21-09-2023, 19:49
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-09-2023, 07:17 por Gnegraes.)
Gnegraes Escreveu:Reiner,
Já faz algum tempo que todos os chicotes das motos é tipo barramento CAN-Bus. Todos os veículos atualmente usam esse tipo de barramento, que foi inventado pela Bosch.
Funciona como um duto por onde passam informações em forma de pulsos, os dados são modulados por código de pulso.
O único chicote à moda antiga, com fios de secção grande e com fusível térmico, é o do motor de arranque, com correntes muito altas.
Reiner e demais interessados no tema,
As informações são transmitidas em pacotes de dados e cada unidade da rede (bico injetor, sonda Lambda, TPS, central de ignição, ABS, instrumentos de painel etc.) tem sua identidade/código de modo a não se misturar as informações no barramento.
Resumindo, tudo está interligado com tudo dentro deste mesmo barramento ou duto de informações.
Dê uma olhada nesse vídeo, bastante interessante para compreender como funciona...
https://youtu.be/KV0QWLG1ByA
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...