Página 6 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 4567816 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 60 de 194

Tópico: Recall do cardã?

  1. #51
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Kinha Ver Post
    Já te explorando um pouco mais, quanto tempo tu levas de SP até Rio Claro? E quanto tempo a oficina está levando para fazer o serviço.
    De SP a Rio Claro leva pouco mais de duas horas... Um passeio legal.

    O Val resolveu em.menos de 20 minutos!

    Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

  2. #52
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Hj lá no Val foi bem tranquilo...

    O cardã abriu facilmente sem nenhum indício de travamento.

    Ainda estava melecado com a graxa da verificação feita 10.000 kms atrás.

    O que me impressionou um pouco foi a sujeira do carda e do túnel inteiro... Mesmo com as coisas devidamente engraxadas, sem dúvida ocorreu alguma infiltração de água e pó.



    Agora vamos rodar com a motoca...



    Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

  3. #53
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Timeline Cardans a partir de 2013

    Fatos observados nas balanças monobraço dos modelos R1200/1250GS, R1200/1250GS Adv e R1200RT

    2013

    BMM lançou uma nova versão dos motores boxer 1200cc, denominados LC por refrigeração líquida nos cabeçotes.
    Juntamente com o novo motor, inverteram a posição da balança monobraço do lado direito para o esquerdo das motos.
    Uma mudança simples, já que com recursos de CAD basta espelhar as peças para tê-las exatamente idênticas às anteriores, mas "espelhadas".

    >>> nesta fase alguém da engenharia da fábrica resolveu mudar a espessura e especificação da borracha utilizada nas coifas dianteira e traseira, ficaram mais finas e mais maleáveis.

    2015

    A coifa traseira devido à deformação ao rodar e por ser mais maleável, estava raspando na cruzeta universal traseira e rasgando.
    A solução da fábrica foi fazer um suporte feito de arame de aço, para manter a dobra da coifa na sua posição.
    Mesmo com este pequeno reforço estrutural, sai muito facilmente do seu lugar.

    Estas modificações nas coifas levaram a inúmeros problemas de entrada de água na balança, ocasionando oxidação severa.
    Também aliado ao fato da não observação de uso de graxa repelente a água Klüber Staburagas nos encaixes das coifas para sua vedação.
    Além do não uso de graxa Optimoly TA da Castrol nos eixos estriados, que emsmo sem qualquer presença de água, "solda" a união estriada.

    2022

    BMW lança um Boletim Técnico em 15/06/2022 com uma série de medidas a serem tomadas pelos CCs em todo o mundo.
    Os detalhes desta imensa operação está descrita no texto do mesmo.


    Dados importantes a se levar em consideração:

    - as motos pré 2013 não apresentam esses "problemas". Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.

    - as motos pós 2013 desde que com manutenção correta do tipo: a- verificação rotineira do estado das coifas, b- na abertura da baalnça utilização das graxas recomendadas pela fábrica e na frequência usual das preventivas de toda a moto, também não apresentaram problemas. Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.

    De qualquer forma, a BMW demorou muito tempo a reagir aos "problemas" ocorridos.
    Isso é imperdoável em um produto que desde o início em 1923 se tornou símbolo de durabilidade e confiabilidade.
    Vão gastar uma pequena fortuna na verificação e troca gratuita de peças em todo o mundo.
    Última edição por Gnegraes; 16-08-2022 às 11:21.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #54
    Piloto Nível 1 Avatar de isaianet
    Data de Ingresso
    Aug 2021
    Nome Real
    Carlo Neto
    Localização
    Capão da Canoa
    Moto
    GS 310
    Posts
    45
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Timelife Cardans a partir de 2013

    Fatos observados nas balanças monobraço dos modelso R1200/1250GS, R1200/1250GS Adv e R1200RT

    2013

    BMM lançou uma nova versão dos motores boxer 1200cc, denominados LC por refrigeração lÃ*quida nos cabeçotes.
    Juntamente com o novo motor, inverteram a posição da balança monobraço do lado direito para o esquerdo das motos.
    Uma mudança simples, já que com recursos de CAD basta espelhar as peças para tê-las exatamente idênticas Ã*s anteriores, mas "espelhadas".

    >>> nesta fase alguém da engenharia da fábrica resolveu mudar a espessura e especificação da borracha utilizada nas coifas dianteira e traseira, ficaram mais finas e mais maleáveis.

    2015

    A coifa traseira devido Ã* deformação ao rodar e por ser mais maleável, estava raspando na cruzeta universal traseira e rasgando.
    A solução da fábrica foi fazer um suporte feito de arame de aço, para manter a dobra da coifa na sua posição.
    Mesmo com este pequeno reforço estrutural, sai muito facilmente do seu lugar.

    Estas modificações nas coifas levaram a inúmeros problemas de entrada de água na balança, ocasionando oxidação severa.
    Também aliado ao fato da não observação de uso de graxa repelente a água Klüber Staburagas nos encaixes das coifas para sua vedação.
    Além do não uso de graxa Optimoly TA da Castrol nos eixos estriados, que emsmo sem qualquer presença de água, "solda" a união estriada.

    2022

    BMW lança um Boletim Técnico em 15/06/2022 com uma série de medidas a serem tomadas pelos CCs em todo o mundo.
    Os detalhes desta imensa operação está descrita no texto do mesmo.


    Dados importantes a se levar em consideração:

    - as motos pré 2013 não apresentam esses "problemas". Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.

    - as motos pós 2013 desde que com manutenção correta do tipo: a- verificação rotineira do estado das coifas, b- na abertura da baalnça utilização das graxas recomendadas pela fábrica e na frequência usual das preventivas de toda a moto, também não apresentaram problemas. Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.

    De qualquer forma, a BMW demorou muito tempo a reagir aos "problemas" ocorridos.
    Isso é imperdoável em um produto que desde o inÃ*cio em 1923 se tornou sÃ*mbolo de durabilidade e confiabilidade.
    Vão gastar uma pequena fortuna na verificação e troca gratuita de peças em todo o mundo.

    Como sabem não sou dono de 1200/1250, mas estou acompanhando toda essa discussão de vocês para agregar conhecimento e fiquei pensando em uma posssível solução para este problema.

    Pelo que estou vendo, mesmo coifas novas ou bicos de pato não impedem a contaminação por água do cardan. E por melhor que seja a graxa aplicada para lubrificação, com o tempo essa água acaba contaminando a graxa e causando o problema de travamento do estriado do cardan. Como o cardan fica dentro da suspensão, não é simples colocar graxa nova com frequência como é feito em caminhões, pickups e 4x4s.

    O Negraes me conhece a mais tempo, sabe meu histórico com Land Rovers e consequentemente meu gosto por mecânica (por hobby mesmo).

    Lembro que há cerca de 15 anos atrás precisei fazer o reparo de um cardan dianteiro da Defender 90 que tinha na época, e recorri a uma oficina famosa, especializada em cardans na minha região, para fazer o serviço. O meu problema era semelhante, o estriado do cardan tinha sido contaminado por água, faltou lubrificação e acabou criando folga e engripando.

    O senhor, dono da oficina, me chamou e perguntou qual o uso que eu fazia da Defender, se era em muitas trilhas com água (comuns aqui no RS) e caso positivo, gostaria de me propor um "preventivo" para nunca mais ter esse tipo de problema.

    Enfim, o preventivo dele era "pintar" os estriados com um spray da Molycote, feito exclusivamente para trazer uma lubrificação a seco em caso da falta de graxa e lubrificação. Aceitei o "preventivo" e por coincidência, ou não, nunca mais tive problemas com aquele cardan. Depois daquilo, sempre tenho um tubo do spray em casa e "pinto" peças que necessitam lubrificação e podem sofrer com contaminação. Sobre o poder de lubrificação do bissulfeto de molibdênio, este é mundialmente conhecido.


    Obviamente esse é um procedimento que jamais será feito em Concessionária, mas fica a sugestão para quem gosta que colocar a mão na massa.

    Segue o link do spray: https://www.lumobras.com.br/molykote...d-321-r-spray/

    Aos engenheiros de plantão, fiquem a vontade para justificar ou não recomendar o seu uso.
    Última edição por isaianet; 09-08-2022 às 12:06.

  5. #55
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por isaianet Ver Post
    Como sabem não sou dono de 1200/1250, mas estou acompanhando toda essa discussão de vocês para agregar conhecimento e fiquei pensando em uma posssível solução para este problema.

    Pelo que estou vendo, mesmo coifas novas ou bicos de pato não impedem a contaminação por água do cardan. E por melhor que seja a graxa aplicada para lubrificação, com o tempo essa água acaba contaminando a graxa e causando o problema de travamento do estriado do cardan. Como o cardan fica dentro da suspensão, não é simples colocar graxa nova com frequência como é feito em caminhões, pickups e 4x4s.

    O Negraes me conhece a mais tempo, sabe meu histórico com Land Rovers e consequentemente meu gosto por mecânica (por hobby mesmo).

    Lembro que há cerca de 15 anos atrás precisei fazer o reparo de um cardan dianteiro da Defender 90 que tinha na época, e recorri a uma oficina famosa, especializada em cardans na minha região, para fazer o serviço. O meu problema era semelhante, o estriado do cardan tinha sido contaminado por água, faltou lubrificação e acabou criando folga e engripando.

    O senhor, dono da oficina, me chamou e perguntou qual o uso que eu fazia da Defender, se era em muitas trilhas com água (comuns aqui no RS) e caso positivo, gostaria de me propor um "preventivo" para nunca mais ter esse tipo de problema.

    Enfim, o preventivo dele era "pintar" os estriados com um spray da Molycote, feito exclusivamente para trazer uma lubrificação a seco em caso da falta de graxa e lubrificação. Aceitei o "preventivo" e por coincidência, ou não, nunca mais tive problemas com aquele cardan. Depois daquilo, sempre tenho um tubo do spray em casa e "pinto" peças que necessitam lubrificação e podem sofrer com contaminação. Sobre o poder de lubrificação do bissulfeto de molibdênio, este é mundialmente conhecido.


    Obviamente esse é um procedimento que jamais será feito em Concessionária, mas fica a sugestão para quem gosta que colocar a mão na massa.

    Segue o link do spray: https://www.lumobras.com.br/molykote...d-321-r-spray/

    Aos engenheiros de plantão, fiquem a vontade para justificar ou não recomendar o seu uso.


    Carlo,

    Vamos a alguns pontos importantes:

    - as cruzetas utilizadas nos eixos são herméticas, não pedem lubrificação.

    - as coifas desde que devidamente impermeabilizadas com graxa hidrofugante específica na região dos alojamentos, cumprem perfeitamente com seu papel, graxa Klüber Staburags NBU 30 PTM (descrito no manual RSD, graxa part number 07559056992). Não sou eu que está afirmando isso, são centenas de milhares de balanças Paralever em motos BMW pré 2013.

    - as uniões com eixos estriados sempre foram lubrificadas com graxa, Castrol Optimoly TA (descrito no manual RSD, graxa part number 18219062599) . Não se sabe o por que, mas a fábrica deixou de fazê-lo. Com a umidade interna na balança, a oxidação é inevitável, dificultando de modo severo a desmontagem dos dois sistemas, saída do câmbio e entrada na caixa de redução traseira.

    - mesmo nas atuais pós 2013, desde que as coifas mantidas em sua posição correta e lubrificadas com a graxa especificada, nada ocorre. Não sou eu que está afirmando isso, são vídeos postados por mecânicos que fazem o serviço de manutenção preventiva corretamente.

    Está tudo nos Manuais de Oficina BMW, pelo menos até setembro de 2016, que é o último documento que temos acesso. Depois desta data os concessionários acessam o manual BMW de modo online.
    Última edição por Gnegraes; 09-08-2022 às 15:28.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #56
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    887
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Furo cardã.jpg

    Fiz o "furo" ontem, junto com a revisão de 10 mil kms. Segundo a CC, os testes apresentaram resultado normal, então não há necessidade de outras intervenções. De todo modo, ainda tenho mais 2 anos de garantia.
    Daqui algum tempo devo fazer a lubrificação (fora da CC).

  7. #57
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Francisco Barra
    Localização
    Ribeirão Preto
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    422
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    O Piu bate um spray em todo o cardã antes de remontar no lugar para previnir contra corrosão e capricha na lubrificação das coifas com a graxa recomendada pela BMW.

  8. #58
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Hoje estive na CC MacLarty Maia (ex-Caltabiano) para retirar uma peça.

    Conversei com o pessoal de oficina sobre as verificações de eixos cardans. Estão fazendo muitas operações, haviam várias nos elevadores.
    Comentei sobre a perda de válvulas bico de pato, me mostrou exatamente na hora que estavam passando adesivo em uma para montar. A fábrica indica colar a válvula.

    O Fernando de Peças me disse que por conta desta operação, o preço do eixo cardan completo está com desconto enorme oficializado pela fábrica, pouco mais de R$4.000,00, sendo que há pouco o preço passava dos R$10.000,00.

    Se alguém está pensando em substituir e não se enquadra no programa (pré 2012), não deixe passar esta oportunidade.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #59
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    887
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Devem estar colando mesmo, Guilherme. Na minha moto verifiquei que está bem firme e acredito que não vá sair do lugar.
    Como anunciado no documento da BMW, o atendente da CC me disse que estão agendando para troca todos os cardãs com mais de 60 mil kms ou que apresentem defeito - o problema, segundo ele, está sendo conseguir as peças (imagino que a demanda aumentou muito).

  10. #60
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Devem estar colando mesmo, Guilherme. Na minha moto verifiquei que está bem firme e acredito que não vá sair do lugar.
    Como anunciado no documento da BMW, o atendente da CC me disse que estão agendando para troca todos os cardãs com mais de 60 mil kms ou que apresentem defeito - o problema, segundo ele, está sendo conseguir as peças (imagino que a demanda aumentou muito).
    Peças via de regra os CCs pedem 3 dias úteis para te entregar.
    Existe um depósito central no interior de SP que abastece as CCs no Brasil.
    Isso diminui o custo de estoque, o que faz sentido.

    Creio que a BMW deve ter se preparado para a demanda de eixos. Já pensou na gritaria se faltam eixos nas CCs????
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 6 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 4567816 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!