Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 17

Tópico: Como escolher ferramentas Vídeo

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    luiz leonel
    Localização
    são paulo
    Moto
    g310gs
    Posts
    27
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Lightbulb Como escolher ferramentas Vídeo


  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.373
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
    Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.

    >>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
    Se apertados pouco, soltam. Se muito, quebram....
    Alguns poucos exigem o uso de trava rosca química por razões de segurança.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
    Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.

    >>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
    Se apertados pouco, soltam. Se muito, quebram....
    Alguns poucos exigem o uso de trava rosca química por razões de segurança.
    Penso exatamente a mesma coisa, Guilherme.

    Com essa parafernalha eletrônico, não ouso pegar na chave de fenda para fazer qualquer tipo de serviço. Deu ruim, chama o guincho, ainda que seja para trazer de volta para a garagem de casa e analisar o que está acontecendo.

    Mas, [tentar] fazer manutenção emergencial em meio a rodovias, não me agrada.

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
    Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.

    >>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
    Se apertados pouco, soltam. Se muito, quebram....
    Alguns poucos exigem o uso de trava rosca química por razões de segurança.
    Aliás, até hoje não aprendi a desmontar as rodas da GS.

  5. #5
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.373
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Kinha Ver Post
    Aliás, até hoje não aprendi a desmontar as rodas da GS.
    Kinha,

    É b astante simples:

    Roda traseira:
    - ferramenta: chave Torx T50 (torque 60Nm)
    Como: ao montar apertar em cruz.

    Roda traseira.JPG


    Roda dianteira:
    - ferramentas: sextavado macho 22mm (50Nm), chave Allen 8mm (19Nm) e Torx T40 para as 2 pinças de freio (30Nm).
    - como: solte as pinças de freio e tire-as dos discos. Solte o parafuso de trava com chave Allen M8 e depois solte o eixo da roda.

    Pinças.JPG

    Eixo dianteiro.JPG


    Destas 4 ferramentas, posso assegurar que Torx e sextavado macho 22mm nenhum borracheiro tem, inclusive a maioria das oficinas mecânicas.

    Como ninguém tem torquímetro, tente simular o aperto imaginando a força (10N = 1 kgf) em um braço de alavanca de 1 metro.
    Na 1a oportunidade / próxima cidade procure uma oficina e aperte no torque correto.

    Na bolsa de ferramentas levo um papel onde anotei os torques em caso de emergência.
    Última edição por Gnegraes; 07-09-2023 às 15:06.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Kinha,

    É b astante simples:

    Roda traseira:
    - ferramenta: chave Torx T50 (torque 60Nm)
    Como: ao montar apertar em cruz.

    Roda traseira.JPG


    Roda dianteira:
    - ferramentas: sextavado macho 22mm (50Nm), chave Allen 8mm (19Nm) e Torx T40 para as 2 pinças de freio (30Nm).
    - como: solte as pinças de freio e tire-as dos discos. Solte o parafuso de trava com chave Allen M8 e depois solte o eixo da roda.

    Pinças.JPG

    Eixo dianteiro.JPG


    Destas 4 ferramentas, posso assegurar que Torx e sextavado macho 22mm nenhum borracheiro tem, inclusive a maioria das oficinas mecânicas.

    Como ninguém tem torquímetro, tente simular o aperto imaginando a força (10N = 1 kgf) em um braço de alavanca de 1 metro.
    Na 1a oportunidade / próxima cidade procure uma oficina e aperte no torque correto.

    Na bolsa de ferramentas levo um papel onde anotei os torques em caso de emergência.

    Muito obrigado, Guilherme.

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Guilherme,

    Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.

    Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.

    No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".

    Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.

    PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.

    O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU

  8. #8
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.373
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Kinha Ver Post
    Guilherme,

    Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.

    Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.

    No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".

    Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.

    PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.

    O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU


    Kinha,

    Não há necessidade de retirar o corta neve da roda traseira.

    Não vejo por que ajustar o eixo dianteiro com o peso da moto sobre ele (???).
    O eixo se centraliza de forma rápida com a roda solta e no ar, é muito fácil.
    Nunca ví fazerem isso, seja no RSD da BMW, seja Manual Haynes, sejam em oficinas e lojas de pneus
    Na vez que retirei a roda foi muito fácil.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2023
    Nome Real
    Alberi Evaldt Witt
    Localização
    Três Cachoeiras
    Moto
    Gs1200
    Posts
    11
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Boa noite quantos nm o parafuzo do bujão do óleo?

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.373
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Alberi Ver Post
    Boa noite quantos nm o parafuzo do bujão do óleo?
    Torque de 32Nm.
    Não esquecer de trocar o anel de vedação do parafuso bujão do cárter.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!