Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Problema no Módulo ESA da BMW GS 850 Adventure – Negativa de Garantia

Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2025
    Nome Real
    Daniel Paula pessoa Celestin
    Moto
    BMW GS 850 Adventure
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

Problema no Módulo ESA da BMW GS 850 Adventure – Negativa de Garantia

Fala, pessoal!

Estou passando por um problema com minha BMW GS 850 Adventure e gostaria de compartilhar com vocês para saber se alguém já passou por algo semelhante e como resolveu.

Minha moto apresentou falhas no módulo ESA (Electronic Suspension Adjustment), que controla os ajustes eletrônicos da suspensão. Levei para análise na Eurobike Brasília, onde testaram a parte eletrônica da moto e, ao chegarem no ESA, condenaram o amortecedor inteiro.

O detalhe é que meu amortecedor mecânico está em perfeito estado, sem trinca, vazamento, desgaste nas molas ou qualquer defeito estrutural. O problema está exclusivamente no sistema eletrônico, com os seguintes erros detectados:
    ✔ Falha na comunicação com a ECU – O sistema ESA não responde aos comandos do painel.
    ✔ Erro no atuador de pré-carga – O módulo não faz os ajustes automáticos da mola.
    ✔ Códigos de erro registrados – Scanner aponta falhas no módulo ESA e seu atuador eletrônico.

Entrei em contato com o SAC da BMW, que se recusou a abrir chamado para reparo alegando que o amortecedor é um item de desgaste. O problema é que não se trata do amortecedor, mas sim do módulo ESA, que deveria estar coberto pela garantia. E vejo tambêm dificuldades com minha pessoa, pois com outros clientes a bmw abriu o SAC.

Já vi relatos de diversos clientes que tiveram esse problema resolvido, com a troca do módulo ESA feita pela BMW sem custo. Aqui estão alguns exemplos:

🔗 Erro D-ESA em modo automático – BMW GS Brasil - https://www.bmwgsbrasil.com.br/showt...3%83%C2%A1tico
    🔗 Demora no atendimento – Reclame Aqui - https://www.reclameaqui.com.br/bmw-m...yHqjYmENBbx_A/

Mensagem postada pelo usuário Sisti no site bmwgsbrasil
    Caso finalizado ontem 4/9/2024.
    Resumo:
    Entrada da moto na CC BMW Germanica Piracicaba em 14/08/24 - SaÃ*da: 04/09/24
    Tempos:
    - Diagnóstico: 10 dias (amortecedor D-ESA com defeito. Solicitado troca do conjunto/peça em garantia. Valor: R$20.000,00
    - Chegada da peça: 7 dias
    - Montagem e entrega: 3 dias
    Atendimento pelo SAC da BMW Motorrad, nota 10.
    Atendimento pela CC BMW Germanica Piracicaba, nota 0. Motivos:
    -Extremamente reativos, não passavam prazos de nada, não informavam como estava o andamento do diagnóstico, mesmo eu perguntando todo dia. Só começaram a me informar depois que contactei o reclame aqui e o SAC da montadora BMW Motorrad entrou na jogada, ligou para a CC e exigiu que eles me informassem tudo a cada 48h.
    - Recebi a moto suja (apesar de terem dito que lavaram).
    - Estava faltando uma presilha de borracha que prende o protetor de plástico do frame (próximo a pedaleira GS adventure).
    - Tinha 1 presilha de plástico cortada (enforca gato) e largada solta próximo da suspensão.
    - O botão de liga/desliga vermelho do punho direito voltou totalmente travado, tanto para movimentar para cima/baixo. Não estava assim quando deixei a moto lá e não sei o que fizeram para isso acontecer (mas imagino).
    - NF que recebi por e-mail no dia seguinte (hoje 5/9/24) não condizia com os valores, produtos e serviços que eu paguei e que assinei na CC na presença do consultor técnico.
    - Colocaram itens de limpeza (limpa TFT, limpa freios, RAV ultra) na NF que foi enviada por email, sendo que nunca usaram esses produtos na minha moto (que voltou até com teia de aranha).
    Enfim por essas coisas pequenas, mas que demonstram a falta de comprometimento, falta de organização, irresponsabilidade e mais que tudo, deixam a CC BMW Germanica Piracicaba completamente sem credito na minha opinião pessoal.
    Portanto, com a BMW Motorrad, voltaria a fazer negócios, pelo atendimento ótimo e pela troca da peça em garantia sem transtornos, mas nessa CC não ponho mais os pés. Agora então que a garantia vai acabar no ano que vem, Piu neles!
    Eu mesmo vou arrumar as bobagens que eles fizeram e seguir rodando com a motoca de boa. Não é bom ficar remoendo essas picuinhas, mas tinha que relatar para deixar outros colegas avisados.

Mensagem do SAC de Clientes resolvidos no Reclame AQUI
    "Consideração final do consumidor
    05/09/2024 às 13:59
    Para o Wander do SAC da BMW eu dou nota 10 pelo atendimento. Assim que abri a reclamação, fui atendido em menos de 48h. Ele falou com a CC BMW Germânica de Piracicaba e coletou informações que eu precisava, e continuou a me posicionar doa detalhes a cada 48h. Demorou 20 dias para reparar a moto e me entregar (de 14/8/24 a 04/09/24). Agora é rodar mais e ver se não vai dar mais problema na suspensão D-ESA que foi trocada.
    Para a BMW Germânica de Piracicaba dou nota zero. Péssimo atendimento. Não me deram prazo para fazer o diagnóstico, apesar de eu ter perguntado diariamente. Só diziam que levaria mais um tempinho. Se foram 10 dias só para diagnóstico. Depois mais 7 dias para receber a peça e 3 dias para montagem e entrega. Ainda recebi a moto suja (apesar deles dizerem ter lavado), tinha uma presilha de borracha faltando no protetor de quadro, tinha uma presilha plástica também na suspensão que cortaram e deixaram lá pendurada, e a moto estava com o interruptor liga/desliga no punho direito totalmente emperrado, dando a impressão de terem feito o serviço correndo e sem o mínimo de zelo e atenção. São coisas pequenas mas isso mostra a falta de organização e preparo da concessionária BMW Germânica Piracicaba. Eu mesmo vou resolver esses pequenos problemas porque nessa concessionária não volto mais. Fui muito melhor tratado numa pequena loja de motos usadas de Hortolândia do que na BMW Germânica Piracicaba."

Sei que vários donos de GS já tiveram problemas com o ESA, então quero saber: alguém aqui já passou por isso? Como foi a resolução do caso? Tiveram que brigar pela garantia ou a BMW atendeu sem problemas?

Acho importante a gente divulgar esses casos para que a BMW tome providências e pare de negar a garantia de algo que é claramente um defeito do sistema eletrônico.

001.jpg002.jpg003.jpg
    Última edição por celesitn82; 11-03-2025 às 20:56.

Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Moto
    R1200GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Bom dia Daniel,

É praxe que ao entrar no Grupo que se apresente a todos: https://www.bmwgsbrasil.com.br/forum...%B5es-Pessoais
    Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2025
    Nome Real
    Moto
    BMW GS 850 Adventure
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Perfeito meu amigo acabei de postar a apresentação, obrigado pela lembrança.

Piloto Nível 5 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Olá, Celestin. Agradeço por compartilhar as informações.
    Lembro de ter visto relato desse problema na internet.
    Sendo problema recorrente, mais ainda a obrigação da CC realizar a manutenção e deixar a moto perfeita.
    PS: moto com a km da sua não poderia apresentar desgaste no amortecedor dianteiro - exceto se você faz uso "off extremamente hard" ! São máquinas que chegam ao milhão de kms.

Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2025
    Nome Real
    Moto
    BMW GS 850 Adventure
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Pois um ano e dois meses de uso e comentarem que é um item de desgaste, suspensão é para durar e é o que ocorre na maioria dos veiculos BMW. Agora o sistema eletronico dar problema a culpa não é dos usuários.

Piloto Nível 1 Avatar de sisti
    Data de Ingresso
    Oct 2022
    Nome Real
    Adriano Sisti
    Moto
    GS 1250 Adv
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

Problema no Módulo ESA da BMW GS 850 Adventure – Negativa de Garantia

Caro Daniel, eu sou o cara que postou isso que você menciona:
    🔗 Erro D-ESA em modo automático – BMW GS Brasil - https://www.bmwgsbrasil.com.br/showt...3%83%C2%A1tico
    - A primeira dica que eu te dou é ir no reclame aqui e postar sua reclamacao na BMW Motorrad. Isso vai gerar um contato do SAC da BMW com voce.
    - Peça o laudo oficial que a CC fez da sua suspensão e guarde-o. Talvez seja necessário lá na frente para possível processo judicial.
    - Outra coisa, se tiver outra CC perto de sua casa, leve em outra para ter uma segunda opinião. Concessionários são campeões em negar a garantia em 1o. momento.
    - Exija seus direitos, não aceite essa de que não é coberto pela garantia pq é desgaste natural. Como vc disse, a parte de mola sim, é passível de desgaste natural, mas agora um problema de software ser colocado como desgaste natural não tem cabimento! Isso é software com certeza. Aconteceu o mesmo com a minha moto. E a minha ainda estava funcionando (subindo/descendo a suspensão normal) e vez ou outra aparecia a mensagem de "ajust. amortecedor com defeito" e mesmo assim eles trocaram tudo.
    Tem que meter pressão nos caras! Faça barraco se for preciso, filme, coloque na internet, chame a TV se for preciso, mas não fique calado!
    Os caras não foram nem bestas de negar conserto na minha moto, pq se fosse preciso eu quebrava aquela concessionária toda! kkkk (não faça isso!)
    Última edição por sisti; 13-03-2025 às 01:28.

Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Moto
    R1200GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Adriano,

No meu ponto de vista não se trata apenas de um problema de Software. Se assim fosse, a CC nem faria toda a negativa aos teus pleitos, bastava reinstalar o software, que além de rápido teria um custo irrisório para eles (a MO de 1 hora de oficina).

Me parece que o buraco é mais embaixo, deve haver falhas de sensores, atuadores, etc., o que leva obrigatoriamente a troca de peça sde custo elevado, além da MO envolvida.
    Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2025
    Nome Real
    Moto
    BMW GS 850 Adventure
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    BMW mais uma vez decepcionando seus clientes! ����️

Infelizmente, estou passando por uma situação frustrante com a BMW e quero compartilhar minha experiência para alertar outros proprietários.

1️⃣ Falta de um laboratório adequado de testes: O diagnóstico da minha suspensão ESA foi feito de maneira extremamente superficial. Simplesmente trocaram a peça e alegaram que o problema era o conjunto inteiro, sem realizar testes técnicos aprofundados.

2️⃣ Ausência de um laudo técnico: A BMW não fornece um documento detalhado que justifique a condenação do amortecedor. Como podemos confiar em um diagnóstico sem embasamento técnico?

3️⃣ Negação da garantia: Em vez de investigar a fundo o problema, a resposta padrão da BMW é negar o reparo, alegando que o sistema eletrônico ESA é um item de desgaste. Como um módulo eletrônico pode ser tratado dessa forma?

Diante desse descaso, estou tomando providências:
    ✅ Buscarei uma empresa especializada em engenharia mecânica para elaborar um laudo técnico independente.
    ✅ Se necessário, acionarei a BMW judicialmente para garantir meu direito à garantia.

Quando compramos uma BMW, esperamos um atendimento sério e comprometido com o cliente, mas a realidade está bem longe disso. Isso só me desmotiva a investir novamente em uma moto nova da marca.

Ficarei atualizando esse post com os próximos passos, seja uma solução via garantia ou uma ação judicial.

Se alguém já passou por algo parecido, compartilhe sua experiência! Vamos nos unir para exigir um pós-venda mais justo!

#BMWDecepção #SuspensãoESA #GarantiaNegada #BMWGS #Motociclismo

Permissões de Postagem