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A imprudência e a irresponsabilidade
#1
Pessoal acabei de postar também no Portal Big Trails idêntico post para reflexão...

Que me desculpem os que gostam de velocidade, mas não consigo aceitar o fato de muitas pessoas colocarem em risco não só suas próprias vidas como também a de todos os que utilizam nossas estradas.

Não me refiro à velocidades "normais" ainda que um pouco acima do limite legal mas às velocidades absurdamente insanas...

Não aceito estar andando a 120/140 km/h, velocidade já elevada e ser ultrapassado por outra moto e até mesmo algum carro como se eu estivesse parado. Certa vez estava na Rod. dos Bandeirantes com meu filho na garupa, andando nos regulamentares 120km/h no centro da faixa da esquerda quando fui surpreendido por um ignorante que passou entre minha moto e o guard rail do lado esquerdo em um espaço de 1 metro aproximadamente seguramente acima de 250 km/h... Tomei um imenso susto que me fez tremer as pernas...

Estas imprudências são constantes em nossas estradas e para piorar, os futuros defuntos ainda filmam o velocímetro para postar no YouTube, como se isso fosse um sinal de masculinidade... Na minha opinião isso só demonstra imaturidade, irresponsabilidade e um espírito criminoso, ou seja, uma pessoa menor em todos os sentidos.

Todos nós que adoramos estradas já presenciamos acidentes de moto, muitos deles fatais e a pergunta é sempre a mesma... Pra que? Perdi no ano passado um grande amigo que venceu um câncer na adolescência e foi derrotado por sua própria imprudência... Um atropelamento em uma avenida (que parece uma rodovia) em Jundiaí onde o pedestre atravessou de forma equivocada e ele andando acima de 200km/h não conseguiu evitar a colisão. Duas famílias despedaçadas tanto quanto seus corpos que tiveram que ser sepultados em caixões lacrados.

Não conheci o pedestre, mas meu amigo que tantas vezes discuti exatamente em virtude de seu peculiar gosto pela velocidade era uma pessoa do bem, mantenedor de um hospital beneficente para crianças com câncer e deixou dois filhos adolescentes justamente quando mais precisavam dele. Pra que?

Desculpem o desabafo, mas acabei de assistir à reportagem feita pelo Fantástico no último Domingo sobre o assunto é achei simplesmente revoltante. Para quem não assistiu, essa foi a reportagem...

http://youtu.be/oJv5mzpt5sI

Ver aquele marmanjo achando normal andar a 300km/h e falando... "-Se a moto anda a 300km/h, por que tenho que andar a 100?" Simplesmente me enojou...

Só há uma solução... O endurecimento das leis com a perda da habilitação no mínimo por dois ou três anos, apreensão do veículo, pesadas multas e um pesado processo criminal em face de todos os envolvidos.

Na minha opinião o próprio YouTube (e todos os demais portais de vídeos) tem uma enorme parcela de responsabilidade por permitir a inserção desse material, que em minha opinião deveria ser bloqueado assim como ocorre com os vídeos pornográficos, exatamente para não incentivar essa lamentável conduta.

Lembrem-se não temos o direito de colocar a vida alheia em risco e para os que curtem andar em velocidades descontroladas, sugiro que procurem o autódromo mais próximo e sejam felizes com segurança!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
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#2
No estado de Washington, nos EUA, se você for pego dirigindo ou pilotando 40km/h acima do limite de velocidade vai preso na hora. Se passar muito disso vai preso sem direito a fiança. E tem que esperar o julgamento preso. Aqui no Brasil perder a carteira não adianta nada porque todo mundo dá um jeitinho. Mas coloca em cana mesmo, sem essa de réu primário ou outras molezas, junto com bandidos de verdade que o pessoal vai passar a andar mansinho... O grande problema aqui é a impunidade.

Outro problema é o governo querer impor cada vez mais regras, tirando a liberdade das pessoas. Na Flórida e alguns outros estados americanos o capacete é opcional. Tem mil campanhas incentivando o uso do capacete. Mas se o maluco acha que a cabeça dele não vale nada e não quer usar, a vida e a cabeça são dele. Eu, pessoalmente, não ando 2 metros sem capacete porque sou motociclista veterano e já vi muitos casos de danos e mortes horríveis que seriam evitados com o uso do capacete.

Mas a ideia que eu acho interessante é que se o motociclista quer por a própria vida em risco, o governo não tem nada que se meter. Mas se ele coloca a vida dos outros em risco, aí paga caro por isso.
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#3
Excelente tópico! Vale e muito a reflexão!
____________
Ricardo Boris
Ipu / Ceará
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#4
Paulo M Escreveu:Outro problema é o governo querer impor cada vez mais regras, tirando a liberdade das pessoas. Na Flórida e alguns outros estados americanos o capacete é opcional. Tem mil campanhas incentivando o uso do capacete. Mas se o maluco acha que a cabeça dele não vale nada e não quer usar, a vida e a cabeça são dele. Eu, pessoalmente, não ando 2 metros sem capacete porque sou motociclista veterano e já vi muitos casos de danos e mortes horríveis que seriam evitados com o uso do capacete.

Mas a ideia que eu acho interessante é que se o motociclista quer por a própria vida em risco, o governo não tem nada que se meter. Mas se ele coloca a vida dos outros em risco, aí paga caro por isso.

Pelo menos enquanto eu morei na Alemanha, de 82 a 83, também era assim.
E mais, se o cara estava sem capacete, você bateu nele e é culpado, em função da batida ele bate a cabeça na guia e morre, mas a morte dele teria sido evitada se ele estivesse de capacete.
Neste caso, voce não é culpado da morte dele, embora tenha sido o culpado pelo acidente.
Voce somente paga o reparo da moto do cara.
O governo entende que, ao não usar o capacete, o motociclista deliberadamente assumiu o risco e não é voce que tem que pagar pela imprudencia do motocilcista.

Aqui é bem o contrário.
Voce esta ruma rodovia, no limite legal de velocidade, com o carro em ordem, documentos em dia, enfim, tudo certinho.
Vem um FDP bebado, se joga na frente do seu carro, voce mata o infeliz.
Só que o desgraçado era "arrimo de familha" e tinha dois filhos menores.
Então você, o truxa que não fez nada de errado, é condenado a sustentar os pivetes até a maioridade.
Agora pergunt aos amigos: Numa situação destas, O QUE EU FIZ DE ERRADO PARA MERECER SER PUNIDO? :mad:


Infelizmente o código penal Brasileiro é uma piada e tem que ser reformulado IMEDIATAMENTE!

Quanto ao foco principal do post.

Concordo 100% com o amigo.

Confesso que sou culpado de já ter andar acima do limite de velocidade, mas não é uma coisa que eu goste de fazer, ou que me orgulhe de ter feito.
As vezes a gente está em um grupo e acaba indo na onda dos mais afoitos.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#5
Gostei do assunto e das reflexões....

Eu sei como é estar do outro lado da história, já passei por situações em que 90% dos motociclistas desistiriam do mundo das 2 rodas, desde pegar o braço de um amigo que estava a alguns metros do corpo, até o triste óbito...
Infelizmente o EGO é um dos maiores causadores dos graves acidentes com motocicletas, as Leis brandas, a facilidade à aquisição, a falta de capacitação do piloto para pilotar uma moto com 200cv somados à adrenalina, ao gosto pela velocidade potencializam estes fatos...

Agora, penso que devemos tomar um pouco mais de cuidado com os julgamentos, pois estamos à todo tempo em situações potencias para causar óbito e tristeza para as nossas famílias e de próximos como beber e dirigir (carros / motos / embarcações), os limites de velocidades de estrada como a bandeirantes são respeitados, mas quando chegamos nas estradas vicinais com limites de 40/50/60Km/h são pouquíssimos motociclistas que respeitam independente da moto, limites das vias dentro da cidades, andar no corredor, furar sinal vermelho, e por aí vamos...

Penso que nunca se justifica um erro, com outro erro...
Não é pq tem gente que sai de GS vai pra praia toma um cervejinha com os amigos e volta pilotando, que nego de esportiva pode andar à 300km/h nas vias públicas, ou até a desculpa pronta desses imbecis que ficam andando à 300 e tralala "andar na pista é caro"...

O que falta pra nós Brasileiros (e penso que isso nem meus netos vão ver) é um sentimento de nação, que desperta uma consciência coletiva, mas se não temos nem educação ainda, acredito que estamos distantes...
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#6
Apenas para que fique bem clara minha posição, me refiro à velocidades insanas e não velocidade pouco acima do limite...

Andar a 80km/h nos corredores é insano!

Andar a 120 em uma serra de sentido duplo é insano...

Andar acima de 160/170 é insano até na Bandeirantes livre!

Temos que ter consciência de que a moto é falível e que nós também o somos, e que todos os outros veículos são objetos em movimento.

Não gosto apenas de contar com a sorte, aliás esse é o último recurso... Temos que pilotar sempre pensando que algo pode dar errado.

Vale lembrar que a melhor parte de qualquer viagem é chegar em casa com segurança!
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#7
Excelente abordagem Roberto!
Taca-le pau nessa motinha!
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#8
Concordo, Roberto! Um pouco acima do limite muitas vezes é necessário até por segurança. Mas sempre dentro do bom senso.

Quando estou nos corredores uso a regra que aprendi na Califórnia: 20km/h a mais que os carros (até o limite de velocidade). Ou seja, se os carros estão parados, 20km/h. Se estão a 40, então ando a 60. Acho essa regra perfeita pelo tempo de reação e espaço de frenagem. Uma vez um maluco abriu a porta do carro bem à minha frente. Deu pra frear na boa. Se eu estivesse a 80 seria uma tragédia.

Quando vem um apressadinho no corredor eu saio pro primeiro espaço, deixo passar e volto. Se quiser se arrebentar, problema dele!

Pior de tudo são os loucos que acham que motocicleta pode avançar sinal a qualquer hora. Já vi acidentes horríveis na minha frente por culpa do motociclista. Um dos piores foi uma van que pegou um cara que avançou em um cruzamento. A van estava a uns 100km/h e acertou a moto bem no meio. O cara foi atirado longe que nem um boneco de pano.

Outro acidente muito feio foi de um cara que resolveu cortar caminho pela contra mão e foi atingido por um carro que também estava correndo demais. A perna do motociclista voou longe. Eu e um amigo estávamos de carro e levamos ele pro hospital. Estava de noite e não achamos a perna de imediato. Fizemos um torniquete com a camisa dele e a chave de roda e fomos embora com ele pra ele não morrer. Meia hora depois um outro cara apareceu com a perna mas não teve como salvar. O cara viveu. E o motorista do carro, pra variar, fugiu.
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#9
Paulo M Escreveu:Concordo, Roberto! Um pouco acima do limite muitas vezes é necessário até por segurança. Mas sempre dentro do bom senso.

Quando estou nos corredores uso a regra que aprendi na Califórnia: 20km/h a mais que os carros (até o limite de velocidade). Ou seja, se os carros estão parados, 20km/h. Se estão a 40, então ando a 60. Acho essa regra perfeita pelo tempo de reação e espaço de frenagem. Uma vez um maluco abriu a porta do carro bem à minha frente. Deu pra frear na boa. Se eu estivesse a 80 seria uma tragédia.

Quando vem um apressadinho no corredor eu saio pro primeiro espaço, deixo passar e volto. Se quiser se arrebentar, problema dele!

Pior de tudo são os loucos que acham que motocicleta pode avançar sinal a qualquer hora. Já vi acidentes horríveis na minha frente por culpa do motociclista. Um dos piores foi uma van que pegou um cara que avançou em um cruzamento. A van estava a uns 100km/h e acertou a moto bem no meio. O cara foi atirado longe que nem um boneco de pano.

Outro acidente muito feio foi de um cara que resolveu cortar caminho pela contra mão e foi atingido por um carro que também estava correndo demais. A perna do motociclista voou longe. Eu e um amigo estávamos de carro e levamos ele pro hospital. Estava de noite e não achamos a perna de imediato. Fizemos um torniquete com a camisa dele e a chave de roda e fomos embora com ele pra ele não morrer. Meia hora depois um outro cara apareceu com a perna mas não teve como salvar. O cara viveu. E o motorista do carro, pra variar, fugiu.

Gostei da regra dos 20km... É bem isso!

Sobre,os acidentes vai novamente a pergunta... Pra que?
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#10
Este Shopping que fala o video entre Campinas e S.Paulo, é o Serra Azul, que fica sobre a Rodovia Bandeirantes e fica lotado de motos nos domingos. Eu vou sempre lá. Mas na saída a coisa fica difícil, os malucos andam mesmo a 200/250 km/h. Várias vezes andando a 120 nem vejo o maluco passar com o motor gritando. Outra coisa que os idiotas ficam fazendo é acelerar o motor com a moto parada e ficar escutando o sensor cortando o giro. Fazer o que com esta irresponsabilidade? A fiscalização é grande, muitos policiais, mas os malditos levantam a placa, ou colocam um papel sobre algum numero da placa, e que viatura policial pega ele andando a 200 por hora? Sem solução, infelizmente.
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