Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Erro D-ESA em modo automático

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2022
    Nome Real
    Adriano Sisti
    Localização
    Jaguariuna
    Moto
    GS 1250 Adv
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Aviso falha D-ESA em modo automatico - AJUSTAM. AMORTECEDOR COM DEFEITO!

    Screenshot 2023-11-06 at 07.54.39.png

    Ola, tenho uma GS 1250 Adv 2022 com 23 mil km (em garantia). Sempre usei o ajuste da mola no modo automatico e nunca tive problema. Ando sozinho, com garupa, com/sem bagagem, e o modo automatico sempre fez seu trabalho, porem resolveu enroscar agora. Nesse final de semana viajei pela Fernao Dias de Campinas ate BH e durante a viagem apareceu essa mensagem na tela e acendeu aquele triangulo amarelo (de aviso) do lado direito do painel:

    Aviso/Warning: AJUSTAM. AMORTECEDOR COM DEFEITO!

    Segui a viagem de boa, porque tenho certeza que isso eh um erro de leitura (software - sei bem como eh pois trabalho com TI).
    Ao desligar a moto e deixa-la por alguns minutos, aquele simbolo do triangulo laranja desaparece e tudo fica de boa. Apos andar alguns KMs, a mensagem volta a aparecer.

    O D-ESA esta funcionando normal, ao colocar em MIN e MAX, a moto desce e sobe a traseira como de costume, ou seja, a bagaca esta funcionando. So no modo AUTO que esta enroscando mesmo. Se eu deixo no MIN ou MAX, nao aparece a mensagem mais, claro, porque isso desliga a funcao de ajuste automatico.

    Pelo que consta no manual, devemos levar a moto para a CC fazer a limpeza do erro (vao deletar o warning dos registros da memoria da moto provavelmente e vai voltar aparecer se nao olharem a causa raiz do problema devido aquela famosa preguica das CC). Bom, de qualquer modo agendei para levar a moto na CC BMW Germanica de Piracicaba dia 13/11. Eles que sempre fazem as manutenções. A atendente já avisou pelo whatsapp que terei que deixar a moto lá para diagnóstico. Começo a orar desde já para que não precise trocar nenhuma peça que levará meses para chegar...

    Alguem ja teve esse aviso no painel? Levaram na CC? Como foi resolvido? Funcionou?
    Última edição por sisti; 06-11-2023 às 10:51.

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por sisti Ver Post
    Screenshot 2023-11-06 at 07.54.39.png

    Ola, tenho uma GS 1250 Adv 2022 com 23 mil km (em garantia). Sempre usei o ajuste da mola no modo automatico e nunca tive problema. Ando sozinho, com garupa, com/sem bagagem, e o modo automatico sempre fez seu trabalho, porem resolveu enroscar agora. Nesse final de semana viajei pela Fernao Dias de Campinas ate BH e durante a viagem apareceu essa mensagem na tela e acendeu aquele triangulo amarelo (de aviso) do lado direito do painel:

    Aviso/Warning: AJUSTAM. AMORTECEDOR COM DEFEITO!

    Segui a viagem de boa, porque tenho certeza que isso eh um erro de leitura (software - sei bem como eh pois trabalho com TI).
    Ao desligar a moto e deixa-la por alguns minutos, aquele simbolo do triangulo laranja desaparece e tudo fica de boa. Apos andar alguns KMs, a mensagem volta a aparecer.

    O D-ESA esta funcionando normal, ao colocar em MIN e MAX, a moto desce e sobe a traseira como de costume, ou seja, a bagaca esta funcionando. So no modo AUTO que esta enroscando mesmo. Se eu deixo no MIN ou MAX, nao aparece a mensagem mais, claro, porque isso desliga a funcao de ajuste automatico.

    Pelo que consta no manual, devemos levar a moto para a CC fazer a limpeza do erro (vao deletar o warning dos registros da memoria da moto provavelmente e vai voltar aparecer se nao olharem a causa raiz do problema devido aquela famosa preguica das CC). Bom, de qualquer modo agendei para levar a moto na CC BMW Germanica de Piracicaba dia 13/11. Eles que sempre fazem as manutenções. A atendente já avisou pelo whatsapp que terei que deixar a moto lá para diagnóstico. Começo a orar desde já para que não precise trocar nenhuma peça que levará meses para chegar...

    Alguem ja teve esse aviso no painel? Levaram na CC? Como foi resolvido? Funcionou?

    Adriano,

    Como o sistema está operando, pode ser que a reinstalação do SW resolva.

    Tua moto é nova, se a CC não tiver determinada peça no seu estoque, normalmente a central de peças BMW disponibiliza em até 3 dias, já que o estoque central fica aqui no estado de SP.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    897
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    É isso, Adriano. A moto tá na garantia e terão que resolver.
    A minha nunca deu esse problema (também é 2022, com 25 mil kms). Mas acho que vão fazer o "padrão CC" inicialmente - reseta e espera para ver se volta o defeito. Se voltar, vão buscar outra causa.
    Informe a gente sobre a solução.
    Boa sorte e bons ventos.

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2022
    Nome Real
    Adriano Sisti
    Localização
    Jaguariuna
    Moto
    GS 1250 Adv
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Resolução da CC BMW Germânica de Piracicaba, SP em 13/11/2023 - 16:40h:
    - Efetuado verificação do sistema ESA, fichas e conectores.
    - Realizado programação das unidades de comando, adaptação do sistema amortecedor ESA.
    - Realizado teste de rodagem no automático e não encontrado falha no sistema de amortecedor.

    O painel mostra S/W Version: 023_012_30
    Tudo certo e motoca 100%

  5. #5
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    897
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Boa notícia, Sisti. Obrigado por compartilhar.

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2022
    Nome Real
    Adriano Sisti
    Localização
    Jaguariuna
    Moto
    GS 1250 Adv
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Mais um feedback do caso. Rodei uns 350km depois do ajuste da CC em 13/11 e voltou a aparecer a mensagem bendita no painel.
    Esse era meu medo quando comprei essa moto cheia de traquitanas tecnologicas... começar a dar defeitos malucos.
    Enfim, a moto vai voltar pra CC quando eu estiver com saco de mexer nisso.
    Vou colocar a suspensão no min ou max conforme a carga e boa, assim não aparece mais a mensagem.
    Mas que é chato uma moto nova dar esses bugs é...broxante.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!