Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Apresentação

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2024
    Nome Real
    marcos antonio margato
    Localização
    santa barbara d´oeste
    Moto
    F 650 GS twin K72
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Apresentação

    Boa noite gente , sou o feliz proprietário de uma BMW F650GS 2008
    estou tentando encontrar os parametros do sensor TPS e o sensor de marcha
    se alguém puder me ajudar gradeço.

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.592
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Seja bem-vindo ao grupo Marcos!!!

    O TPS é um potenciômetro que informa a ECU a posição relativa da borboleta do corpo injetor.
    O que se pode fazer é resetar o TPS na posição de borboleta fechada com o uso de scanner.
    Desejável que o corpo injetor com borboleta esteja limpo, sem incrustações internas que podem de alguma forma alterar a posição da borboleta de ar na marcha lenta.

    O sensor de marchas envia para a ECU diferentes tensões, uma para cada marcha. Não pode ser calibrado, caso não esteja funcionando ou falhando, verifique o conector se está bem encaixado. Se não for isso, trocar.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 5 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    1.021
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Bem-vindo ao grupo, Marcos.

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2024
    Nome Real
    Marcos Ferrari
    Localização
    São Mateus ES
    Moto
    Gs900 24/25
    Posts
    11
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Seja bem-vindo ao grupo Marcos!!!

    O TPS é um potenciômetro que informa a ECU a posição relativa da borboleta do corpo injetor.
    O que se pode fazer é resetar o TPS na posição de borboleta fechada com o uso de scanner.
    Desejável que o corpo injetor com borboleta esteja limpo, sem incrustações internas que podem de alguma forma alterar a posição da borboleta de ar na marcha lenta.

    O sensor de marchas envia para a ECU diferentes tensões, uma para cada marcha. Não pode ser calibrado, caso não esteja funcionando ou falhando, verifique o conector se está bem encaixado. Se não for isso, trocar.
    Guilherme, não conheço, mas os parâmetros não podem ser zerados retirando o cabo da bateria?
    Ao menos no meu carro, o módulo do câmbio e da central eletrônica são feitos assim. Inclusive é mencionado no manual de serviço do carro (Santa fé 11/12).

    Abraços.

  5. #5
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.592
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por MarcosF198 Ver Post
    Guilherme, não conheço, mas os parâmetros não podem ser zerados retirando o cabo da bateria?
    Ao menos no meu carro, o módulo do câmbio e da central eletrônica são feitos assim. Inclusive é mencionado no manual de serviço do carro (Santa fé 11/12).

    Abraços.


    Desligando a bateria você não reseta parâmetros do motor.
    Você perde coisas como data e hora
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #6
    Piloto Nível 5 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    1.021
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Em alguns modelos creio quem nem essa informação se perde, Guilherme.
    Troquei a bateria da minha moto (GSA 1250) e não perdi nenhuma informação (manteve inclusive as configurações que eu havia feito).

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2024
    Nome Real
    Marcos Ferrari
    Localização
    São Mateus ES
    Moto
    Gs900 24/25
    Posts
    11
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Aproveitando.

    Vou comprar um adaptador OBDII para ICOM-D 10 pinos, compatível com as nossas motos. Irei tentar utilizar meu scanner. Acho que ele possui literatura para as motos BMW.

    Sabem me dizer a diferença entre esse aparelho do link para o scanner que o colega comprou?

    Link aparelho: https://pt.aliexpress.com/item/10050...Cquery_from%3A

    Link do cabo adaptador: https://pt.aliexpress.com/item/10050...Cquery_from%3A

  8. #8
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.592
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por MarcosF198 Ver Post
    Aproveitando.

    Vou comprar um adaptador OBDII para ICOM-D 10 pinos, compatível com as nossas motos. Irei tentar utilizar meu scanner. Acho que ele possui literatura para as motos BMW.

    Sabem me dizer a diferença entre esse aparelho do link para o scanner que o colega comprou?

    Link aparelho: https://pt.aliexpress.com/item/10050...Cquery_from%3A

    Link do cabo adaptador: https://pt.aliexpress.com/item/10050...Cquery_from%3A

    Marcos,

    Esse me parece ser um antigo modelo do GS-911 e que há muitos anos está desativado, não há atualização de software e firmware.
    Como é AliExpress, me parece ser um pirata e ainda de modelo desatualizado....

    Os únicos scanners, afora os de fábrica, que funcionam são o GS-911 e o MotoScan.
    Cuidado que há muitos scanners meia boca no mercado e que mencionam BMW, mas BMW automóveis...
    Última edição por Gnegraes; 15-02-2025 às 09:36.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!