Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

Tópico: Imbituba a São Lourenço do Sul

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8

    Imbituba a São Lourenço do Sul

    Bom dia, meus caros! Primeira vez nesse trajeto indo para o Uruguai. Alguma recomendação na travessia de Porto Alegre? Há outra opção que não seja pela balsa?

  2. #2
    Piloto Nível 1 Avatar de Piréx
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Cássio Pires
    Localização
    Porto Alegre (RS)
    Moto
    R 1250 GSA
    Posts
    19
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Boa tarde Rondon. Eu moro em Porto Alegre: de que balsa estás falando no caminho para São Lourenço?

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Boa tarde, Cássio. Obrigado pelo retorno. Na realidade eu misturei as dúvidas. Como pensei em ir por São Lourenço, em vez de seguir direto para Rio Grande, parece que terei que atravessar Porto Alegre (acho que só há essas duas opções - balsa ou PA...). Queria saber se a travessia de PA pode ser feita sem muita demora em função do trânsito, etc ou se compensa mais enfrentar a balsa em Rio Grande...

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por Olive Ver Post
    Boa tarde, Cássio. Obrigado pelo retorno. Na realidade eu misturei as dúvidas. Como pensei em ir por São Lourenço, em vez de seguir direto para Rio Grande, parece que terei que atravessar Porto Alegre (acho que só há essas duas opções - balsa ou PA...). Queria saber se a travessia de PA pode ser feita sem muita demora em função do trânsito, etc ou se compensa mais enfrentar a balsa em Rio Grande...
    Olive, boa tarde.

    Sou do sul de SC e conheço alguma coisa de Porto Alegre e do resto do RS.

    Se é que entendi tua dúvida, quem chega à capital gaucha pela Free Way (BR 290) e segue em direção à fronteira (uruguaia ou argentina) não passa pelo centro de POA. Ao fim da Free Way (BR 290) há um acesso à direita em direção à fronteira pela BR 116. A BR 116 segue até Pelotas e dá acesso à BR 471 até Rio Grande, seu local de chegada, ao que entendi. Mas, de todo modo, é muito pouca a chance de tu pegares tranqueira na chegada de POA antes de cruzar o Rio Guaíba.

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Boa noite, Kinha. Obrigado pelas informações. Precisava dessa dica sobre a travessia de POA, porque além de não querer perder muito tempo com trânsito, minha moto e minhas pernas curtas não gostam de engarrafamentos...rs Era o que eu precisava saber. Um abraço.

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por Olive Ver Post
    Boa noite, Kinha. Obrigado pelas informações. Precisava dessa dica sobre a travessia de POA, porque além de não querer perder muito tempo com trânsito, minha moto e minhas pernas curtas não gostam de engarrafamentos...rs Era o que eu precisava saber. Um abraço.
    Morei muitos anos em Porto Alegre e vou lá seguidamente.

    Pensei em dar uma opinião mas aguardei que alguém desse antes.

    Para quem chega em Porto Alegre pela freeway realmente o acesso ao caminho para Rio Grande não é problema.

    Não sei seu propósito/urgência de chegar lá...
    Mas eu trocaria o caminho monótono que é POA-Rio Grande pela alternativa diferente que seria ir pelo litoral até São José do Norte e atravessar a balsa.

    Luiz Baum

  7. #7
    Piloto Nível 1 Avatar de Piréx
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Cássio Pires
    Localização
    Porto Alegre (RS)
    Moto
    R 1250 GSA
    Posts
    19
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Boa noite, pessoal.

    Vou tentar complementar as respostas dos colegas:

    Se teu objetivo é ir ao Uruguai (estou supondo que vais entrar lá pelo Chuí), Rio Grande não precisa estar no caminho:

    torres-chui.JPG

    Esse em azul é o caminho padrão, por Porto Alegre (não passa por dentro de São Lourenço, que fica a 8km da BR-116), mas o outro, em cinza, é uma possibilidade: encurta a distância em 50km, mas tem a balsa para atravessar entre São José do Norte e Rio Grande (podes ver os horários aqui: https://www.saojosedonorte.rs.gov.br/lanchas-e-balsas) e a região é menos povoada, praticamente vazia, o que pode ser uma qualidade ou um defeito dependendo de quem olha. A RSC-101 (a linha cinza no mapa) é uma estrada que se chamava Estrada do Inferno quando morei em Mostardas (duas cidades antes de São José do Norte) lá nos anos 1980. Foi asfaltada mas é um caminho pouco usado comercialmente (a rota dos caminhões que vêm do porto de Rio Grande, por exemplo, é a BR-116, a linha azul no mapa - o que pode ser uma desvantagem).

    A passagem por Porto Alegre (a linha azul) é bem tranquila e não demora nada por que desvia da cidade: para quem vem do norte (Torres -> Osório -> Porto Alegre -> Eldorado do Sul -> São Lourenço) a BR-290 atravessa pela ponte nova sobre o Guaíba bem antes do centro da cidade: é só seguir a BR-290. Não tem tranqueira. Assim:

    porto-alegre.jpg

    Ambos os caminhos são bacanas: o azul tem muitos restaurantes, postos de gasolina, o normal de uma estrada muito usada; o cinza é praticamente vazio, sem trânsito. Pelas contas do GoogleMaps, o caminho azul (Torres -> Chuí) tem 700 km e demora 8h30min; o cinza tem 660km e demora 9h. Eu conheço bem os dois, passei muitas vezes por eles, e acho que cada um tem suas qualidades e defeitos.

    Vá perguntando aí e a gente vai palpitando.

    Abraço!

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Morei muitos anos em Porto Alegre e vou lá seguidamente.

    Pensei em dar uma opinião mas aguardei que alguém desse antes.

    Para quem chega em Porto Alegre pela freeway realmente o acesso ao caminho para Rio Grande não é problema.

    Não sei seu propósito/urgência de chegar lá...
    Mas eu trocaria o caminho monótono que é POA-Rio Grande pela alternativa diferente que seria ir pelo litoral até São José do Norte e atravessar a balsa.

    Luiz Baum
    Luiz, eu realmente não tenho a mínima ideia de como está a Estrada do Inferno (litoral sul do RS). As notícias que tenho de lá são de que é uma buraqueira só na BR 101. Mas posso estar completamente desinformado.

  9. #9
    Piloto Nível 1 Avatar de Piréx
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Cássio Pires
    Localização
    Porto Alegre (RS)
    Moto
    R 1250 GSA
    Posts
    19
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Kinha Ver Post
    Luiz, eu realmente não tenho a mínima ideia de como está a Estrada do Inferno (litoral sul do RS). As notícias que tenho de lá são de que é uma buraqueira só na BR 101. Mas posso estar completamente desinformado.
    Essa é a informação que tenho também, asfalto esburacado. Eu saio eventualmente aqui pela zona sul de Porto Alegre lá para aqueles lados da RSC-101 para rodar um pouco no chão batido; se no final de semana eu passar por lá, escrevo aqui para ajudar o Rondon a decidir.

    EDIT: uma notícia do final de 2022 diz que estavam recapeando o trecho entre Palmares e Tavares (ou seja, quase tudo):

    https://www.daer.rs.gov.br/daer-exec...ares-e-tavares
    Última edição por Piréx; 14-07-2023 às 15:10.

  10. #10
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Eita!As orientações estão melhores que a encomenda.Não tenho pressa pra chegar, mas tento evitar estradas movimentadas; prefiro as desertas. Talvez eu volte pelo mesmo caminho e, nesse caso, vou por um deles e volto pelo outro. Mas não é certo que voltarei pelo Uruguai, talvez vá a Argentina...De qualquer forma, deixo aberto o roteiro nesse trecho na expectativa de mais opiniões. Gratíssimo pela ajuda!

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!