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Tópico: Como configurar o SAG

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    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
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    Guilherme Negraes Jr
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    Como configurar o SAG

    COMO CONFIGURAR O SAG NA SUA MOTOCICLETA

    Se você conhece o curso total da suspensão (verifique nas especificações da motocicleta), poderá calcular facilmente o SAG - Suspension Adjustment Gap. Meça a curvatura estática:

    - meça a distância do eixo da roda traseira até um ponto fixo no chassi. A distância deve ser medida verticalmente – isto é muito importante! A suspensão deve ser estendida ao máximo, então você tem que colocar sua moto no cavalete central ou pedir a alguém para puxar a moto no cavalete lateral até que a roda real saia do chão.
    - meça o deslocamento com o piloto: em seguida, você precisa determinar o quanto a suspensão comprime sob o seu peso. Sente-se na moto na sua posição normal de condução (com todo o seu equipamento). Peça a alguém que meça novamente a distância do ponto de referência ao ponto fixo. O auxiliar deve manter a motocicleta em posição vertical para que o condutor coloque os pés nos apoios para os pés.
    - calcule o deslocamento: subtraia deslocamento do piloto da deslocamento estático. Este é o seu deslocamento.
    - multiplique o curso total da suspensão por 30 e divida por 100. Este é o deslocamento alvo. Ajuste a pré-carga da mola para combinar o deslocamento com o deslocamento alvo.

    Desta forma, você ajusta o sag de forma que o peso do piloto desvie o amortecedor em 30%, de forma que ao entrar em um obstáculo, o amortecedor tenha uma margem de 70% para colapso. Quando você bate em um buraco na estrada, o amortecedor tem 30% de seu curso total para expandir e empurrar a roda para dentro do buraco sem perder tração.

    Exemplo: 525 mm – 475 mm = 50 mm (200 mm + 30) / 100 = 60 mm. Meu deslocamento é de 50 mm, mas deveria ser de 60 mm. Tenho que tornar a suspensão “mais dura”.
    Ajuste a suspensão: se a queda for muito alta ou muito baixa, você terá que ajustar a suspensão para obter a queda desejada. Para fazer isso, você precisará ajustar a pré-carga da mola. Se o deslocamento for muito alto, diminua a pré-carga girando o ajustador no sentido horário. Se o deslocamento estiver muito baixo, aumente a pré-carga girando o ajustador no sentido anti-horário.

    Existem também os seguintes valores de SAG de acordo com o tipo de moto:
    - velocidade: 30mm
    - street: 40mm
    - off-road: 100mm

    https://youtu.be/HfdaAvEK2D4?si=OHiiCpeQZLRZnfMv
    Última edição por Gnegraes; Ontem às 08:19.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

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