21-09-2021, 15:39
Gnegraes Escreveu:All et caterva,
Sobre câmeras de ação (Action Cameras) GoPro e genéricas (algumas delas espetaculares), já as ví serem montadas:
- no topo do capacete.
- no "queixo" do capacete.
- na lateral do capacete.
- sobre o tanque da moto.
- nas laterais da moto.
Gostaria de ouvir opiniões, prós e contras de cada possibilidade de quem usa e edita vídeos.
Particularmente acho interessante instalar no topo do capacete, mas no transito da cidade há inconvenientes, pelo menos aqui em Sampa... Se você mora em Não-me-Toque no RS com suas 17.000 almas (cidade pequena não tem habitantes, tem almas...) não me venha dizer que transito não faz diferença. Não-me-Toque não tem nem semáforo....
Geralmente quanto maior a altura da câmera, melhor para uma visão panorâmica por onde se está rodando, pensando que a paisagem deva ser o ponto alto da filmagem.
Quando se trata de fixação no capacete, eu ainda considero a fixação no queixo a melhor delas, por 2 motivos:
1- É a visão mais "próxima" da visão do piloto, mostrando inclusive o painel da moto sem precisar baixar muito a cabeça.
2- Dependendo da câmera e do case instalado nela, é possivel captar a voz do piloto sem precisar utilizar um microfone externo.
Quanto a fixação na moto, gosto muito dos suportes da RAM-Mount para o guidão da moto, onde tu pode tanto virar a câmera para frente, como virar para trás filmando o piloto.
Mas talvez o mais importante disto tudo é ter uma câmera com uma boa estabilização, caso contrário acaba ficando tudo bem tremido e complica ficar olhando depois por muito tempo.