Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Tomada auxiliar com conexão plug and play - GS1200

  1. #1
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Tomada auxiliar com conexão plug and play - GS1200

    Amigos,

    Estou compartilhando esse tutorial para explicar o passo a passo da utilização de conector auxiliar de power, que existe na GS1200, no caso, para fins de instalação de uma tomada USB, visando O carregamento de aparelho celular ou GPS.

    Minha moto é uma GSA 2011, mas sei que esse plug sobressalente existe em vários modelos. Basta você localizar em sua moto e seguir as instruções.

    Abaixo o modelo e localização do plug na minha moto.
    Conector da moto.jpg

    Para instalação, foi necessário adquirir duas peças no Aliexpress. Os links estão abaixo. Apenas para referência, esse mesmo conector na CC BMW custa cerca de R$ 110,00

    Link para aquisição do conector MACHO: https://pt.aliexpress.com/item/40008...7921b90a6VXZ2M
    Modelo conector.jpg
    Interna conector.jpg

    Link da tomada USB dupla: https://pt.aliexpress.com/item/32741...7921b90a6VXZ2M
    Tomada USB.jpg

    Em posse desses itens, você devera apenas realizar a ligação dos fios. Nesse caso você precisa identificar os fios positivo e negativo do conector da moto, e montar seu plug da mesma forma. Como eu não sabia quais eram os pólos positivo e negativo do conector da moto, seguindo as instruções de um colega em outro tópico, utilizei um multímetro na função corrente contínua e liguei o pólo negativo na bateria da moto, e o outro fiz os testes na ponta do conector.

    Após identificados os fios, cortei as pontas da tomada USB e fixei o conector que adquiri direto nos fios, com ajuda de uma solda.

    Ao final, apenas conectei a ponta da tomada USB no conector da moto, conforme abaixo
    Conexão final.jpg

    E foi isso.... tomada USB devidamente instalada.
    Tomda moto.jpg

    Vale lembrar que essa é uma conexão pós chave, de modo que após desligar o contato, ela permanece ativa por cerca de 1 minuto e depois corta completamente a energia
    Última edição por FCRUZ17; 21-01-2021 às 13:30.

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Amigos,

    Estou compartilhando esse tutorial para explicar o passo a passo da utilização de conector auxiliar de power, que existe na GS1200, no caso, para fins de instalação de uma tomada USB, visando O carregamento de aparelho celular ou GPS.

    Minha moto é uma GSA 2011, mas sei que esse plug sobressalente existe em vários modelos. Basta você localizar em sua moto e seguir as instruções.

    Abaixo o modelo e localização do plug na minha moto.
    Conector da moto.jpg

    Para instalação, foi necessário adquirir duas peças no Aliexpress. Os links estão abaixo. Apenas para referência, esse mesmo conector na CC BMW custa cerca de R$ 110,00

    Link para aquisição do conector MACHO: https://pt.aliexpress.com/item/40008...7921b90a6VXZ2M
    Modelo conector.jpg
    Interna conector.jpg

    Link da tomada USB dupla: https://pt.aliexpress.com/item/32741...7921b90a6VXZ2M
    Tomada USB.jpg

    Em posse desses itens, você devera apenas realizar a ligação dos fios. Nesse caso você precisa identificar os fios positivo e negativo do conector da moto, e montar seu plug da mesma forma. Como eu não sabia quais eram os pólos positivo e negativo do conector da moto, seguindo as instruções de um colega em outro tópico, utilizei um multímetro na função corrente contínua e liguei o pólo negativo na bateria da moto, e o outro fiz os testes na ponta do conector.

    Após identificados os fios, cortei as pontas da tomada USB e fixei o conector que adquiri direto nos fios, com ajuda de uma solda.

    Ao final, apenas conectei a ponta da tomada USB no conector da moto, conforme abaixo
    Conexão final.jpg

    E foi isso.... tomada USB devidamente instalada.
    Tomda moto.jpg

    Vale lembrar que essa é uma conexão pós chave, de modo que após desligar o contato, ela permanece ativa por cerca de 1 minuto e depois corta completamente a energia
    Ficou muito bom Felipe, Parabéns!!!

    Seria bom se explicitasse melhor onde exatamente o conector auxiliar de power se localiza, assim fica mais claro para quem não sabe onde ele está.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Amigos, como bem pontuado pelo Guilherme ...

    Na minha GSA 2011, o conector fica na frente da moto, na parte traseira do farol, junto com a fiação do farol de milha.

    Abs.

    Felipe

  4. #4
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Marivaldo Alves Vieira
    Localização
    Uberlândia/MG
    Moto
    R1200gs Adventure
    Posts
    282
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Quanto ao multímetro, recomendo configurá-lo em tensão contínua (Vdc), numa escala adequada (superior a 12V), por exemplo, fundo de escala em 20 V..
    Durante o teste, se a leitura for, por exemplo, "12,4 V", significa que o borne ligado ao terminal "COM" do multiteste é o negativo da bateria.
    Se a leitura for, por exemplo, "-12,4V," o borne ligado ao COM é o positivo

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2020
    Nome Real
    Israel Lindbeck Mathias
    Localização
    Curitiba
    Moto
    R1200GS
    Posts
    4
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Bom dia, nas K50 (R 1200 GS, R 1250 GS) (10/2011 - 07/2021) e K51 (R 1200 GS Adv., R 1250 GS Adv.) (09/2012 - 07/2021) é possivel usar um chicote para ligar na tomada auxiliar, esse chicote é vendido no mercado Livre:Conector Bmw R1250 1200 R1200 Gs Para Tomada 12v Gps Usb

    Conector 0.png
    O Conector faz Y na tomada auxiliar (+) Positivo pós a ignição, bom de tomar atenão que a corrente máxima suportada pela soma de todas tomadas é 5A. Caso vá usar algo que seja maior que 5A, necessario colocar um rele auxiliar, mas utilizando este sistema, nenhum cabo descascado ou danificado. Nem fazendo ligação direto da bateria, possibilitando esquecer o acessorio ligado e retornar com a bateria morta.
    Conector 1.png
    Conector 2.png

    Exemplo usando um Relê auxiliar.

    Conector 3.png

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!