Engraçada está discursão da troca de óleo, em todos os fóruns sempre ocorre.
Sigo a orientação do fabricante, levando em consideração que testes foram feitos quanto a mecânica e especificações do óleo, mas troco dentro das especificações do óleo.
Como o Fábio falou, se viu viajar e vai ultrapassar a KM da troca, já troco antes, é um item a menos para se preocupar no caminho.
Uma coisa que gosto na Yamaha é que óleo por ela indicado para todas suas motos é o yamalub, facilita muito para encontrar o produto.
Mas conheci um cara que comprou uma T66 e ele alterou toda a troca de óleo escrita no manual. Até os 1000 KM ele fez três trocas, no manual era apenas uma nos mil. Em todas ele mostrava fotos e o tanto de limalha que retirava agarradas ao filtro.
No meu entendimento, o fabricante já se preocupou e fez testes e testes para isso não ser um problema e recomendou a troca com 1000 km.
Ah, a troca, mesmo sendo das esportivas que andam sempre com giros altos, também foram sugeridos com base no uso forçado do motor, nunca por uso leve. Senão seria um tiro no pé.
Amigo voce pode trocar com 10 se quiser, mas um detalhe importante e que o manual foi apenas traduzido para português, e não adaptado a realidade daqui.
Parte-se do principio que vc utiliza apenas combustivel de alta qualidade, ja viu o adesivo no bocal do tanque com a gasolina recomendada (95 octanas) Morando no Brazil ja vamos de saida com cerca de 25% de alcool (colocando de lado as adulteracoes).
Todas (as poucas) vezes que fui na concessionária, sempre foi falado que a troca de ve ser aos 5K (desde a minha v-strom, passando pela sertão e chegando na 1200).
Outro fator que conta bastante e por onde voce anda ... terra, centros urbanos poluídos, regiões secas (que tem muita poeira) tudo isso vai pra dentro do motor, o filtro tira a maioria, mas se olhar a cor do seu oleo vai ver que ele estara preto, isso não e necessariamente que ele esta queimado ou gasto, e a sugeira que vai pro motor, o oleo estar preto não e anormal nem ruim, e o que se espera dele
Essa sugeira vem tanto do ar sujo quanto da gasolina batizada, o que não e queimado corretamente fica ali na camera de combustão, e passa pra parte de baixo do motor, entao e complicado, não acho que trocar com 10 va te deixar na mao mas acho que esse motor vai abrir o bico antes de uma que tem trocas num período mais baixo, o que eu pretendo fazer na próxima viagem que rodarei cerca de 12mil KM e colocar o MOTUL 7100, 100% sintético, que a principio roda mais, entao poderei trocar ele com 7 ou 8mil sem preocupação.
A verdade e que se voce for no forum das G650, da V-strom e me arrisco a dizer qualquer outro forum de motos essa discussão vai existir.
Eu vou abrir um outro tópico pra falar de viscosidade na seqüência, outro tema interessante.
Abs !
Tanto nos meus carros como nas minhas motos sempre troquei antes do indicado no manual e toda vez o filtro de óleo é trocado junto .... é um custo de manutenção muito baixo para correr o risco deixar ocorrer a deposicao da borra do óleo queimado no motor.
Marcos Gnecchi
Oi Pessoal sou mecânico de refrigeração a 25 anos, e o óleo usado em compressores é o mineral, levando em conta que os compressores de refrigeração são similares aos motores a EXPLOSÃO, A ÚNICA COISA QUE MUDA EM RELAÇÃO A ESSAS MAQUINAS É QUE OS COMPRESSORES SÃO MOVIDOS A ELETRICIDADE E O SISTEMA É FECHADO,ESSES ÓLEOS SÃO SUBMETIDOS A TEMPERATURAS DE FUNCIONAMENTO QUE NO VERÃO CHEGAM A 140°c E OS COMPRESSORES DURAM EM MEDIA MAIS DE 15 ANOS FUNCIONANDO (tem casos que passam de 30 ou 40 anos)ININTERRUPTAMENTE, ACHO QUE O QUE PEGA MESMO É USAR COMBUSTÍVEL DE BAIXA QUALIDADE E NÃO TROCAR O FILTRO DE ar nos períodos recomendados. Nas motos que tive sempre observei a recomendação do fabricante nas Xls, na Falcon e na XT que recomendava a troca pelo yamalube de 10.000 Km, sempre troquei oleo e filtros, inclusive o de ar de 10 e 10.000 KM e não tive o menor problema. E olhe que sempre rodei com velocidades altas quando a pista permitia. Se voce conduz a moto em velocidades e rotações compatíveis com a marcha engrenada, não haverá problema algum em trocar o óleo mesmo o mineral de 10.000 em 10.000 km como recomenda o manual. Mas se andas correndo e esticando as marchas como se fossem os últimos minutos de vida, pode trocar de 5 em 5.000 KM ou menos pois você esta esmerilhando o motor e mesmo assim corres o risco de quebra-lo.
Ate mais ..
ERaldo
Pessoal,
Tenho uma R1200R que utiliza o mesmo motor boxer refrigerado a ar das GS.
Ela está com cerca de 7.000km. Observei que o barulho do motor estava mais agudo, e verifiquei que o nível do óleo estava abaixo do recomendado. Então resolvi levar a gorda para a concessionária.
Os técnicos disseram que é importante completar óleo a cada 2.000km, e sempre ficar de olho no seu nível. Colocaram quase 2 litros de óleo para acertar a quantidade . A justificativa é que o motor "bebe" óleo, e que isto é normal para este modelo.
Vocês tem esse mesmo "problema"? Acho estranho pois o manual não é muito claro quanto a isto - apenas pedem para sempre verificar o nível do óleo do motor.
Abs,
Mancini
Última edição por Mancini; 29-10-2014 às 19:18.
R1200R - a Ogra
Mancine,não tenho uma com motor boxer ainda,mas se ele for refrigerado a ar dizem que consome óleo sim,ja os boxers LC dizem que não baixa óleo facilmente.
Fala Sal,
Boxer a ar = Síndrome de Vera Fisher. Vou ter que internar a minha numa clínica de reabilitação
Abs,
Mancini
R1200R - a Ogra
Há um natural consumo de óleo nesse motor boxer a ar, mas nao a ponto de colocar 2 litros em 7oookm. Eu acrescento 200ml aos 4000/4500km, e depois mais 200ml aos 8/9000km, para entao trocar aos 10000km na revisao. O consumo um pouco maior ou menos, depende da tocada e temperatura. Eu acho que ando normal, tipo cruzeiro.