Migas Escreveu:Em 2012 fiz este mesmo trajeto, só que dormimos no meio do caminho entre Salta e SPA, na cidade de Susques, para não cruzar o Passo Jama a noite, sendo a recomendação de cruzar entre as 09:00 as 14:00 Hs em virtude do frio, mesmo assim pegamos chuva de granizo em cima da cordilheira, mas não recomendo dormir em Susques, pois fica a 3.600 Mts de altitude, estavamos em 06 e todos tiveram problemas com a altitude, mesmo mascando as folhas de coca a mais de 24 hs. Em cima da cordilheira fiquei 05 min parado, para fotos, tive que andar uns 2 KM com a viseira aberta para poder me recuperar. Recomendo fazer alguns KM a mais e cruza-la no mesmo dia.
Migas
Meu cunhado teve se ser hospitalizado,subiu a pressão e ficou no oxigênio para se recuperar.kkkkk,o bagulho é doido como dizem os manos.
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.
PORQUE DEUS É BOM.
Caro Luciano,
Movemos este seu tópico para a seção VIAGENS E ENCONTROS por ser mais pertinente ao tema, ok?
Grato por sua compreensão, amigo!
...
Em tempo:Show de viagem e fotos, heim!!! Parabéns!!!
E, embora a viagem tenha sido numa F800, fica melhor organizado na seção referente a viagens. Concordam?
Estou indo em dezembro praticamente mesmo roteiro e sozinho tbm.
Comprei um recipiente de 5l seria pouco?
Vc sabe o total em peso que gastou na argentina em combustivel?
Caro, acabei de chegar de lá, dependendo da moto não precisa levar reservatório de combustível, é só não dar mole, rodou mais de 50 km, pare no primeiro posto para completar. Pontos de atenção na região do Chaco e paso de Jama, sendo que nesse ultimo tem um ponto de abastecimento em susques (não se pode chamar de posto de gasolina) e um enorme YPF antes a Aduana. Abastecendo em Jujuy, dá pra ir tranquilo. Percebi também que nesse trecho a consumo diminui bastante, acho que por conta da altitude. No Chaco eu vacilei, abasteci em Roque Saenz Pena e passei direto pelo posto em pampa de los guanacos, tive que diminuir a velocidade para chegar na reserva no próximo posto. Se tivesse abastecido em Pampa de los guanacos não teria problema algum.
Eu fui com garupa e com muita, mas muita bagagem feminina, a média de consumo de minha moto foi de 16 km por litro, sendo que no chaco e pós Mendoza caiu para 13 e na parte alta subiu para 20.
Minha dica é levar muito dinheiro vivo, pois a maioria dos postos não aceitam cartão e quando aceitam é uma lenha para passar. Nas cidades que passei sempre procurávamos pelo cambio negro, a diferença é grande, 5,8 pesos por dolar no oficial contra 9,3 no paralelo.
Para comunicação basta um smartphone com pacote de dados, apesar de ter wifi grátis em tudo que é posto e bar, até no meio do nada. Não tive problemas, em cada parada, inclusive as de abastecimento, postei fotos e relatos no facebook. Sinal Movistar (vivo) 3g foi quase de ponta a ponta.
Olha o naipe do posto em Susques:
susquesPosto004.jpg (Tamanho: 238.01 KB / Downloads: 29)
susquesPosto006.jpg (Tamanho: 263.91 KB / Downloads: 29)
Minha nossa senhora! E tinha gasolina nesse lugar?! Parece fantasma, cruz credo!!!
O engraçado é que meu camarada pagou 151 pesos, na minha vez foram os mesmos 151 pesos... muita coincidência né não??? Mas era o que tinha para o dia.
Rodou direitinho com a gasolina dali.
abs
Muito estranho, George. Essa conta tá mais pra 171 pesos. kkkkk
Migas Escreveu:Em 2012 fiz este mesmo trajeto, só que dormimos no meio do caminho entre Salta e SPA, na cidade de Susques, para não cruzar o Passo Jama a noite, sendo a recomendação de cruzar entre as 09:00 as 14:00 Hs em virtude do frio, mesmo assim pegamos chuva de granizo em cima da cordilheira, mas não recomendo dormir em Susques, pois fica a 3.600 Mts de altitude, estavamos em 06 e todos tiveram problemas com a altitude, mesmo mascando as folhas de coca a mais de 24 hs. Em cima da cordilheira fiquei 05 min parado, para fotos, tive que andar uns 2 KM com a viseira aberta para poder me recuperar. Recomendo fazer alguns KM a mais e cruza-la no mesmo dia.
Migas
Migas as pessoas da área médica que entendem do assunto, recomendam que ao subir em altas altitudes, você dormir em lugares intermediários para ir se aclimatando.
É muito pior subir até 4200 ou 4700 sem ter aclimatação. Se você dorme em 3600 você vai acostumando o cérebro com a falta de oxigênio, e diminui o risco de HACE ou AMS.
Dá uma lida em http://medex.org.uk/medex_book/english_version.php
PS: Eu passei pelo paso de jama à noite, não precisa nem dizer como foi né ?
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
|