Fala, pessoal!
Estou passando por um problema com minha BMW GS 850 Adventure e gostaria de compartilhar com vocês para saber se alguém já passou por algo semelhante e como resolveu.
Minha moto apresentou falhas no módulo ESA (Electronic Suspension Adjustment), que controla os ajustes eletrônicos da suspensão. Levei para análise na Eurobike Brasília, onde testaram a parte eletrônica da moto e, ao chegarem no ESA, condenaram o amortecedor inteiro.
O detalhe é que meu amortecedor mecânico está em perfeito estado, sem trinca, vazamento, desgaste nas molas ou qualquer defeito estrutural. O problema está exclusivamente no sistema eletrônico, com os seguintes erros detectados:
✔ Falha na comunicação com a ECU – O sistema ESA não responde aos comandos do painel.
✔ Erro no atuador de pré-carga – O módulo não faz os ajustes automáticos da mola.
✔ Códigos de erro registrados – Scanner aponta falhas no módulo ESA e seu atuador eletrônico.
Entrei em contato com o SAC da BMW, que se recusou a abrir chamado para reparo alegando que o amortecedor é um item de desgaste. O problema é que não se trata do amortecedor, mas sim do módulo ESA, que deveria estar coberto pela garantia. E vejo tambêm dificuldades com minha pessoa, pois com outros clientes a bmw abriu o SAC.
Já vi relatos de diversos clientes que tiveram esse problema resolvido, com a troca do módulo ESA feita pela BMW sem custo. Aqui estão alguns exemplos:
🔗 Erro D-ESA em modo automático – BMW GS Brasil - https://www.bmwgsbrasil.com.br/showt...3%83%C2%A1tico
🔗 Demora no atendimento – Reclame Aqui - https://www.reclameaqui.com.br/bmw-m...yHqjYmENBbx_A/
Mensagem postada pelo usuário Sisti no site bmwgsbrasil
Caso finalizado ontem 4/9/2024.
Resumo:
Entrada da moto na CC BMW Germanica Piracicaba em 14/08/24 - SaÃ*da: 04/09/24
Tempos:
- Diagnóstico: 10 dias (amortecedor D-ESA com defeito. Solicitado troca do conjunto/peça em garantia. Valor: R$20.000,00
- Chegada da peça: 7 dias
- Montagem e entrega: 3 dias
Atendimento pelo SAC da BMW Motorrad, nota 10.
Atendimento pela CC BMW Germanica Piracicaba, nota 0. Motivos:
-Extremamente reativos, não passavam prazos de nada, não informavam como estava o andamento do diagnóstico, mesmo eu perguntando todo dia. Só começaram a me informar depois que contactei o reclame aqui e o SAC da montadora BMW Motorrad entrou na jogada, ligou para a CC e exigiu que eles me informassem tudo a cada 48h.
- Recebi a moto suja (apesar de terem dito que lavaram).
- Estava faltando uma presilha de borracha que prende o protetor de plástico do frame (próximo a pedaleira GS adventure).
- Tinha 1 presilha de plástico cortada (enforca gato) e largada solta próximo da suspensão.
- O botão de liga/desliga vermelho do punho direito voltou totalmente travado, tanto para movimentar para cima/baixo. Não estava assim quando deixei a moto lá e não sei o que fizeram para isso acontecer (mas imagino).
- NF que recebi por e-mail no dia seguinte (hoje 5/9/24) não condizia com os valores, produtos e serviços que eu paguei e que assinei na CC na presença do consultor técnico.
- Colocaram itens de limpeza (limpa TFT, limpa freios, RAV ultra) na NF que foi enviada por email, sendo que nunca usaram esses produtos na minha moto (que voltou até com teia de aranha).
Enfim por essas coisas pequenas, mas que demonstram a falta de comprometimento, falta de organização, irresponsabilidade e mais que tudo, deixam a CC BMW Germanica Piracicaba completamente sem credito na minha opinião pessoal.
Portanto, com a BMW Motorrad, voltaria a fazer negócios, pelo atendimento ótimo e pela troca da peça em garantia sem transtornos, mas nessa CC não ponho mais os pés. Agora então que a garantia vai acabar no ano que vem, Piu neles!
Eu mesmo vou arrumar as bobagens que eles fizeram e seguir rodando com a motoca de boa. Não é bom ficar remoendo essas picuinhas, mas tinha que relatar para deixar outros colegas avisados.
Mensagem do SAC de Clientes resolvidos no Reclame AQUI
"Consideração final do consumidor
05/09/2024 às 13:59
Para o Wander do SAC da BMW eu dou nota 10 pelo atendimento. Assim que abri a reclamação, fui atendido em menos de 48h. Ele falou com a CC BMW Germânica de Piracicaba e coletou informações que eu precisava, e continuou a me posicionar doa detalhes a cada 48h. Demorou 20 dias para reparar a moto e me entregar (de 14/8/24 a 04/09/24). Agora é rodar mais e ver se não vai dar mais problema na suspensão D-ESA que foi trocada.
Para a BMW Germânica de Piracicaba dou nota zero. Péssimo atendimento. Não me deram prazo para fazer o diagnóstico, apesar de eu ter perguntado diariamente. Só diziam que levaria mais um tempinho. Se foram 10 dias só para diagnóstico. Depois mais 7 dias para receber a peça e 3 dias para montagem e entrega. Ainda recebi a moto suja (apesar deles dizerem ter lavado), tinha uma presilha de borracha faltando no protetor de quadro, tinha uma presilha plástica também na suspensão que cortaram e deixaram lá pendurada, e a moto estava com o interruptor liga/desliga no punho direito totalmente emperrado, dando a impressão de terem feito o serviço correndo e sem o mínimo de zelo e atenção. São coisas pequenas mas isso mostra a falta de organização e preparo da concessionária BMW Germânica Piracicaba. Eu mesmo vou resolver esses pequenos problemas porque nessa concessionária não volto mais. Fui muito melhor tratado numa pequena loja de motos usadas de Hortolândia do que na BMW Germânica Piracicaba."
Sei que vários donos de GS já tiveram problemas com o ESA, então quero saber: alguém aqui já passou por isso? Como foi a resolução do caso? Tiveram que brigar pela garantia ou a BMW atendeu sem problemas?
Acho importante a gente divulgar esses casos para que a BMW tome providências e pare de negar a garantia de algo que é claramente um defeito do sistema eletrônico.
001.jpg002.jpg003.jpg