27-03-2023, 07:19
Gnegraes Escreveu:"O quick shifter tem um mecanismo que impede o acionamento da alavanca qdo a moto não está no giro aceitável para a troca."
Não creio nesta hipótese, seria algo muito complexo de realizar mecanicamente. Em alto giro, sem usar a embreagem você não consegue acoplar o anel sincronizador com a engrenagem, a diferença de giro é muito grande.
O quickshifter funciona de tal forma que ao acionar o pedal do câmbio, faz um acionamento parcial da embreagem, facilitando o engate da marcha.
Em rotações intermediárias não é necessário embrear totalmente para engatar uma marcha, um pequeno toque na alavanca da embreagem faz o trabalho a contento.
Tanto é verdade que na minha que não possui o sistema, às vezes de brincadeira rodo sem usar a embreagem, as marchas entram facilmente e sem ruído.
Óbvio que em regime de rotações médias, nada de altos giros pois até com embreagem de 1a para 2a há ruído.
Se a embreagem está com algum desgaste ou problema, pode ser esta a causa e não o câmbio, pode ter certeza.
O novo sistema de embreagem multidisco banhada a óleo tem alguma dificuldade no acerto de ponto de embrear, além disso oscila com a variação de temperatura do motor e do óleo. É um sistema mais sensível que o clássico monodisco a seco ou mesmo em comparação com o multidisco a seco.
Bom dia!!! Eu acredito que o Quickshifter não aciona a embreagem, mesmo parcialmente. O funcionamento dele se restringe a bloquear o funcionamento do motor pela interrupção da ignição de forma momentânea, isso reduz a carga na transmissão e permite que a marcha deslize e engate.