25-01-2016, 07:38




O tal rípio que temos no chile e Argentina é a mesma coisa ou seguramente melhor que as estradas de chão e de asfalto que temos no Brasil. O pior trecho da viagem foram aqueles onde estão asfaltando, pois preparam a pista com uma pedra pequena e camada de uns 10cm. Isso é complicado, sobretudo onde ainda não passou nenhum veículo e não formou trilho.
De resto, é colocar no modo Enduro, não desligar o ABS como alguns fazem e esquecer que tu tem freio dianteiro. Usar o freio motor e quando realmente necessário o traseiro. Para quem não tem muita prática com estradas de pedra, diminuir um pouco a pressão dos pneus ajuda, porém tomar cuidado para até umas 8 Lb em cada um. Acima disso, vai dar o alarme de pneu furado e fica um saco.
O modo Enduro-PRO na minha opinião somente para quem estiver sozinho e com muita experiência de fora de estrada, pois a moto fica muito nervosa. Pilotei todos os trechos de rípio sempre sentado, pois tinha garupa e na maioria das vezes usando até a 6a marcha, pois quanto mais rápido melhor o controle. Quem deverá controlar a moto, claro além de vc..., deverá ser a tração. Portanto, sempre deixar a moto com torque e uma tocadinha no acelerador corrige qualquer deslizada.
Um abração
Marco