Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 22

Tópico: Problemas no GS 1250 Exclusive

  1. #1
    Piloto Nível 2 Avatar de PauloLopes
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Paulo Roberto Lopes
    Localização
    Meier - Rio de Janeiro
    Moto
    BMW R 1200 GS
    Posts
    212
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8

    Problemas no GS 1250 Exclusive

    Acabei de levar a CC a moto para revisão de 10 k km, após uma viagem ao sul (Cânion Fortaleza, Gramado etc), a moto apontou no painel informações importantes de erro! A CC detectou um defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas! Não tenho a mínima noção do que seja tal coisa, porém a minha preocupação é se a partir de então dará problemas no comando de Válvulas, motor e etc! Alguns dos companheiros tem conhecimento deste problema?



    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  2. #2
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas
    Isso é melhor que "defeito na rebimbola da parafuseta" !! "Roda fônica" deve ser o cara que faz o barulho do motor... ou não !!

    Agora falando sério: parece que esse negócio é parente do distribuidor. Veja o vídeo abaixo:
    https://www.youtube.com/watch?v=dGNaj20rhvA

    Não creio que possa gerar maiores problemas no motor. De todo modo, sua moto ainda está na garantia.

  3. #3
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por PauloLopes Ver Post
    Acabei de levar a CC a moto para revisão de 10 k km, após uma viagem ao sul (Cânion Fortaleza, Gramado etc), a moto apontou no painel informações importantes de erro! A CC detectou um defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas! Não tenho a mínima noção do que seja tal coisa, porém a minha preocupação é se a partir de então dará problemas no comando de Válvulas, motor e etc! Alguns dos companheiros tem conhecimento deste problema?



    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Deve ser erro de português, seria roda cônica do sensor do comando de válvulas, garante a faísca no momento exato para uma queima perfeita, se a informação for diferente do programado a Ecu não deixa o motor funcionar. Vão trocar o parafuso e garantir que não saia mais do lugar usando uma cola. Não deve acontecer de novo se o serviço for bem feito.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Deve ser erro de português, seria roda cônica do sensor do comando de válvulas, garante a faísca no momento exato para uma queima perfeita, se a informação for diferente do programado a Ecu não deixa o motor funcionar. Vão trocar o parafuso e garantir que não saia mais do lugar usando uma cola. Não deve acontecer de novo se o serviço for bem feito.

    Eraldo Telles

    Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
    Eraldo,

    O termo é estranho mas é Roda Fônica mesmo.
    Garante o sincronismo do motor no que tange a injeção e ignição.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    É isso, Eraldo, mas o treco chama "roda fônica" mesmo. Só não sei a razão de ter sido batizado assim !

  6. #6
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    É isso, Eraldo, mas o treco chama "roda fônica" mesmo. Só não sei a razão de ter sido batizado assim !
    O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.
    O disco ranhurado do freio ABS por exemplo é uma roda fônica.
    No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento.

    Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão (), na versão inglesa não achei nada.
    Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos.

    Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante:

    https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s

    A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc.
    O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW.
    Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Última edição por Gnegraes; 28-07-2021 às 11:14.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #7
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Opa ! Agora sim uma boa explicação. Valeu, Guilherme.
    E, voltando à questão do Paulo, não me parece preocupante o diagnóstico apresentado. Suponho que um dos maiores reflexos do problema seja no sistema de injeção de combustível.
    Nada que um bom platinado não resolva !! rsrsrs

    PS: se buscar "platinado" no Google, só vem informação de cor de cabelo. Nem o Google tá usando platinado !

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.
    O disco ranhurado do freio ABS por exemplo é uma roda fônica.
    No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento.

    Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão (), na versão inglesa não achei nada.
    Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos.

    Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante:

    https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s

    A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc.
    O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW.
    Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor.

    Este princípio de medição é amplamente utilizado na indústria.
    Desde aplicações mais simples para determinar a posição de válvulas (aberta/fechada) como medição e controle de rpm de grandes máquinas: bombas, turbo-geradores etc.

    Luiz Baum

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.
    O disco ranhurado do freio ABS por exemplo é uma roda fônica.
    No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento.

    Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão (), na versão inglesa não achei nada.
    Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos.

    Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante:

    https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s

    A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc.
    O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW.
    Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor.

    Este princípio de medição é amplamente utilizado na indústria.
    Desde aplicações mais simples para determinar a posição de válvulas (aberta/fechada) como medição e controle de rpm de grandes máquinas: bombas, turbo-geradores etc.

    Luiz Baum

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Opa ! Agora sim uma boa explicação. Valeu, Guilherme.
    E, voltando à questão do Paulo, não me parece preocupante o diagnóstico apresentado. Suponho que um dos maiores reflexos do problema seja no sistema de injeção de combustível.
    Nada que um bom platinado não resolva !! rsrsrs

    PS: se buscar "platinado" no Google, só vem informação de cor de cabelo. Nem o Google tá usando platinado !
    Everton,

    Pelo alarme dado pela ZFE / ECU, pode ser que o sensor não esteja com a fixação correta (Parafuso mal apertado?) o que leva com a vibração natural do motor uma determinada instabilidade no sinal de resposta.

    Sobre platinado, tem de buscar em inglês ou alemão. Em português me parece que a palavra vem do fato das pontas de contato serem no passado revestidas de platina.

    O uso de determinadas ferramentas de busca e sites internacionais é muito pequeno aqui no Brasil.
    Eu sempre comparo um mesmo texto de busca na Wikipedia: em português quase sempre um resumo muito do sem-vergonha, em inglês bons textos e em alemão chega muitas vezes às raias do absurdo em detalhes, bibliografia informada, etc. Vejam o exemplo de busca por Karl Benz, o inventor do automóvel:

    Wikipedia br
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Benz

    Wikipedia en

    https://en.wikipedia.org/wiki/Carl_Benz

    Wikipedia de

    https://de.wikipedia.org/wiki/Carl_Benz

    E falando em Karl Benz, ele patenteou entre outras coisas o acelerador tipo válvula de borboleta para dosar a mistura ar-combustível, sistema de ignição com velas e bateria, a vela de ignição, o carburador, a embreagem, o diferencial no eixo traseiro e o radiador a água. Ah!! Já ia esquecendo, a esposa dele, a Bertha Benz, teve a ideia e desenvolveu o freio a tambor com sapatas.....
    Última edição por Gnegraes; 28-07-2021 às 16:38.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!