a cada 15 dias no mínimo para que outros sistemas continuem funcionando à perfeição. Embreagem, caixa de câmbio, freios, rolamentos, anéis o'ring, pistões, injeção e outros mais, dependem do uso para funcionar bem. Se ficar parado estragam. Como nós mesmos.....
    Keep running .....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  3. #3
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Amigos,

    Por indicação de um amigo, estou para adquirir um carregador de bateria igual ao do anuncio abaixo:

    https://produto.mercadolivre.com.br/...zuki-dafra-_JM

    Sei alguma coisa sobre mecânica, mas confesso que no que se refere a elétrica, sou um completo ignorante.

    Esse amigo possui uma moto igual a minha e disse que realiza o carregamento sem remover a bateria da moto, ainda com os plugues conectados.

    Gostaria de saber dos mais entendidos se há algum risco no procedimento, pois a elétrica das nossas motos é bem enjoada e tenho receio de danificar alguma coisa, sabendo que nesse caso o prejuízo poderia ser grande.

    Agradeço os comentários.

    Abraços,

    Felipe


    Olá Felipe,

    O carregador me parece OK, já que deve fazer a curva de 3 pontos (pela informação de possuir tensão de 11,0V a 14,4V) e com corrente variável também.
    Deve ter também a tensão de float (flutuação) que mantém a bateria dormente e totalmente carregada, desde que ligada ao carregador.
    Pode ser feito o carregamento da bateria com ela conectada aos seus bornes, sem qualquer prejuízo aos circuitos.

    No meu ponto de vista, sempre prefiro fazer carregamentos de baterias desconectadas do veículo.
    A razão vem do fato que baterias do nada e sem aviso prévio entram em curto circuito interno e iniciam um incêndio poderoso.

    Eu particularmente retiro a bateria da moto e a carrego isoladamente. Isso ocorreu uma única vez e já era sinal que estava no fim da vida.
    Última edição por Gnegraes; 10-01-2022 às 12:52.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #4
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Olá Felipe,
    No caso de moto parada por motivos especiais, sugiro manter a bateria flutuando em um carregador muito bom, desconectada do sistema da moto.
    Agora, se houver possibilidade, o melhor é andar na moto a cada 15 dias no mínimo para que outros sistemas continuem funcionando à perfeição. Embreagem, caixa de câmbio, freios, rolamentos, anéis o'ring, pistões, injeção e outros mais, dependem do uso para funcionar bem. Se ficar parado estragam. Como nós mesmos.....
    Keep running .....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Reiner... concordo com você em todos os pontos. O problema é que nesses últimos dois meses estou com algumas limitações e tem sido mais complicado rodar com a moto. Creio que no próximo mês já devo voltar ao uso constante.

    Estou pesando em adquirir esse aparelho apenas para preservar a vida útil da bateria, que é relativamente nova.

  5. #5
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Olá Felipe,

    O carregador me parece OK, já que deve fazer a curva de 3 pontos (pela informação de possuir tensão de 11,0V a 14,4V) e com corrente variável também.
    Deve ter também a tensão de float (flutuação) que mantém a bateria dormente e totalmente carregada, desde que ligada ao carregador.
    Pode ser feito o carregamento da bateria com ela conectada aos seus bornes, sem qualquer prejuízo aos circuitos.

    No meu ponto de vista, sempre prefiro fazer carregamentos de baterias desconectadas do veículo.
    A razão vem do fato que baterias do nada e sem aviso prévio entram em curto circuito interno e iniciam um incêndio poderoso.

    Eu particularmente retiro a bateria da moto e a carrego isoladamente. Isso ocorreu uma única vez e já era sinal que estava no fim da vida.
    Guilherme, obrigado pela resposta.

    Um dúvida adicional. Considerando os parâmetros da ECU, remover a bateria da moto não pode ser um problema? Sempre tive essa dúvida. Se não há problemas na remoção, farei sempre o carregamento com ela fora da moto em um ambiente sob vigilância constante. Acho a melhor opção.

    Outro ponto é que existe esse mesmo carregador na versão 6ah. A vantagem é que seria útil também para carregamento de bateria de carros, levando menos tempo para carga. O vendedor informou que não haveria problemas para utilização nas baterias de moto, mesmo sendo ele mais forte. Estou em dúvidas sobre isso também.

  6. #6
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Guilherme, obrigado pela resposta.

    Um dúvida adicional. Considerando os parâmetros da ECU, remover a bateria da moto não pode ser um problema? Sempre tive essa dúvida. Se não há problemas na remoção, farei sempre o carregamento com ela fora da moto em um ambiente sob vigilância constante. Acho a melhor opção.

    Outro ponto é que existe esse mesmo carregador na versão 6ah. A vantagem é que seria útil também para carregamento de bateria de carros, levando menos tempo para carga. O vendedor informou que não haveria problemas para utilização nas baterias de moto, mesmo sendo ele mais forte. Estou em dúvidas sobre isso também.
    Felipe,

    Remover a bateria do veículo não causa danos à ECU. Todos os dados da moto ficam retidos na memória.

    Quanto ao carregamento da bateria, não há necessidade de vigilância.
    Muitos carregam a bateria montada na moto. Minha observação vem do fato que trabalhei muito tempo com grandes bancos de bateria de sistemas UPS para Data Centers de médio e grande porte. Bateria é um elemento sensível e sujeito a falhas internas quase que imprevisíveis.
    Cautela nunca fez mal a ninguém. Um curto circuito em uma bateria pode levar com certeza ao incêndio da moto e dependendo do local, iniciar incêndio no prédio.

    O carregamento de baterias deve ser o mais lento possível, como regra geral a corrente nunca deve suplantar 25% da carga dela, para evitar diminuir a vida útil dela.
    Como exemplo de referência, nossas baterias possuem 12Ah, a corrente máxima de carregamento não deve ultrapassar 3A. O carregador que você mencionou entrega 2A, OK. Não usaria o carregador de 6A.

    Se você vai se ausentar por 1 mês por exemplo, pode deixar a bateria ligada ao carregador, para que mantenha a bateria "dormente" e em flutuação. Tenha apenas o cuidado de que o local seja arejado e não hajam materiais combustíveis nas proximidades (madeira, papel, tecido, p/ex) próximo ao carregador + bateria, e que o circuito alimentador possua disjuntor.
    Última edição por Gnegraes; 11-01-2022 às 08:38.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #7
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Felipe,

    Para entender a diferença de carregadores de bateria.

    1- o tradicional faz a chamada Curva de dois pontos UI. É o sistema que normalmente os veículos tem.
    Com esse sistema se consegue carregar no máximo 70% da bateria.

    https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY7...4sPbw?e=hZawhx


    2- o carregador dito "inteligente" faz a chamada Curva de três pontos UUI.
    Com este sistema se consegue carregar 100% a bateria.

    https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY6...FOeuA?e=wTN9Fx
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #8
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Felipe,

    Para entender a diferença de carregadores de bateria.

    1- o tradicional faz a chamada Curva de dois pontos UI. É o sistema que normalmente os veículos tem.
    Com esse sistema se consegue carregar no máximo 70% da bateria.

    https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY7...4sPbw?e=hZawhx


    2- o carregador dito "inteligente" faz a chamada Curva de três pontos UUI.
    Com este sistema se consegue carregar 100% a bateria.

    https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY6...FOeuA?e=wTN9Fx
    Guilherme, muito obriagdo pelos esclarecimentos. Vou comprar um de 2ah mesmo. Quando necessário farei a carga fora da moto.

  9. #9
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Amigos,

    Por indicação de um amigo, estou para adquirir um carregador de bateria igual ao do anuncio abaixo:

    https://produto.mercadolivre.com.br/...zuki-dafra-_JM

    Sei alguma coisa sobre mecânica, mas confesso que no que se refere a elétrica, sou um completo ignorante.

    Esse amigo possui uma moto igual a minha e disse que realiza o carregamento sem remover a bateria da moto, ainda com os plugues conectados.

    Gostaria de saber dos mais entendidos se há algum risco no procedimento, pois a elétrica das nossas motos é bem enjoada e tenho receio de danificar alguma coisa, sabendo que nesse caso o prejuízo poderia ser grande.

    Agradeço os comentários.

    Abraços,

    Felipe
    Tenho um carregador desse. Utilizo quando a moto vai ficar parada por muito tempo. Funciona muito bem, inclusive mostrando o percentual de carga da bateria.
    Tenho utilizado diretamente na bateria plugada à moto.

    Diogo Emanuel Maia

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!