Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 22

Tópico: Gasolina comum ou aditivada

  1. #11
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.444
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Eu acredito que, aditivada ou não, o melhor é escolher um posto de confiança ou que pelo menos inspire confiança. Uso aditivada há mais de 20 anos e nunca tive problemas, ao contrário, tive ótimas surpresas ao abrir base de injetores para limpeza....

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  2. #12
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.358
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Eu acredito que, aditivada ou não, o melhor é escolher um posto de confiança ou que pelo menos inspire confiança. Uso aditivada há mais de 20 anos e nunca tive problemas, ao contrário, tive ótimas surpresas ao abrir base de injetores para limpeza....

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

    Bandeiras conhecidas e grandes (petrobrás, Shell e Ipiranga) dificilmente vão aditivar combustíveis com ppms por litro.... não faz sentido para eles e pela economia de escala do gigantesco volume de vendas. Não é na "economia porca" que eles ganham dinheiro.

    Agora um posto de bandeira desconhecida, só usaria em caso de extrema necessidade e no meio do nada.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #13
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.358
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por n0mad Ver Post
    Bom dia amigos.
    Sou novo por aqui, mas deixarei minha contribuição.
    Segundo o que pude pesquisar, as gasolinas aditivadas no Brasil não tem uma regulamentação, entao podem ter um aditivo de qualidade, ou nao, e ate mesmo ter suas dosagens altas ou infimas, portanto acredito que nao sejam seguras para usarmos.
    Reinaldo,

    Gasolina quanto maior for a octanagem, melhor.
    Pode ser um Ford 1937, o motor agradece.

    Se a BMW indica usar gasolina comum com octanagem 91 ROZ RON, pode usar sem medo.
    Mas se quiser usar aditivada ou premium, melhor para o desempenho e vida do motor.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #14
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    896
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Eu queria usar somente Premium, mas o preço não está "simpático" ultimamente. Então eu prefiro, sempre que possível, a aditivada. Acredito que combustíveis aditivados de bandeiras reconhecidas não farão mal algum ao motor, pelo contrário - assim como o Reiner, uso nos meus veículos, há muito tempo, sem qualquer problema.
    Um cuidado que é importante ter, e essa pode ser a causa de eventual "má-fama" da aditivada, é que se sempre abasteceu com comum, a troca pela aditivada tem que ser gradual, pois seus aditivos vão "limpar" o motor e as sujidades poderão causar problemas.

    Reinaldo, convido você a se apresentar para o grupo no link abaixo. Será bom conhecê-lo, saber suas experiências motociclísticas, etc.
    https://www.bmwgsbrasil.com.br/forum...%B5es-Pessoais

  5. #15
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.358
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Eu queria usar somente Premium, mas o preço não está "simpático" ultimamente. Então eu prefiro, sempre que possível, a aditivada. Acredito que combustíveis aditivados de bandeiras reconhecidas não farão mal algum ao motor, pelo contrário - assim como o Reiner, uso nos meus veículos, há muito tempo, sem qualquer problema.
    Um cuidado que é importante ter, e essa pode ser a causa de eventual "má-fama" da aditivada, é que se sempre abasteceu com comum, a troca pela aditivada tem que ser gradual, pois seus aditivos vão "limpar" o motor e as sujidades poderão causar problemas.

    Reinaldo, convido você a se apresentar para o grupo no link abaixo. Será bom conhecê-lo, saber suas experiências motociclísticas, etc.
    https://www.bmwgsbrasil.com.br/forum...%B5es-Pessoais

    Bom dia Everton,

    O poder dos detergentes contidos nos aditivos não é tão poderoso assim!!!
    Eles agem de forma gradual e lenta, dificilmente soltariam / dissolveriam uma quantidade grande de sujidades / inscrustrações.

    A imensa maioria dos contaminantes será diluída no óleo de cárter, daí o escurecimento do óleo com o uso e que não tem nada a ver com modificações na viscosidade deste.

    Também é importante relembrar e saber o TBN (Total Base Number) do óleo que adotar no motor: este índice vai te informar a capacidade dos aditivos de pH grande em neutralizar os ácidos removidos pelos detergentes, neutralizando-os.
    Quanto maior o TBN, mais tempo agirá neutralizando ácidos.
    Última edição por Gnegraes; 12-10-2023 às 09:32.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #16
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    896
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Oi, Guilherme. Minha dica vem da experiência ruim de um amigo, que teve problema na moto dele em razão da troca de combustível sem observar essa gradação.
    Pesquisando na internet, achei alguns artigos sobre o tema:

    https://totalenergies.com.br/pode-mi...%20regi%C3%A3o.

    https://autoesporte.globo.com/servic...ditivada.ghtml

    https://autopapo.uol.com.br/blog-do-...s-combustivel/

    https://quatrorodas.abril.com.br/aut...hoCsL0QAvD_BwE
    Última edição por EvertonM; 16-10-2023 às 22:14.

  7. #17
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Francisco Barra
    Localização
    Ribeirão Preto
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    422
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Na minha GS eu só usava podium, na revisão dos 20.000 kms o Piu tirou as velas e estavam novas, nem precisou trocar.

  8. #18
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Marivaldo Alves Vieira
    Localização
    Uberlândia/MG
    Moto
    R1200gs Adventure
    Posts
    282
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Vindo ao interior de MG, GO e MT, evitem abastecer na rede de postos Dec*o. No começo o combustivel era bom. Não tinha o que reclamar.

  9. #19
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.358
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Marivaldo Ver Post
    Vindo ao interior de MG, GO e MT, evitem abastecer na rede de postos Dec*o. No começo o combustivel era bom. Não tinha o que reclamar.
    Só mesmo no Brasil para existir gasolina adulterada....
    Na Europa isso não existe, assim como nos USA e Canadá.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #20
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.358
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Oi, Guilherme. Minha dica vem da experiência ruim de um amigo, que teve problema na moto dele em razão da troca de combustível sem observar essa gradação.
    Pesquisando na internet, achei alguns artigos sobre o tema:

    https://totalenergies.com.br/pode-mi...%20regi%C3%A3o.

    https://autoesporte.globo.com/servic...ditivada.ghtml

    https://autopapo.uol.com.br/blog-do-...s-combustivel/

    https://quatrorodas.abril.com.br/aut...hoCsL0QAvD_BwE

    Oi Everton,

    Problemas geralmente ocorrem com combustível adulterado. No caso do teu amigo pode ter sido coincidência.
    O que mais tem no mercado é gasolina adulterada, ANP não dá conta de fiscalizar e punir postos...
    Não conheci na vida nenhum caso de problemas em motores pelo fato de passar a usar gasolina aditivada.
    A maioria das adulterações na gasolina é feita com solventes químicos, muito mais baratos que a gasolina. Esses solventes podem soltar sujidades no tanque e dutos, entupindo filtros e causando danos nas bombas. Além de problemas na queima na câmara de combustão.

    Nas partes do tanque e antes da bomba e combustível, há pré filtro e filtro. Caso haja sujeira pesada no tanque, o pré filtro separa.
    Sujeira pequena o filtro antes da bomba também deve reter.

    Corpo de borboleta podem ficar manchado e com algumas pequenas incrustações, mas não em espessuras de sujidade que possam gerar partículas nocivas. A limpeza de corpos de borboleta é feita com solventes específicos e são fortes.

    As incrustações nas sedes de válvulas e cabeça de pistões são muito duras e dificilmente são removidas por ação química de detergentes.
    Quem já abriu e limpou pistões e sede de válvulas no cabeçote sabe que só há uma maneira de remover e limpar: remoção mecânica com abrasivos.

    Bicos injetores não precisam ser limpos. Oficinas oferecem essa tal de "limpeza" para os incautos...
    Bico injetor deve ser trocado quando molas perdem sua rigidez ou a bobina de pulso falha ou deixa de funcionar.
    O teste feito em bico injetor mede a vazão de combustível mas indiretamente, medindo o número de pulsos por segundo, já que o funcionamento é pulsante.
    A ZFE / ECU manda a informação para a bobina do bico injetor do número de pulsos necessários para determinada vazão de combustível.
    Se faz esse teste sem desmontagem do bico, com auxílio de osciloscópio e sensor de campo.
    Última edição por Gnegraes; 02-11-2023 às 20:14.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!