Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 32

Tópico: Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda.

Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Felipe, a conversa tá boa, então vai meu palpite de novo.
    Como a pressão maior é interna, se ficar bem selado com PU ou outro produto similar (que aguente calor), e desde que bem aplicado (local limpo, boa aderência), acredito que vai funcionar.
    Adicionar a câmara seria uma segurança a mais (poderia até ser "colada" com o mesmo produto) - e talvez nem precise deixá-la até a borda da roda, mas apenas onde cobre as pontas dos raios (se couber desse modo, evitaria o risco do pneu escorregar em contato com a câmara).
    Avalio que funcionaria mais ou menos como a meleca que se coloca em pneus sem câmara, que é um produto diferente, mas utiliza a pressão maior interna para fluir pelo furo e depois se solidifica externamente.
    No seu caso, se houvesse vazamento, a pressão iria empurrar o PU (e a câmara) no sentido do furo dos raios para fora. Ao menos iria dificultar a perda de ar.

Piloto Nível 2

Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Moto
    R1200GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Como a pressão maior é interna, se ficar bem selado com PU ou outro produto similar (que aguente calor), e desde que bem aplicado (local limpo, boa aderência), acredito que vai funcionar.
    Adicionar a câmara seria uma segurança a mais (poderia até ser "colada" com o mesmo produto) - e talvez nem precise deixá-la até a borda da roda, mas apenas onde cobre as pontas dos raios (se couber desse modo, evitaria o risco do pneu escorregar em contato com a câmara).
    Avalio que funcionaria mais ou menos como a meleca que se coloca em pneus sem câmara, que é um produto diferente, mas utiliza a pressão maior interna para fluir pelo furo e depois se solidifica externamente.
    No seu caso, se houvesse vazamento, a pressão iria empurrar o PU (e a câmara) no sentido do furo dos raios para fora. Ao menos iria dificultar a perda de ar.
    Everton, estou muito tentado em aderir a essa gambiarra. Minha ideia Seria comprar um PU e fazer um teste em um aro da minha bike, por exemplo, antes de fazer no aro da moto. A questão é encontrar um PU com boa aderência, desmontar as rodas, fazer uma boa limpeza, esperar a cura e depois remontar as rodas. Creio que seja uma processo de alguns dias por conta do processo de cura.

Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Já vi comentários desta alternativa num fórum internacional de vstrom.
    Pelo que li nas mensagens nos EUA é vendido um produto adesivo para vedar o local onde os raios "entram" nos aros.

Luiz Baum

Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Francisco Barra
    Moto
    F800GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Olá, Felipe.
    Acredito que a solução do seu problema vai auxiliar muita gente. Vou pesquisar um pouco para ver se consigo te ajudar.
    Enquanto isso, vai uma dica. Quando tinha moto com câmara de ar, procurava usar as de parede grossa, utilizada pelo pessoal que faz off road.
    Essas câmaras de parede grossa dificultam um pouco os furos, mas não são "infuráveis".
    Talvez seja uma alternativa enquanto você não encontra a solução definitiva.
    Eu uso na minha moto de off as câmaras da Lucioli de 8 mm, dá para andar até sem pressão de ar com essa câmara, mas ela não tem no aro 17, o aro 21 ela tem.
    Ela é bem pesada mas é muito boa, o difícil é a instalação que dá um pouco de trabalho.

Outra ideia seria usar um mousse ou esse produto aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=pvlg0GQrtds

Vou pesquisar se rola numa f800gs usar o mousse ou o tubliss gen 2. Eu acho que não dá pois as motos de pista off usam calibragem muito baixa, coisa de 12/13 psi, muito baixo para o uso em rua, mas vou pesquisar.

Piloto Nível 2

Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Moto
    R1200GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Atualização.

No final de semana ví muitos vídeos sobre as possíveis técnicas para tornar o aro Tubeless. Dentre todas as opções, a que mais me convenceu e que parece menos gambiarra seria a utilização de selente PU na parte interna dos aros.

Ainda vou pesquisar um pouco o PU mais adequado, pois dentre as opções 30, 40 e 50, o que muda é a viscosidade e a capacidade de deformação. Pelo que li, o PU 40 seria o mais adequado para trabalhar sob pressão. Penso que o PU é uma borracha com certa viscosidade. Havendo uma bora aderência e aplicação, a pressão do ar fará o restante.

Basicamente a conversão consiste em: desmotar as rodas, remover os pneus e câmaras, fazer uma boa limpeza na parte interna dos aros. Secar tudo muito bem, aplicar uma camada de PU primeiro na cabeça interna dos raios e depois um acabamento em toda parte intena dos dois aros, exceto nas laterais e colocar uma válvula para utilzação de pneu sem câmara. Deixar secar pos uns 4 ou 5 dias e depois remontar os pneus já sem as câmaras.

Preciso achar um locar aqui na minha cidade para desmotar as rodas e retirar os pneus. Feito isso, vou fazer o serviço em casa e tentar montar um tutorial, passo a passo para postar aqui.

Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Legal, Felipe. Agradeço as informações e atualizações.
    Acredito que vai funcionar bem - e será um bom tutorial para os demais que tenham interesse em fazer o mesmo serviço.

Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Moto
    R1200GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Pergunta: a partir de que ano as GS começaram a ter raios na parte externa dos aros?
    Pesquisei uma 2004 e os aros já eram para raios externos.

No ano da tua Felipe, os aros já vinham com raios externos para uso de tubeless.
    O preço na Europa para a roda completa 19" é de Euros 1340 e 17" Euro 1310

aro2.JPG
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Última edição por Gnegraes; 03-02-2025 às 19:22.
    Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Piloto Nível 2

Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Moto
    R1200GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Pergunta: a partir de que ano as GS começaram a ter raios na parte externa dos aros?
    Pesquisei uma 2004 e os aros já eram para raios externos.

No ano da tua Felipe, os aros já vinham com raios externos para uso de tubeless.
    O preço na Europa para a roda completa 19" é de Euros 1340 e 17" Euro 1310

aro2.JPG
    Guilherme, obrigado pela informação. Nesse preço compensa mais eu importar o par de rodas VMX da China. O preço do par é USD 1.450 + Frete. Ficaria mais barato se não fosse pela carga tributária. No final das contas, essas rodas chegariam aqui custando quase 20mil. Aí é mais fácil eu trocar de moto.

Piloto Nível 2

Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Moto
    R1200GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Atualizando.

Ontem, assistindo mais alguns vídeos, me deparei com uma informação importante.

Safety Bead. Isso seria um sistema interno que a roda possui para utilizar pneus sem câmara. Nem todas as rodas possuem isso. Na GS 800, apenas a roda traseira possui, mas a da frente, não. Basicamente esse sistema impede que o pneu saia da roda em caso de perda repentina do ar. É como se fosse uma contenção que mantém o pneu preso e faz ele achatar.

Dito isso, seria arriscado fazer a conversão para a roda da frente, mas agora me vejo frente a um impasse.

Meu maior ponto com rodas raiadas é o risco de segurança em caso de furos em alta velocidade. Se não fosse por isso, sinceramente, ia deixar pra lá. Penso que um pneu furando a 100km/h com esvaziamento imediato, como no caso das câmaras, o risco de acidente é muito alto. Ainda que eu torne o pneu dianteiro tubeless, com vedação dos raios, qual o real risco do pneu furar e destalonar do aro? Ainda nesse cenário, o pneu com câmara não continua sendo mais arriscado?

Bom, minha opções, no momento, seriam converter apenas a roda traseira, que tenho certeza que ficará bom e colocar uma câmara de 4mm no aro dianteiro, ou; converter as duas rodas, assumindo que o risco de um pneu destalonar é menor do que o risco de um furo em um pneu com câmara.

Piloto Nível 2

Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Moto
    R1200GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Melhor opção, na minha opinião, ainda seria essa:

https://www.kkeracing.com/products/v...016-black-hubs

Agora os impostos inviabilizam tudo nesse país.... infelizmente.

Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem