Pessoal, tendo em vista que o perfil do motociclista da gs é aventureiro, poderíamos compartilhar experiências que seriam muito uteis em caso de emergência, em uma viagem de aventura. Seria bom sabermos qual kit de ferramentas levar para um eventual reparo. Ex reparo de um pneu furado, ajuste de uma corrente ou qualquer outra coisa mais simples. Lembrando que o kit tem que ser o mais compacto possível, pois não temos muito espaço.
Outra coisa muito importante é a comunicação em caso de pane ou acidente, como telefones celulares normais ou via satélite etc.
Kit primeiros socorros e remédios também são muito importantes.
Se esqueci alguma coisa o tópico é para isso.
Valeu,e boa viagem.
Bom topico Sal!
Estou pensando em comprar aquela bomba eletrica portatil p encher pneu.
Aqui no RS , varios lugares descampados vc nao pega sinal de celular. Logo dependendo da roubada vc podera' ter q dormir no mato. Entao amigo , antes q falem de ferramentas, sugiro um bom repelente p mosquitos , uma faca , bombril e fosforo p fazer fogo. O resto damos um jeito!! Hehehe..
Pessoal, eu gostaria de esclarecer uma dúvida. Conversando com um amigo que acabou de comprar uma gs1200, ele contava que comprou um reparo para furos em pneus, do tipo "macarrão" e um cartucho de ar comprimido, que ocupam pouco espaço e são muito uteis.
Acontece que eu me lembro de ter lido que a F800gs usa pneus com câmara. É isso mesmo?
se for assim, acho que na minha moto esse recurso não daria certo. Alguma outra solução?
Abraços, Tito.
26-07-2013, 18:25
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-07-2013, 18:29 por Phil BHZ.)
Olá Sal Silva, ótimo tópico. Como meu habitat natural é na trilha, costumo usar minha bolsa de trilha nas viagens de motocicleta também. Assim, primeiramente é importante escolher uma boa porchete compartimentada (Fox, ASW, Scott etc) para transportar as ferramentas. O kit básico na minha bagagem é:
a) 1 chave de fenda e 1 chave philips médias
b) 1 alicate (de preferência de pressão) é indispensável
c) 1 jogo de chave conjugada (boca x estria) de 08mm a 17mm
d) 1 jogo de chaves alen de 5mm a 12mm
e) 1 chave de vela
f) 1 par de velas extra
g) 2 alavancas planas de alumínio 3cm x 30cm (para sacar pneus - fixadas no sub-frame com tirinhas de borracha)
h) alguns remendos Michelin a frio, lixa fina e uma flanelinha
i) Bombinha de pneus até 20 lbs
j) rolinho de arame galvanizado fino
k) fita isolante
l) muitas presilhas de plástico de vários comprimentos (aquelas de lacrar)
Acredito que haverão colegas com excelentes complementos à listinha acima. Pode parecer muito, mas cabe tudo numa porchete compartimentada grande e pode salvar uma viagem ou até uma vida, em caso de emergência extrema!
Abraços
Philippe - BHZ/MG
Amizade em duas rodas, sempre! :o
On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]
tito.lim Escreveu:Pessoal, eu gostaria de esclarecer uma dúvida. Conversando com um amigo que acabou de comprar uma gs1200, ele contava que comprou um reparo para furos em pneus, do tipo "macarrão" e um cartucho de ar comprimido, que ocupam pouco espaço e são muito uteis.
Acontece que eu me lembro de ter lido que a F800gs usa pneus com câmara. É isso mesmo?
se for assim, acho que na minha moto esse recurso não daria certo. Alguma outra solução?
Abraços, Tito.
Amigo, a F800GS usa câmara, logo o reparo é mais trabalhoso. E nunca precisei, mas carrego comigo o Motul Tyre Repair. Dizem que é muito bom...
http://www.motul.com/br/pt-BR/products/4...ange%5D=30
Show a lista!
Tambem levo esse Motul comigo, mas vou fazer a traia e aprender a usar
Abs,
Filipe Borges
Excelente topico! Tenho pensado muito nisso ultimamente. Outra coisa que não podemos esquecer são intens basicos de manutenção, como o oleo para corrente, o qual deveremos lubrificar constantemente durante a viagem (uso o spray motul chainlube), alguns pedaços de pano limpos, que sempre sao uteis em diversas ocasioes... Tem muita coisa q pode ser levado e que nao me lembro
excelente tópico Sal, segue um CheckList para viagens mais longas.
PESSOAL
( ) C.N.H. (VERIFICAR VALIDADE)
( ) DOCUMENTOS DA MOTO
( ) MANUAL DA MOTO OU COPIA DAS PAGINAS COM ESPECIFICACÕES
( ) CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO (NOTIFICAR O BANCO QUE VAI VIAJAR)
( ) CELULAR E CARREGADOR
( ) OCULOS RESERVA (QUEM UTILIZA LENTES CORRETIVAS)
( ) PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR – PID
( ) SEGURO CARTA VERDE
( ) RG COM DATA DE EMISSÃO INFERIOR À 10 ANOS
( ) PASSAPORTE
EQUIPAMENTOS DA MOTO
( ) PNEUS NOVOS E BALANCEADOS – RODAR UNS 500KM ANTES DE VIAJAR
( ) CHECAR PASTILHAS DE FREIO
( ) CHECAR RELAÇÃO
( ) TROCAR OLEO DO MOTOR
( ) SABER O TIPO DO OLEO PARA TROCA NA VIAGEM
( ) TROCAR O FILTRO DO OLEO
( ) VERIFICAR OU TROCAR FLUIDO DE FREIO E EMBREAGEM
( ) LUBRIFICAR CABOS DE EMBREAGEM E ACELERADOR
( ) LIMPAR OU TROCAR FILTRO DE AR
( ) VERIFICAR OLEO DAS BENGALAS
( ) ADESIVAR COM TIRAS DE CONTACT O TANQUE E CARENAGENS – evita riscos
( ) CHAVE RESERVA DA MOTO
( ) CHAVE RESERVA DOS BAULETOS
( ) CHAVE RESERVA DOS CADEADOS – SE LEVAR
( ) VERIFICAR O ESTADO DA PLACA E LACRE – TROCAR PLACA COM RACHADURAS
EQUIPAMENTOS DO PILOTO
( ) JAQUETA E CALÇA COM PROTEÇÕES – PREFERENCIA DE CORDURA
( ) LUVA CALOR – Couro
( ) LUVA FRIO E CHUVA – IMPERMEAVEL
( ) ROUPA TERMICA – SEGUNDA PELE
( ) BOTA IMPERMEAVEL
( ) BALACLAVA
( ) CAPACETE – VISEIRA RESERVA
( ) CAPA DE CHUVA
DIVERSOS
( ) LANTERNA PEQUENA
( ) ARAME FINO
( ) SILVER TAPE
( ) FITA ISOLANTE
( ) CANIVETE (MELHOR OS COM MULTIUSO )
( ) SPRAY LUBRIFICANTE DE CORRENTE
( ) CABO OU CORDA PARA REBOQUE – UM PARA CADA EXPEDIÇÃO
( ) ARANHAS E EXTENSORES
( ) FUSIVEIS COMPATIVEIS COM A MOTO
( ) CAMERA DE AR – VERIFICAR O TIPO DE PNEU
( ) ALICATE
( ) CHAVE DE RODA – ESPECIFICA DA MOTO
( ) CHAVE DE VELA
( ) JOGO DE VELAS
( ) CHAVE DE FENDA
( ) CHAVE 17 – BUJAO DE OLEO – VERIFICAR ESPECIFICO PARA A MOTO
( ) MAPAS – LEVAR INDEPENDENTEMENTE DO USO DE GPS- INDIVIDUAL
( ) LAMPADAS RESERVA – FAROL E LANTERNA (VERIFICAR O TIPO NO MANUAL DA MOTO)
( ) KIT DE REPARO DE PNEU
( ) CABO PARA CHUPETA DE BATERIA – UM PARA O GRUPO
( ) MANGUEIRA DE BORRACHA OU PLASTICO PARA RETIRAR GASOLINA (CHUVEIRO)
( ) BOLSA DE TANQUE PARA MUIDEZAS
KIT DE PRIMEIROS SOCORROS
( ) BAND-AID
( ) ANTI-SEPTICO
( ) ATADURAS
( ) MANTEIGA DE CACAU
( ) PROTETOR SOLAR
( ) REPELENTE
( ) ANALGESICOS
( ) ANTI-INFLAMATORIOS
( ) ESPARADRAPO + GASE
( ) DORFLEX OU SIMILAR
( ) REMÉDIO PARA O ESTOMAGO E INTESTINO – SAL DE FRUTAS
( ) CIPROFLOXAXIN – ANTI-BIÓTICO PARA DESINTERIAS MAS GRAVES
( ) HIPOGLOSS
DICAS
( ) TESTAR OS EQUIPAMENTOS DA MOTO ANTES – BAUS, GPS, BOLSAS, FREIOS, BOLHAS, ETC
( ) CALIBRAR PNEUS A CADA 3-4 DIAS
( ) LUBRIFICAR A CORRENTE A CADA 500 KM
( ) DURANTE O DIA FAZER REFEIÇÕES LEVES
( ) DIVIDIR O DINHEIRO EM LUGARES DIFERENTES
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Muito BOM e UTIL este tópico.
Excelentes dicas estão aparecendo.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Essas dicas de check list são muito boas.
Cheguei a fazer um com base em relatos da Internet e agora podemos contar com as experiências de vocês, personalizando uma lista, muito legal.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
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