Sou novo no fórum e, acho que como alguns, vim através de um problema na motoca... talvez alguém tenha tido o mesmo problema ou, num futuro, terá (espero que não rsrs).
Sou proprietário de uma R1200 GS ano 2017, peguei de um amigo a 3 meses, estava com 39mil km rodados. Impecável!
Entretanto, durante um rolê que fiz nesse inicio de Dez/2025, andando a 120km/h, a surpresa: em razão do NATAL a moto acendeu as luzes do ABS, TC, Triângulo vermelho, mais os erros "LAMPF" e "D-ESA", rsrsrsrs.
De primeira assustei, parei e conferi todas as lâmpadas da moto, inclusive o farol, cujo é full led e estava funcionando perfeitamente. Também conferi a suspensão e, pra minha surpresa, zero problemas também, estava subindo ao MAX e descendo ao MIN, assim como o automático (que sempre uso) funcionando também, normalmente.
Após esse dia, ela apagou, continuei rodando. Agora, após uns 7 dias, ela voltou a aparecer, as vezes acende só ABS e TC, as vezes acende tudo...
Não sei se é devido ao "modo de alerta" que a moto entra, mas o cruise control também não está funcionando, não sei se tem alguma ligação com o problema.
Mas, enfim, se isso tiver acontecido com outra pessoa, ou se alguém souber o possível problema, ficarei grato em saber.
Registro, também, que a moto foi à minha oficina de confiança, irá passar o rastreador para verificar qual componente está com a real falha. Estou na torcida para que não seja nada demais!!
Estava longe do forum neste ultimos 2 anos por questões de trabalho.
Retornando notei que o membro mais ativo do fórum, Sal Silva, anda meio sumindo. Motociclista sempre muito prestativo aqui no grupo compartilhando seu grande conhecimento do mundo das duas rodas com os demais membros.
Fala, pessoal! ?
Sou o João Almeida, mais conhecido como FEIJAO, e piloto uma BMW F 800 2012 — sim, antiguinha, mas é justamente por isso que tenho tanto carinho por ela. A moto já passou dos 100.000 km e continua me entregando tudo o que preciso com total confiança.
Até hoje, não tenho absolutamente nada a reclamar, exceto o estator, que por volta de 2 anos de precisa de manutenção — infelizmente faz parte. No mais, só manutenção normal, sem nenhuma dor de cabeça.
Se alguém quiser trocar ideia sobre a F800 ou experiências de longa quilometragem, estou por aqui!
Tenho uma G 650 GS 2014, acabei de adquirir, a trava do guidão não está funcionando, aqui na minha cidade nenhum chaveiro faz este reparo tendo em vista o modelo da moto, gostaria de algumas sugestões.
Boa tarde pessoal, meu nome é Juliano Dias, sou professor e moro em Goiânia - Go, tenho um g 310gs ano 2025, essa e minha primeira moto BMW, e como todo novato tenho muito a aprender sobre a moto, será uma satisfação trocar idéias aprender e ajudar no que for possível.
Bom dia, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, tenho um 310gs 2025, e na semana passada minha roda traseira começou a travar, percebi que o freio estava travando a roda, pedal também travava, sempre depois que a moto esquentava, pensei que fosse as pastilhas de freio, troquei mas continuou, e na última sexta mesmo sem acionar o freio traseiro, a moto travou total que tive que parar e esperar, depois de um tempo o freio voltou, mas logo que comecei a andar travou novamente, alguém já passou por isso ou tem alguma dica do que poderia ser?
Fala pessoal. Segue aqui o meu relato da troca dos discos de embreagem e separadores da GS
Como eu ja havia dito antes, eu trabalho com a manutençao de carros, mas me considero um entusiasta de moto. Tive reparando uma pequena anomalia na embreagem da Gs, entao resolvi abrir para menos ver como que estava, e adiquirir uma experencia e poder compartilhar aqui com os senhores.
Segue o primeiro passo
Sobre soltar esse parafuso, todo mundo que esta na intençao de realizar essa manutençao, ja tem essa ciencia! Mas mesmo soltando eu nao conseguia acessar os dois parafusos la de cima, ai veio a ideia, coloquei o macaco em baixo, so para dar uma leve erquida na frente do motor, e isso foi o suficiente.
Feito isso, é so acessar os dois benditos parafusos, dessa forma
Entao, solte todos os parafusos da tampa, e embaixo tem um espaço onde da para encaixar uma chave combinada 14, forcando a tampa para romper a cola. feito isso, ja esta na cara da embreagem ( eu preferi esgotar o oleo antes, do que deixar derramar por ai quando soltasse a tampa)
Nesse momento, é so soltar os 3 parafusos com uma chave 10mm e ir retirando os discos e os separadores, a minha duvida estava em relaçao aos 3 discos menores, entao eu retirei tudo na mesma sequencia e coloquei no chao para me basear para colocar os novos.
Então feito isso, é so colocar os discos novamente, colocar o platô e apertar os parafusos com 10Nm. Depois do pacote de embreagem montado, eu recomendo que debreie a moto, so para ver o funcionamento, ao apertar o manete, o pacote de embreagem deve ser empurrado no sentido da roda dianteira.
Nesse momento é a preparação para fexar, foi retirado todo e qualquer vestigio do silicone anterior, tanto na tampa quanto no motor, depois disso um pano embebido com Thinner, depois um pano limpo e seco. Aplicaçao do silicone selante de motor, aguardei por 10 minutos para colocar a tampa, apertar e pronto. Aguardei por 5 horas para colocar o oleo novamente, e funcionar o motor.
Ah, outra coisa que deixar de comentar la em cima, que deixei os discos dormirem embebidos no oleo do motor. Sobre os separadores, eles tem um lado com uma quina e um lado abaulado, o lado da quina eu deixei todos voltados para o fundo do cubo da embreagem o ladoo abaulado voltados para o lado do platô