Página 11 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 110 de 195

Tópico: Recall do cardã?

  1. #101
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    A 2ª revisão da minha moto estava agendada. Também estava agendado o teste do cardan para o mesmo dia. Dias antes da revisão, me avisaram que o teste do cardan não seria feito, por conta da falta da peça. Ficou apenas a 2ª revisão a fazer.

    NO dia da revisão, me avisaram que seria feito o tal do teste e que a reposição do cardan estaria entrando em ordem. Minha moto com aproximados 7.500 km e um ano e meio de uso teve o cardan condenado. Irão me chamar para a troca, assim que o cardan chegar. Falaram em algo em torno de um mês, mas sem confirmação.

    As características de uso da minha moto: apenas e exclusivamente cidade, nunca peguei chuva, não lembro de ter passado por alguma possa d'água e muito menos por dentro de rio/riacho... Neste ano e meio de uso, lembro de ter lavado uma vez, com muito cuidado para não jogar água nas coifas e sem o uso de lavadora de alta pressão. Apenas a concessionária lavou a moto nas duas revisões.

    Agora é esperar.

  2. #102
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Kinha Ver Post
    A 2ª revisão da minha moto estava agendada. Também estava agendado o teste do cardan para o mesmo dia. Dias antes da revisão, me avisaram que o teste do cardan não seria feito, por conta da falta da peça. Ficou apenas a 2ª revisão a fazer.

    NO dia da revisão, me avisaram que seria feito o tal do teste e que a reposição do cardan estaria entrando em ordem. Minha moto com aproximados 7.500 km e um ano e meio de uso teve o cardan condenado. Irão me chamar para a troca, assim que o cardan chegar. Falaram em algo em torno de um mês, mas sem confirmação.

    As características de uso da minha moto: apenas e exclusivamente cidade, nunca peguei chuva, não lembro de ter passado por alguma possa d'água e muito menos por dentro de rio/riacho... Neste ano e meio de uso, lembro de ter lavado uma vez, com muito cuidado para não jogar água nas coifas e sem o uso de lavadora de alta pressão. Apenas a concessionária lavou a moto nas duas revisões.

    Agora é esperar.

    Kinha,

    Você já viu teu eixo cardã aberto? Ele está enferrujado, travado?
    A balança monobraço está internamente suja?
    Cuidado com o que te dizem nas CCs....
    Se a CC lavou tua moto, eles usam lavadora de alta pressão.
    CC aqui no Brasil nem sempre é sinal de pessoal treinado e consciente.

    O Piu publicou recentemente dois vídeos mostrando uma moto que passou pelo "recall" (kkkkkkkkkkk....) e mostrou o interior da balança monobraço e o eixo todo oxidado.
    No segundo vídeo mostra que a válvula bico de pato pouco serve para drenar água pois para que isso ocorra você tem de posicionar a balança monobraço articulando a suspensão até que ela esteja na posição mais baixa e possa drenar o líquido, de outro modo smepre restará líquido dentro.. O vídeo é bastante interessante.

    Repito aqui mais uma vez: a BMW não atacou o problema principal que foi a mudança de material das coifas a partir de 2013.
    Esse problema praticamente não existia antes, o próprio Piu confirma isso.
    As novas coifas são feitas de borracha muito mole e maleável, qualquer movimento imprevisto elas saem da posição correta nos alojamentos e é por aí que entra a água....
    E mais do que nunca é obrigatória a inspeção rotineira e utilizar graxa adequada nas coifas para manter a estanqueidade.

    Por razões de garantias, mesmo para quem está fora dela, façam a revisão com as CCs, assim terão provas para solicitar ressarcimentos futuros da fábrica.

    >>>> "Recall" do cardã BMW??? Um verdadeiro "passa moleque"... Uma vergonha.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #103
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.445
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Kinha,

    Você já viu teu eixo cardã aberto? Ele está enferrujado, travado?
    A balança monobraço está internamente suja?
    Cuidado com o que te dizem nas CCs....
    Se a CC lavou tua moto, eles usam lavadora de alta pressão.
    CC aqui no Brasil nem sempre é sinal de pessoal treinado e consciente.

    O Piu publicou recentemente dois vídeos mostrando uma moto que passou pelo "recall" (kkkkkkkkkkk....) e mostrou o interior da balança monobraço e o eixo todo oxidado.
    No segundo vídeo mostra que a válvula bico de pato pouco serve para drenar água pois para que isso ocorra você tem de posicionar a balança monobraço articulando a suspensão até que ela esteja na posição mais baixa e possa drenar o líquido, de outro modo smepre restará líquido dentro.. O vídeo é bastante interessante.

    Repito aqui mais uma vez: a BMW não atacou o problema principal que foi a mudança de material das coifas a partir de 2013.
    Esse problema praticamente não existia antes, o próprio Piu confirma isso.
    As novas coifas são feitas de borracha muito mole e maleável, qualquer movimento imprevisto elas saem da posição correta nos alojamentos e é por aí que entra a água....
    E mais do que nunca é obrigatória a inspeção rotineira e utilizar graxa adequada nas coifas para manter a estanqueidade.

    Por razões de garantias, mesmo para quem está fora dela, façam a revisão com as CCs, assim terão provas para solicitar ressarcimentos futuros da fábrica.

    >>>> "Recall" do cardã BMW??? Um verdadeiro "passa moleque"... Uma vergonha.
    Guilherme, no caso do recall, me parece que não estão considerando infiltração de água ou ferrugem.
    Pelo teste, deve ser algum lote de eixos com defeito. Ou de balanceamento ou de fresamento.
    De qualquer modo, é melhor trocar o cardam seguindo às recomendações por garantia.
    Aconselho à não utilizar os serviços de lavagem da CC. Utilizei uma única vez há mais de 6 anos, qdo cheguei em casa e fui checar a moto, a coifa dianteira estava totalmente fora do lugar. Então, lavar, eu mesmo lavo e pouco. Vive suja....kkkkkk. E não é questão de não poder ver água não. É o jato da terrível bomba. Porque chuva, já cansei de andar debaixo de temporais e asfalto alagado, sem problemas.

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  4. #104
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Kinha,

    Você já viu teu eixo cardã aberto? Ele está enferrujado, travado?
    A balança monobraço está internamente suja?
    Cuidado com o que te dizem nas CCs....
    Se a CC lavou tua moto, eles usam lavadora de alta pressão.
    CC aqui no Brasil nem sempre é sinal de pessoal treinado e consciente.

    O Piu publicou recentemente dois vídeos mostrando uma moto que passou pelo "recall" (kkkkkkkkkkk....) e mostrou o interior da balança monobraço e o eixo todo oxidado.
    No segundo vídeo mostra que a válvula bico de pato pouco serve para drenar água pois para que isso ocorra você tem de posicionar a balança monobraço articulando a suspensão até que ela esteja na posição mais baixa e possa drenar o líquido, de outro modo smepre restará líquido dentro.. O vídeo é bastante interessante.

    Repito aqui mais uma vez: a BMW não atacou o problema principal que foi a mudança de material das coifas a partir de 2013.
    Esse problema praticamente não existia antes, o próprio Piu confirma isso.
    As novas coifas são feitas de borracha muito mole e maleável, qualquer movimento imprevisto elas saem da posição correta nos alojamentos e é por aí que entra a água....
    E mais do que nunca é obrigatória a inspeção rotineira e utilizar graxa adequada nas coifas para manter a estanqueidade.

    Por razões de garantias, mesmo para quem está fora dela, façam a revisão com as CCs, assim terão provas para solicitar ressarcimentos futuros da fábrica.

    >>>> "Recall" do cardã BMW??? Um verdadeiro "passa moleque"... Uma vergonha.

    Guilherme, o cardan ainda não foi aberto. Se abriram para fazer o teste, não consegui acompanhar a revisão. Acompanho o Piu pelas redes sociais. Não há como deixar de fazer a manutenção no cardan e, se a concessionária não fosse trocá-lo, eu iria revisá-lo em oficina independente, mesmo correndo o risco de perda da garantia. Quando me chamarem para trocar o cardan, vou fazer o possível para acompanhar o serviço e ver o estado/situação da coisa. Dou retorno aqui no fórum.

  5. #105
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Guilherme, no caso do recall, me parece que não estão considerando infiltração de água ou ferrugem.
    Pelo teste, deve ser algum lote de eixos com defeito. Ou de balanceamento ou de fresamento.
    De qualquer modo, é melhor trocar o cardam seguindo às recomendações por garantia.
    Aconselho à não utilizar os serviços de lavagem da CC. Utilizei uma única vez há mais de 6 anos, qdo cheguei em casa e fui checar a moto, a coifa dianteira estava totalmente fora do lugar. Então, lavar, eu mesmo lavo e pouco. Vive suja....kkkkkk. E não é questão de não poder ver água não. É o jato da terrível bomba. Porque chuva, já cansei de andar debaixo de temporais e asfalto alagado, sem problemas.

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
    Reiner,

    Os problemas apresentados são todos oriundos de água dentro da balança monobraço, além de falta de lubrificação de eixos estriados e das extremidades das coifas de borracha.
    O eixo pré e pós 2013 no advento das LCs é o mesmo.
    A única coisa que se alterou foi a qualidade de projeto das coifas, um desastre diga-se de passagem.

    Se este não é o motivo, por que a BMW está instalando essa válvula bico de pato e que nem eficiente é? Continua mantendo água dentro, mesmo se você drenar....
    Assista ao vídeo do Piu, para facilitar a visualização, ele colocou café dentro da balança...
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #106
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Reiner, a concessionária (mecânico) me alegou esse ponto. Me mostrou o suposto ponto de folga que poderia causar vibração e justificar a troca da peça. Ele me mostrou dois cardans que haviam sido substituídos: um, de uma moto com baixa quilometragem; o outro, segundo me disse, de uma moto próxima dos 60 mil km. Em ambos os casos, não havia sinais aparentes de ferrugem.

    Como irão substituir o cardan da minha moto, após isso vou esperar de um a dois anos para abri-lo novamente para lubrificação.

  7. #107
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Guilherme, o conhecimento (teórico) de mecânica também me faz acreditar que se trata de um recall branco e que o problema está na entrada de umidade. A concessionária me disse que a tal vibração é imperceptível ao piloto. Ora, se ninguém reclama (imperceptível!), se não se tem notícia de acidentes causados pela tal vibração, se é instalada o bico de pato para sangrar a água que entrou, qual a dificuldade de admitir que a existência do problema?

  8. #108
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.445
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Justamente, no meu raciocínio, se não fosse o eixo, seria muito mais barato fazer o recall branco das coifas....o dreno, outras motos os tem. Por vez somente um furo. Por que trocariam um eixo em estado de novo?????
    Mas, vai entender....

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  9. #109
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    897
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Na internet tem relatos de acidentes sérios em razão desse problema do cardã. Nos EUA chegou-se a ter proibições de uso das motos. Aqui no Brasil, se não me engano, algumas motos novas ficaram "travadas" até que fosse efetuado o procedimento.
    Como foi uma situação que atingiu motos em todo o mundo, minha "teoria da conspiração" é que tem mais caroço nesse angú. Acredito que seria mais barato trocar a coifa se fosse apenas problema de entrada de umidade - motos como a Triumph tem um buraco na coifa, sem qualquer "bico", e poderia ser uma solução viável.
    Se estão trocando o cardã, acredito que o problema está além da coifa... ou não !
    PS: na minha fizeram o teste com 10.000 kms e concluíram que está ok. Já rodei mais 10.000 kms depois disso.

  10. #110
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Na internet tem relatos de acidentes sérios em razão desse problema do cardã. Nos EUA chegou-se a ter proibições de uso das motos. Aqui no Brasil, se não me engano, algumas motos novas ficaram "travadas" até que fosse efetuado o procedimento.
    Como foi uma situação que atingiu motos em todo o mundo, minha "teoria da conspiração" é que tem mais caroço nesse angú. Acredito que seria mais barato trocar a coifa se fosse apenas problema de entrada de umidade - motos como a Triumph tem um buraco na coifa, sem qualquer "bico", e poderia ser uma solução viável.
    Se estão trocando o cardã, acredito que o problema está além da coifa... ou não !
    PS: na minha fizeram o teste com 10.000 kms e concluíram que está ok. Já rodei mais 10.000 kms depois disso.

    Everton,

    Não tenho detalhes pois não tenho uma pós 2013, mas me parece que o alojamento nas extremidades da manga do eixo devam ter sofrido alguma pequena modificação.
    As coifas atuais possuem um anel de arame de aço para tentar manter a coifa na posição dentro da balança.

    O problema não é a oxidação superficial nas partes, mas a oxidação que está deteriorando as juntas universais cardã e são elas que quebram ou travam.

    Os eixos estriados se não foram lubrificados, em princípio não causam problema, até que se precise desmontar o conjunto. Aí é uma novela que dá bastante audiência, muito trabalho e paciência para soltar o eixo.

    O custo na minha opinião envolveria as duas coifas que são baratas e a troca das mangas do eixo, bastante caras....

    O eixo em sí é uma peça bastante simples, dois tubos com borracha ligando as partes internamente e que funciona como amortecedor de torção. As juntas cardã também são baratas.

    Trocar a balança custa caro pois há muita mão de obra envolvida, além de um monte de pequenas peças (tomei os preços na Europa no catálogo BMW):

    - balança custa Euro 1.114
    - micelâneas Euro 450
    - total de Euro 1.564.

    O eixo custa Euro 998.

    Se considerarmos a mão de obra envolvida em cada um dos dois casos, trocar a balança monobraço custa cerca do dobro.
    Última edição por Gnegraes; 08-06-2023 às 09:12.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 11 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 910111213 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!