Postado originalmente por
MarcosF198
Bom dia, Everton.
Rodei 1200km com a moto. É ainda recente.
Até agora eu já fiz a inspeção gratuita dela, que contém a troca de óleo e filtro. Consegui essa inspeção grátis.
O que mexi até agora: eu mesmo coloquei
*Anti spray, da Scam;
*Protetor de tela, no painel;
*Bolha maior, da motobolhas. Isso ficou muito bom pra mim, pois ainda estou usando um Givi 50.5, herdado de minha Nmax que possuo. Capacete muito barulhento. Preciso comprar um
*Termoretráril nas manoplas (Aliexpress);
*Protetor de ignição (do botão), em silicone (Aliexpress);
*Riser para recuar para trás o guidon (possuo 1,72m) (Aliexpress);
*Borracha maior no pedal de marcha (Aliexpress);
*Suporte para baú (top case);
*Link Pipe: neste caso, até tenho 2 vídeos de comparação, com o objetivo de analisar o ruído. A princípio eu adorei andar na cidade assim. Particularmente acho o ruído do motor muito fei, foi por isso que eu coloquei esse link comprado também no aliexpress. Fiz um percurso de 160km. Depois disso acabei retirando. Além do ruído na estrada que me incomodou, não sei se foi impressão minha, mas pode ser que ela tenha perdido potência. Esse último ponto eu não tenho certeza;
*Slider/pedaleira: Eu mesmo fiz. Como nenhum me agradou, peguei um parafuso de inox M8, inseri em uma peça de madeira (Cedro) e revesti com alumínio. Serve também como 2° pedaleira, mais alta. Levo meu filho para a escola com ela. Eu retirei o último parafuso de fixação do suporte das malas laterais (aquele parafuso próximo ao fixador do pedal da garupa) e inseri esse "slider".
O que pretendo fazer nela:
*Remap: imagino que vocês já saibam, mas ela vem aqui no Br com a potência restringida devido as normas de ruído vigentes. 90cv aqui x 105cv lá fora.
*Protetor de farol: ainda estou procurando um que não seja esteticamente tão feio quanto aos que encontrei;
*Proteger ao menos a lateral do tanque com algum adesivo transparente, de preferência, um do tipo PPF;
*Inserir aqueles protetores de motor, os chamados "slider saboneteira". Caso ela caia, o protetor de motor não arranha;
*Talvez instalar um protetor anti furto de painel. Como moro no interior, ainda estou analisando o caso;
*Quem sabe futuramente projetar e imprimir em impressora 3D um protetor de corrente para evitar sujar. Encobrir totalmente mesmo. Isso fica para um futuro.
Impressão de leigo: tudo sem experiência. Releve as "mancadas".
*Em relação ao peso: achei a moto bem pesada para minha estatura (254 kilos com 90% do tanque cheio + fluidos), mas nada que seja impossível de pilotar e parar em semáforos, por exemplo. Tudo é questão de treino;
*Andar na rua com ela se torna uma coisa chata, pelas constantes reduzidas devido ao trânsito. Tenho que colocar 1° marcha sempre, mesmo não estando parado. Isso me incomoda;
*Andar na rodovia é excelente devido a potência da moto. Porém, como toda máquina, ela possui suas limitações de potência e torque, a depender de como e quando (em qual rpm) essa resposta foi dada pelo acelerador. Foi ai que me perguntei: não seria melhor uma R1300 GS?
*Velocidade de cruzeiro: primeiramente eu não sei qual é a faixa de rotação recomendada pelo fabricante na sexta marcha. Imagino que seja entre 4 a 5 Mrpm. Bom, se for isso, ela se comporta bem em 120km/h.
*Quick Shifter: estou acostumando com a ideia. Pelo manual, o sistema responde melhor em médias rotações, nem tanto em baixa, nem em alta, não sendo recomendado pelo fabricante nesta última ocasião. Sei que principalmente na rodovia esse sistema se torna um amigo do condutor. Menos uma ação, um esforço.
*Manopla do acelerador: não sei se é comigo, mas me senti muito cansado na mão direita, pois tenho que manter a mão constantemente fechada para utilizar o acelerador. Deve ser falta de treino. O piloto automático ajuda demais. Deixo ele sempre ligado, pois é um sistema mecânico, do lado direito do guidon. É arrastar um botão para liberar um outro, indo para frente, para setar a velocidade naquele instante, ou indo para trás, para retomar a velocidade anteriormente selecionada. Excelente quando você baixa a velocidade em um quebra molas. Após passá-lo, é só setar este botão para trás que ela retoma a velocidade aos poucos, tendo somente que passar as marchas, podendo utilizar, neste caso, até o quick shifter. Enfim, um conforto a mais.
Do mais, acho que é isso.
Abraços.