Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: Diferencial GS 1200 Premium

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2023
    Nome Real
    Leandro Mariano
    Localização
    Jundiai
    Moto
    GS 1200 Premiun
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Diferencial GS 1200 Premium

    Boa noite!

    Pessoal, após a revisão do carda da minha moto, GS 1200 Premin 2013, que estava em excelente estado diga-se de passagem, aproveitei para lubrificar o que pude e troquei o óleo do diferencial. Eu nunca tinha verificado se o diferencial aquecia ou não, mas depois da revisão por curiosidade coloquei a mão nele e estava quente, não muito, dá pra ficar com a mão lá tranquilamente, mas estava quente. Como eu não chequei isso antes fiquei sem referencia. Alguém saberia me dizer se isto é normal? Usei óleo especificado pelo manual, só que motul.

    Outro detalhe que me chamou a atenção é que com a moto ligada no cavalete, engatando a 1ª marcha e deixando ela rodar, me parece que a folga que existe no cardã gera tipo uns estalos, acionando um pouco a embreagem ou acelerando isso acaba, bem como com a moto andando. Eu deveria ter visto isso antes da manutenção para comparar, mas nem pensei.

    Se alguém tiver esta experiência ou puder checar na sua fico grato. Tô correndo de oficina aqui!

  2. #2
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.447
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Boa noite Leandro, bem vindo ao fórum.
    Tive uma Premiun 2015 e eu mesmo fazia a manutenção da mesma. Notei esse mesmo aquecimento e folga que vc relata.
    E assim que for possível, se apresente no tópico adequado.


    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    176
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Imagino a questão do barulho com a moto funcionando em marcha lenta e com a primeira marcha engatada da mesma forma que ocorre se a transmissão fosse por corrente.
    Devido ao funcionamento irregular em marcha lenta e dependendo da folga da corrente pode ocorrer dela "bater" na balança.
    Quase como ocorre quando se anda na última marcha com velocidade abaixo do mínimo recomendado.
    No velocímetro da minha 650 tem uma marca nos 50 km/h.
    (Se não me engano)
    Se tentar andar em quinta abaixo disso treme tudo.

    Luiz Baum

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.373
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Leandro M Ver Post
    Boa noite!

    Pessoal, após a revisão do carda da minha moto, GS 1200 Premin 2013, que estava em excelente estado diga-se de passagem, aproveitei para lubrificar o que pude e troquei o óleo do diferencial. Eu nunca tinha verificado se o diferencial aquecia ou não, mas depois da revisão por curiosidade coloquei a mão nele e estava quente, não muito, dá pra ficar com a mão lá tranquilamente, mas estava quente. Como eu não chequei isso antes fiquei sem referencia. Alguém saberia me dizer se isto é normal? Usei óleo especificado pelo manual, só que motul.

    Outro detalhe que me chamou a atenção é que com a moto ligada no cavalete, engatando a 1ª marcha e deixando ela rodar, me parece que a folga que existe no cardã gera tipo uns estalos, acionando um pouco a embreagem ou acelerando isso acaba, bem como com a moto andando. Eu deveria ter visto isso antes da manutenção para comparar, mas nem pensei.

    Se alguém tiver esta experiência ou puder checar na sua fico grato. Tô correndo de oficina aqui!

    Bom dia Leandro,

    As motos dotadas de transmissão com eixo cardã possuem uma caixa de redução com engrenagens cônicas acoplada ao cubo da roda.
    Não existe diferencial, somente em veículos de 4 rodas cuja caixa de engrenagens cônicas tem 2 semi-eixos que acionam as rodas traseiras. Essa caixa chamada de diferencial possui um par de engrenagens cônicas e engrenagens satélites.
    Por hábito vindo dos automóveis, a maioria das pessoas chama de diferencial, inclusive na tradução do manual de proprietário, traduzido para o Pt de Portugal. No manual original em alemão ele é tratado por uma abreviação HAG - Hintere Achse Getriebe = caixa de redução do eixo traseiro.


    Tanto motos com transmissão por corrente de rolos como por eixo cardã, possuem folga que se verifica na roda traseira.
    Essa folga é a soma de todas as folgas de engrenagens, de anéis de sincronização/acoplamento no câmbio, folga <entre elos da corrente de rolos> / < nas juntas universais nas extremidades do eixo cardã>.

    Toda caixa de engrenagens gera calor, pelo atrito nos rolamentos e no(s) engrenamento(s) da(s) engrenagem(s).
    A caixa de redução traseira das BMWs é um redutor de velocidade dotado de apenas um par de engrenagens cônicas.
    Existem câmbios em alguns veículos que pela sua potência/torque, são dotados de radiadores de óleo para sua refrigeração.

    O óleo da caixa de redução traseira deve ser óleo de engrenagens, classe 75W90 sintético. O volume é de 180ml, esse volume deve ser medido com becker ou proveta, pois excesso de óleo causa sobreaquecimento.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2023
    Nome Real
    Leandro Mariano
    Localização
    Jundiai
    Moto
    GS 1200 Premiun
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Boa noite Leandro, bem vindo ao fórum.
    Tive uma Premiun 2015 e eu mesmo fazia a manutenção da mesma. Notei esse mesmo aquecimento e folga que vc relata.
    E assim que for possível, se apresente no tópico adequado.


    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
    Obrigado! Também faço o que posso nas minhas motos, na GS estou iniciando. Quanto ao me apresentar me perdoe, mas não entendi mesmo.

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2023
    Nome Real
    Leandro Mariano
    Localização
    Jundiai
    Moto
    GS 1200 Premiun
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Pensei nisso, mas não custa ter uma referência. Obrigado pela resposta.

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2023
    Nome Real
    Leandro Mariano
    Localização
    Jundiai
    Moto
    GS 1200 Premiun
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Agradeço pelas explicações. Acho estranho o pessoal comentar que perde óleo pelo sensor do ABS. Eu completei até aquele bujão na lateral, mas dei uma bela caprichada, pode ser que exagerei.

  8. #8
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.447
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Leandro M Ver Post
    Agradeço pelas explicações. Acho estranho o pessoal comentar que perde óleo pelo sensor do ABS. Eu completei até aquele bujão na lateral, mas dei uma bela caprichada, pode ser que exagerei.
    Vc deve retirar o excesso. O volume de óleo é de 180ml conforme o Guilherme explicou anteriormente.
    Se deixar com excesso, vc certamente provocará um vazamento no retentor do eixo de tração. O que vai ficar bem caro para reparar.
    Qto a apresentação, no fórum, todos os novos integrantes usam o tópico específico para se apresentarem. Tipo: sou o fulano, moro em tal lugar, tenho esta moto, meus hobbies são tais etc. É por aí.
    Todos comemoram sua chegada ao fórum e pronto.

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  9. #9
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.373
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Leandro M Ver Post
    Boa noite!

    Pessoal, após a revisão do carda da minha moto, GS 1200 Premin 2013, que estava em excelente estado diga-se de passagem, aproveitei para lubrificar o que pude e troquei o óleo do diferencial. Eu nunca tinha verificado se o diferencial aquecia ou não, mas depois da revisão por curiosidade coloquei a mão nele e estava quente, não muito, dá pra ficar com a mão lá tranquilamente, mas estava quente. Como eu não chequei isso antes fiquei sem referencia. Alguém saberia me dizer se isto é normal? Usei óleo especificado pelo manual, só que motul.

    Outro detalhe que me chamou a atenção é que com a moto ligada no cavalete, engatando a 1ª marcha e deixando ela rodar, me parece que a folga que existe no cardã gera tipo uns estalos, acionando um pouco a embreagem ou acelerando isso acaba, bem como com a moto andando. Eu deveria ter visto isso antes da manutenção para comparar, mas nem pensei.

    Se alguém tiver esta experiência ou puder checar na sua fico grato. Tô correndo de oficina aqui!

    Leandro,

    Você diz que usou o óleo especificado no manual.
    Os manuais de proprietário não indicam o tipo de óleo e nem o volume da caixa de engrenagens traseira, pois a BMW entende que como a frequência de troca é baixa, a cada 20.000 km, e não há consumo de óleo, isso deva ser feito em CC BMW.

    Que óleo você colocou na caixa de engrenagens traseira?
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #10
    Piloto Nível 1
    Avatar de crmendesme
    Data de Ingresso
    Sep 2021
    Nome Real
    Cristiano Ribeiro
    Localização
    Serra
    Moto
    R1200GS
    Posts
    196
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por Leandro M Ver Post
    Boa noite!

    Pessoal, após a revisão do carda da minha moto, GS 1200 Premin 2013, que estava em excelente estado diga-se de passagem, aproveitei para lubrificar o que pude e troquei o óleo do diferencial. Eu nunca tinha verificado se o diferencial aquecia ou não, mas depois da revisão por curiosidade coloquei a mão nele e estava quente, não muito, dá pra ficar com a mão lá tranquilamente, mas estava quente. Como eu não chequei isso antes fiquei sem referencia. Alguém saberia me dizer se isto é normal? Usei óleo especificado pelo manual, só que motul.

    Outro detalhe que me chamou a atenção é que com a moto ligada no cavalete, engatando a 1ª marcha e deixando ela rodar, me parece que a folga que existe no cardã gera tipo uns estalos, acionando um pouco a embreagem ou acelerando isso acaba, bem como com a moto andando. Eu deveria ter visto isso antes da manutenção para comparar, mas nem pensei.

    Se alguém tiver esta experiência ou puder checar na sua fico grato. Tô correndo de oficina aqui!
    Bom dia Leandro,

    Como disse nosso amigo Gnegraes, a caixa de marchas e o final drive vão apresentar certa temperatura com uso devido contato entre as engrenagens (existe uma folga entre elas chamada de backlash especificado por fabrica), você deve atentar a quantidade, qualidade e a viscosidade correta do produto usado.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!